CONFIRA COMO FOI A SESSÃO DESTA TERÇA-FEIRA (01)

01.Out.2019

Na manhã desta terça-feira (01), a presidente Ivoni Lima de Andrade fez a abertura da sessão convidando o vereador João Cândido Sobrinho para fazer a leitura da ata da sessão anterior e das matérias que irão tramitar na casa. No grande expediente a presidente Ivoni Lima de Andrade falou sobre a premiação que recebeu junto aos vereadores da casa pelo Jornal Coerente. Agradeceu também a premiação “Melhor dos melhores” que recebeu no Teatro Atheneu.

O parlamentar Sinvaldo Gois defendeu o projeto de lei que prevê o aumento do número de vereadores de 14 para 17, afirmando que Itabaiana precisa de uma maior representatividade. Falou também sobre o índice de violência que vem aumentando em Itabaiana nos últimos dias.

O vereador Moisés Mendonça disse que os parlamentares precisam ter mais responsabilidade ao usar a tribuna para que a casa não perca credibilidade com a sociedade. Disse também que o prefeito Valmir de Francisquinho foi o único que olhou para o homem do campo. O vereador disse ainda que Itabaiana não aceita o aumento do número de vereadores.

O parlamentar Paulo Messias se colocou a favor do aumento do número de vereadores, afirmando que Itabaiana precisa de mais representatividade. Pediu para que o município atenda as solicitações do Bairro Miguel Teles de Mendonça.

O vereador Marcos Oliveira disse que Valmir de Francisquinho substituiu “um nada administrativo em Itabaiana”. Chamou o parlamentar Sinvaldo Gois de moralista de ruela. Pediu para que o vereador Sinvaldo Gois se reduza a sua incapacidade intelectual.

O vereador Roosevelt Alves de Santana falou que dentre todos vereadores da casa, ele foi o mais prejudicados com a chapinha nas últimas eleições, mas defendeu que é regra e que não precisou reclamar e nem dizer que foi injustiça. Disse que alguns vereadores estão pensando em seu próprio umbigo, referindo-se ao aumento do número de vereadores. Questionou se Itabaiana quer voltar a ter salários atrasados e obras paralisadas.

O parlamentar Wagner Menezes disse que o projeto do aumento do número de vereadores não garante vaga de ninguém. Disse que alguns vereadores se excedem em seus discursos.

O vereador Gustavo Américo disse que sempre trabalhou para que a câmara crescesse com uma maior representação, defendendo o aumento do número de vereadores. Disse que pra ele, política é um sacerdócio. Pediu para que os vereadores votem a favor do projeto dos 17.

O parlamentar João Cândido agradeceu a indicação feita a ele pelo Jornal Coerente como um dos vereadores com maior destaque em Itabaiana. Disse que recebeu diversas reivindicações para que o posto policial do Povoado Cajaíba continue aberto.

FORAM APROVADOS POR UNANIMIDADE:

2ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 91/2019 de autoria do vereador Gustavo Américo Máximo Santana Costa que institui a política de mobilidade sustentável e incentivo ao uso de bicicletas e dá outras providências.

Projeto de Lei N° 93/2019 de autoria do vereador Wagner Menezes de Andrade que dispõe sobre nome de Rua Maria Izaltina Santos, localizada no loteamento Jardim Esperança, Bairro Mamede Paes Mendonça, entre as quadras (1,4) (2,5) (3,6) e paralela a Rua Manoel Batista Maciel.

3ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 88/2019 de autoria do vereador Gustavo Américo Máximo Santana Costa que dispõe sobre a oferta de merenda escolar adequada para alunos diabéticos, hipertensos ou obesos na Rede Pública Municipal de Ensino e dá outras providências.

Projeto de Lei Nº 89/2019 de autoria do vereador Gustavo Américo Máximo Santana Costa que dispõe sobre a reserva de vagas em creches para crianças, em idade compatível, filhos (as) de mulheres vítimas de violência doméstica.

Projeto de Lei Nº 90/2019 de autoria da presidente Ivoni Lima de Andrade que institui a campanha permanente de conscientização da depressão na infância e adolescência, no âmbito municipal e dá outras providências.

Projeto de decreto Nº 20/2019 de autoria do vereador Marcos Vinicius Lima de Oliveira que concede o Título de Cidadão Itabaianense ao Pastor Joselito Ferreira Rezende.

01.Out.2019