CONFIRA COMO FOI A SESSÃO DESTA QUINTA-FEIRA (17)

17.Out.2019

Na manhã desta quinta-feira (17), a presidente Ivoni Lima de Andrade convidou o vereador Wagner Menezes para fazer a leitura da ata da sessão anterior e das matérias que irão tramitar na casa. No grande expediente o vereador Gustavo Américo fez uma avaliação da gestão do atual prefeito sobre a valorização do servidor público. Disse que o prefeito está perseguindo os guardas de trânsito da SMTT e a Guarda Municipal. Ressaltou que até hoje os guardas do município não possuem nenhuma baleadeira para dar à devida segurança a sociedade de Itabaiana. Disse que através decreto o prefeito quis desqualificar as categorias destes servidores. Falou ainda que espera que um dia os guardas de trânsito usem a tribuna da câmara para desmascarar o prefeito de Itabaiana.

O parlamentar José Virtuoso falou sobre o seu requerimento para a Guarda Municipal resgatar e prestar primeiros socorros a animais atropelados no município de Itabaiana. O vereador Arivaldo de Rezende prestou as suas condolências à família da presidente Ivoni Lima de Andrade pelo falecimento de um ente querido. Afirmou que os projetos das categorias da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito não foram para votação por causa dos vereadores João Cândido Sobrinho e José Roberto. Comentou sobre as eleições de 2020, ressaltando que se Eduardo Amorim for candidato em Itabaiana, ele não sobe mais no palanque de Valmir e será candidato ao executivo.

O vereador Moisés Mendonça prestou a sua solidariedade a presidente Ivoni Lima de Andrade pelo falecimento do seu ente querido. Lamentou o ato de violência ocorrido no final de semana que levou um homem a óbito em povoado de Itabaiana. Parabenizou a todos os professores pelo dia 15 de outubro.  Ressaltou que hoje a discussão sobre salário de servidor é relacionado a reajuste e antes era sobre atrasos. O vereador Sinvaldo Gois prestou a sua solidariedade a presidente Ivoni Lima de Andrade pelo falecimento do seu ente querido. Lamentou os casos de violência ocorridos em Itabaiana na última semana. Pediu mais reforço da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe para Itabaiana. Pediu ação da prefeitura na Várzea da Cancela, bem como a reposição de paralelo no Jardim Marcela.

O parlamentar Wagner Menezes parabenizou a todos os professores pelo seu dia, ressaltando que todos professores tiveram a vitória depois que o prefeito Valmir foi eleito e valorizou a categoria. Lembrou de épocas em que o servidor público era humilhado em Itabaiana por não receber o seu salário, chegando a passar necessidades. Falou sobre os rumores das eleições 2020, afirmando que o seu grupo político ainda não tem candidato confirmado ao executivo.

A presidente Ivoni Lima de Andrade agradeceu a solidariedade de todos pelo apoio que recebeu na última terça-feira, durante o velório de um membro de sua família. Parabenizou a todos os professores pelo dia 15 de outubro, ressaltando que a educação é fundamental na vida de todos os seres humanos. Exibiu um vídeo motivacional homenageando a todos os professores. Parabenizou também o governador Belivaldo Chagas pela diminuição da alíquota do ICMS de 12% para 2%. Falou ainda sobre a rejeição da comissão nos projetos de estrutura da SMTT e Fundetrans.

O vereador João Cândido Sobrinho falou sobre o papel das comissões e a soberania nas decisões nos pareceres dos projetos que entram na casa. Em seguida, explicou a redação dos projetos enviados pelo executivo.

FORAM APROVADOS:

2ª VOTAÇÃO:

Projeto de Lei Nº 101/2019 de autoria do vereador Wagner Menezes de Andrade que dispõe sobre o dia Municipal de Fibromialgia a ser comemorado todo dia 12 de maio.

3ª VOTAÇÃO:

Projeto de Lei Nº 99/2019 de autoria do vereador Paulo Messias Santos que dispõe sobre o nome de Rua Projetada L, localizada no Bairro Marcela, Loteamento Marcela  entre as quadras (V,U) e (A1,Z) tendo seu início na rua projetada F, finalizando na rua Luiz Francisco de Lima passará a denominar-se rua Avelino Alves dos Santos

VOTAÇÃO ÚNICA

Requerimento Nº 11/2019 de autoria do vereador João Cândido Sobrinho que requer que seja encaminhado ao superintendente regional do DNIT-SE, Sr. Gustavo Defilippo, em caráter de urgência, a reabertura da rotatória que liga a BR-235 à Rodovia Estadual João Paulo Segundo, como também a reabertura da rotatória do Bairro Porto.

17.Out.2019