ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

OUTUBRO ROSA: CÂMARA PROMOVE PALESTRA SOBRE AUTOESTIMA NO TRATAMENTO DE PACIENTE COM CÂNCER

22.Out.2019 , atualizado em 22.Out.2019


Na manhã desta terça-feira (22), a presidente Ivoni Lima de Andrade convidou o vereador Gustavo Américo para fazer a leitura da ata da sessão anterior e das matérias que irão tramitar na casa. No grande expediente, em alusão ao Outubro Rosa, a professora Jussane Teles e a psicóloga Maísa Carvalho abordaram como promover autoestima no tratamento de paciente com câncer. A professora iniciou o seu discurso trazendo o dado de que a cada 72 segundos uma mulher morre de câncer de mama no mundo. Falou sobre a dificuldade no acesso a saúde que a maioria das pessoas possuem. A professora relatou sobre a cultura do câncer e sobre projeto de sua autoria que pretende levar conscientização para a sociedade de Itabaiana através de oficinas e palestras. O projeto acontecerá uma vez por mês na associação comercial de Itabaiana. Relatou um pouco da sua luta contra o câncer em 2014 e um ano depois teve um câncer raro e conseguiu vencer.

A psicóloga Maísa Carvalho falou sobre a importância da psicologia durante o tratamento. Refletiu sobre as mudanças no comportamento do paciente e dos familiares e da cultura do medo do câncer como sendo para muitos, uma doença que não é tratável e superável. Mostrou o papel do psicólogo no auxílio à superação e resignificação da doença, como usar a experiência do câncer como uma experiência de superação e como o psicólogo vai atuar na adaptação psicológica. Segundo ela, o psicólogo vai ajudar o paciente a atravessar todas as fases do tratamento.

No grande expediente o vereador Sinvaldo Gois falou sobre a falta de atenção da secretária de obras no município. Ressaltou que a população de Itabaiana também não tem o atendimento necessário da Assistência Social e que o município quer prejudicar as pessoas mais carentes aumentando os impostos.  Solicitou à prefeitura que revitalize e faça a limpeza no Loteamento Oscar Niemeyer, bem como o abastecimento de água no Pé do Veado.

O parlamentar Paulo Messias Santos falou sobre o abandono da Praça Irmã Dulce. Pediu à prefeitura que olhe com bons olhos para aquela praça, principalmente neste momento da canonização. Solicitou o serviço de capinagem e troca de lâmpadas.

O vereador Gustavo Bispo falou sobre o projeto que pretende microchipar os animais e sobre a indignação da população em relação à cobrança da taxa de dez reais. Disse que o município que deve arcar com todo investimento.  Afirmou ainda que a vontade da prefeitura de angariar fundos é tão grande que estão inventando cobranças inacreditáveis para objetivos desconhecidos. Falou também sobre os atrasos da subvenção destinada a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição.

O vereador Marcos Oliveira disse que esse é o período em que a câmara está enfrentando a maior dificuldade em toda a sua história. Pediu perdão a presidente Ivoni Lima de Andrade por ter se excedido nas palavras, mas disse que permanece com as suas críticas. Falou sobre o projeto que prevê diversas diretrizes vanguardistas em Itabaiana. Defendeu que o projeto de microchipagem é a primeira política pública de verdade no município para a causa animal.  

O parlamentar José Carlos de Santana falou sobre a importância do jornalismo para a sociedade e o compromisso com a verdade. Disse que os parlamentares precisam ter conhecimento sobre o que acontece no município. Afirmou que a consciência do povo de Itabaiana não será retirada por nada. Retomou a discussão sobre a sua luta e da prefeitura pela reabertura do matadouro. Questionou se os pares querem que os animais continuem nas ruas sem nenhum cuidado e nem controle. Sugeriu a casa que realize uma audiência pública para tratar sobre o projeto em questão.

O vereador Moises Mendonça falou sobre a importância do projeto de microchipagem e repudiou o discurso da presidente proferido em emissora de rádio, que segundo ele, colocava dúvidas na população. Pediu também para que seja feita uma audiência pública para sanar as dúvidas da população e dos parlamentares. Concluiu dizendo que o prefeito não intenção de cobrar nada de ninguém.

O parlamentar João Cândido Sobrinho falou sobre as taxas que a população de Itabaiana já paga e não têm um retorno de qualidade, como os déficits de iluminação pública na cidade. Defendeu que a causa é animal é uma causa de saúde pública. Pediu para que o município isente todos os proprietários de animais em relação ao projeto de microchipagem. Ressaltou que a presidente da casa esclareceu e explicou bem o projeto de microchipagem durante a sessão. Tratou sobre a problemática do óleo nas praias do nordeste e a omissão do governo para resolver o problema.

O vereador Roosevelt Santana tratou sobre o projeto de microchipagem sendo inédito em Itabaiana e referência para o Brasil. Defendeu que o projeto também busca punir os proprietários de animais que agem com irresponsabilidade no cuidado com os animais. Ressaltou que a mídia desconstruiu a ideia do projeto, passando para a população que ele serviria para arrecadar dinheiro para a prefeitura. Lembrou que a prerrogativa do parlamentar é debater e defender ideias que solucionem os problemas da sociedade. Noticiou que na próxima segunda-feira serão iniciadas as obras de construção da primeira casa de acolhimento animal do município.

A presidente Ivoni Lima de Andrade fez a leitura do texto do projeto de lei da microchipagem que obriga e incluiu todos os animais. A prefeitura irá destinar apenas 10 mil por ano para a casa de acolhimento, que segundo a presidente não paga 1 funcionário. Mostrou o valor da multa para o abandono dos animais e pediu para que os parlamentares e a prefeitura não enganem a população, pois enquanto vereadora, ela irá esclarecer e defender o direito da população.

FORAM APROVADOS POR UNANIMIDADE

1ª VOTAÇÃO:

Projeto de Lei Nº 103/2019 de autoria do vereador Wagner Menezes de Andrade dispõe sobre a criação do “Programa Empresa Amiga da Escola” no Município de Itabaiana/SE”

Projeto de Lei Nº 105/2019 de autoria do vereador Gustavo Américo Santana Costa que institui no município de Itabaiana a Semana Municipal do Lixo Zero e dá outras providências.

3ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 101/2019 de autoria do vereador Wagner Menezes de Andrade que dispõe sobre o dia Municipal da Fibromialgia a ser comemorado todo dia 12 de maio.

 

 

 

 

22.Out.2019 , atualizado em 22.Out.2019
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo