ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

CONFIRA COMO FOI SESSÃO DO DIA 18/02 DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITABAIANA

18.Fev.2020


Na manhã desta terça-feira (18), a presidente Ivoni Lima de Andrade fez a abertura da sessão convidando o parlamentar João Cândido Sobrinho para fazer a leitura da ata da sessão anterior e das matérias que irão tramitar na casa.

O vereador Sinvaldo Gois Teixeira fez uso da tribuna para denunciar a Secretaria de Saúde. Segundo ele, no posto médico do povoado Terra Vermelha foi entregue remédios errados, podendo trazer problemas graves ao pacientes, inclusive resultando em óbito. Disse que nesse posto os atendentes não possuem qualificação suficiente para a tarefa e ressaltou que a marcação para exames ocorre de forma pessoal, portanto, sem isonomia.  Por fim, lamentou o falecimento do adolescente Danilo no Bairro Bananeiras. Em seguida, parlamentar Wagner Menezes de Andrade comentou a denúncia feita pelo vereador Sinvaldo Goes Teixeira, afirmando que deve ser investigada e, se houver erro, que sejam tomadas as medidas adequadas. Afirmou, no entanto, que é necessário ter responsabilidade ao afirmar algo do tipo. Por fim, ressaltou que  Sinvaldo Góes Teixeira utiliza o Hospital Regional de Itabaiana para fazer política. Finalizou sua fala parabenizando a comunidade do povoado Carrilho pela belíssima inauguração.

Quando fez uso da palavra, o parlamentar Carlos Vagner Ferreira de Santana solidarizou-se a família do adolescente Danilo. Rebateu o pronunciamento de Sinvaldo Gois, alertando que o referido é desrespeitoso com os colegas. Em sua fala, os vereadores José Teles, José Carlos e Wagner Menezes fizeram intervenções críticas ao vereador Sinvaldo que, segundo eles, desmoraliza e desrespeita os momentos de fala dos parlamentares alinhados a gestão municipal. No final, Carlos Vagner indicou ao Prefeito o  calçamento do povoado São José. O vereador Moisés Mendonça Mota também criticou o jogo político de Sinvaldo. Disse que o conforta saber que o povo está mais interessado em votar em políticos que trabalham e que estão esquecendo as práticas ultrapassadas da política, em que o assistencialismo imperava. 

A vereadora Ivoni Lima de Andrade parabenizou os bloquinhos carnavalescos realizados em nossa cidade, ressaltando que os mesmos movimentaram a economia e trouxeram alegria ao povo Itabaianense. José Roberto realizou uma intervenção para parabenizar também a população de Itabaiana, salientando que as comemorações ocorreram de forma pacífica. Ivoni Andrade disse que o assunto abordado pelo colega e vereador Sinvaldo é de forte importância, pois muitos têm alergia a alguns tipos de medicamentos e esse tipo de erro pode acarretar em sérios danos. Ivoni disse o distrito industrial foi criado através do esforço do presidente da Alese, Luciano Bispo. Finalizou seu espaço de fala informando que dia 04 de março haverá o programa ELA PODE na Câmara de Vereadores de Itabaiana, que inclusive contará com certificado. O evento em questão buscará desenvolver a raiz empreendedora das mulheres de Itabaiana.

Em seguida, o parlamentar João Cândido Sobrinho parabenizou o pronunciamento de Ivoni Andrade, cobrando, no entanto, a pavimentação asfáltica do Carrilho, prometida pelo governo de Sergipe, aliado da referida. Também falou sobre o prefeito que não fez inaugurações relevantes para a população e relembrou das as obras que são essenciais e esquecidas. Disse que aguarda ansiosamente que os projetos de obras em nosso município sejam realizadas. Fazendo referência ao debate travado anteriormente, falou que tanto o Hospital, quanto os Postos de Saúde devem agir com impessoalidade. Falou também da guarda municipal que segundo ele não possui segurança, uma vez que as armas ainda não estão disponíveis. Em alinhamento com tudo que foi discutido neste dia, João Cândido trouxe uma reflexão quanto aos papeis dos parlamentares e o que realmente tem acontecido.

O vereador Marcos Vinicius Lima de Oliveira iniciou sua fala se referindo a inauguração ocorrida ontem, 17/02,  no Carrilho. Ele abriu espaço para o parlamentar Moisés Mendonça que falou das obras no Povoado Corujinha. Posteriormente, Marcos Vinicius solicitou o apoio de todos para a concretização do Conselho Municipal de Juventude, informando que precisa ser uma luta de todos. O projeto em questão já foi sancionado em 2019 pela casa e visa, entre outras questões, discutir e implementar políticas de inclusão dos jovens no mercado de trabalho. Por fim, o parlamentar Fábio de Jesus Costa parabenizou a associação de moradores amigos do Carrilho, pelos trabalhos em prol da comunidade. Falou sobre a construção do centro comunitário do Bairro São Cristóvão, parabenizando também a população local pela receptividade. Encerrou sua fala informando que ontem o IFA (Instituto Fabinho do Abrigo) e Lar cidade de Deus participaram de uma reunião no MP sobre o Projeto ONG Transparente, para que busquem, unidos, prestar um serviço ainda mais transparente.

Na explicação pessoal não houve oradores inscritos, tendo o Sra. Presidente declarado encerrada a presente Sessão e convocada outra para o dia 13 de fevereiro de 2020 no horário regimental.

18.Fev.2020
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo