CÂMARA PROMOVE PALESTRA SOBRE O NOVEMBRO AZUL

12.Nov.2019

Na manhã desta terça-feira (12), a presidente Ivoni Lima de Andrade fez a abertura da sessão convidando o primeiro secretário Paulo Messias para fazer a leitura da ata da sessão anterior e das matérias que irão tramitar na casa. No grande expediente, o Dr. Robson de Carira trouxe uma palestra sobre a prevenção do câncer de próstata e a importância do movimento Novembro Azul para reforçar o cuidado do homem com a saúde. Durante a palestra, o doutor ressaltou alguns inimigos da prevenção, como o machismo e o preconceito. Falou sobre sinais de possíveis sintomas de câncer de próstata e o que o homem precisa fazer.

O vereador Sinvaldo Gois falou sobre a espera dos moradores da Moita Formosa pela conclusão das obras que foram prometidas a esta comunidade. Disse que o ex-prefeito Luciano Bispo foi o prefeito que mais construiu escolas e creches no município. Afirmou que aguarda com ansiedade pela reabertura do matadouro e o retorno das famílias ao seu trabalho. Voltou a falar sobre o projeto de microchipagem, ressaltando que o município deve ser o responsável por todo custo. Criticou a secretaria de obras de Itabaiana, afirmando que há mais de um ano os moradores do Bairro Bananeiras esperam pelo reparo de ruas.

O parlamentar José Virtuoso falou sobre os projetos de sua autoria para melhorar a vida da comunidade do Bairro Coruja. Ressaltou que se o projeto de microchipagem não for aprovado, os animais continuarão na rua, podendo causar diversos acidentes.

O vereador João Cândido Sobrinho trouxe reivindicações da população para que seja feita a restituição de lâmpadas nos povoados Mangueira, Cajaíba e Várzea da Cancela, além da passagem da patrol nessas estradas vicinais. O parlamentar falou também sobre a reunião que ocorreu no DNIT para tratar sobre a instalação de rotatórias na entrada que dá acesso ao município de Campo do Brito e ao CEASA, além de passarelas em pontos estratégicos do município. Trouxe imagens de placas de obras que no papel foram reformadas, mas na realidade, nada foi feito. Pediu esclarecimento das autoridades diante do caso que tem se configurado como Fake News.

O parlamentar Paulo Messias falou sobre a falta de cuidado com a grama da Praça General João Pereira. Cobrou também reparos na Rua do Arame no Bairro Miguel Teles.

A presidente Ivoni Lima de Andrade enfatizou que o projeto de Microchipagem que chegou na casa não tratava dos animais de rua. Segundo ela, depois que os animais fossem microchipados, os animais seriam devolvidos as ruas. Disse que o projeto precisava de reformulações. Ressaltou que o parlamentar José Virtuoso é o único vereador que luta pela causa animais no município. Convidou os parlamentares para o Lançamento do Plano de Desenvolvimento Sustentável para Sergipe, através da Assembleia Legislativa de Sergipe que será realizado nesta terça-feira (12), no Tribunal de Contas de Sergipe.

O parlamentar Marcos Oliveira disse que é inacreditável a capacidade e a coragem que algumas pessoas possuem em argumentar sobre a causa animal. Falou ainda que a casa não tem mais legitimidade de cobrar ações para causa animal, devido ao parecer contrário das comissões. Disse que a intenção dos pares não é regulamentar a causa animal.

O vereador José Roberto Oliveira dos Santos falou sobre itens do código tributário do município que deveriam ser aplicados ao matadouro particular do município na cobrança do UFM.

FORAM APROVADOS:

1ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 114/2019 de autoria do Poder Executivo que altera o artigo 4º da Lei Municipal nº 2.109/17 e dá outras providências.

2ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 97/2019 de autoria do Poder Executivo que altera os artigos 10 e 11 da Lei Municipal nº 2.028 de 2017 e dá outras providências.

Projeto de Lei Nº 98/2019 de autoria do Poder Executivo que institui o Orçamento da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

VOTAÇÃO ÚNICA

Moção Nº 34/2019 de autoria da presidente Ivoni Lima de Andrade que externa pesar pelo falecimento da Sra. Maria Dulcenete Rosa, ocorrido dia 30 de outubro de 2019.

12.Nov.2019