CONFIRA COMO FOI SESSÃO DO DIA 10/03 DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITABAIANA

10.Mar.2020

No início da Sessão desta terça-feira, 10/03, a presidente da casa, Ivoni Andrade, passou a palavra para o vereador Marcos Vinícius Lima de Oliveira, que realizou a leitura da ata da sessão anterior e da ata da sessão solene de entrega da honraria Heley de Abreu as mulheres indicadas pelos parlamentares. Aprovada por todos e não havendo discussão, foi iniciada a sessão.

Iniciando o grande expediente, o vereador Paulo Messias parabenizou o trabalho da Secretaria de Segurança Pública, mas solicitou ao 3º Batalhão da Polícia Militar que fizesse mais policiamento nos povoados, uma vez que tem crescido situações de violência nessas regiões. Em seguida, afirmou que tem trabalhado fortemente pelo bairro Miguel Teles e que está sempre a disposição de todos. Finalizou sua fala solicitando a gestão municipal um olhar maior pelo Bairro Miguel Teles, uma vez que as obras realizadas no mesmo deixaram as ruas defeituosas.

O parlamentar José Teles de Mendonça fez uso da tribuna para realizar uma reflexão sobre as questões de segurança que muito tem sido discutidas em Itabaiana. Para ele, é preciso que as autoridades tenham uma maior atenção quanto a isso em específico, uma vez que é doloroso para a família do infrator, mas sem dúvidas é muito mais para a família de quem perde o parente querido. Por fim, José Teles solicita mais responsabilidade por parte do Estado, que é responsável pela segurança pública.

Sinvaldo Góis, vereador desta casa, também falou sobre violência. Ele lamentou pela vida da senhora que foi vítima de latrocínio no povoado Caraíbas, afirmando que além de ser triste que tantas pessoas estejam morrendo, também é triste que o homem do campo esteja saindo dos povoados e indo morar na cidade justamente por medo. Em seguida, o parlamentar denunciou que o prefeito cortou os 15 minutos de lanche dos garis, que além de ganharem pouco, agora não podem tomar um café em paz. Por fim, ele solicitou ao prefeito a expansão do cemitério do Povoado Barro Preto.

A presidente da casa, Ivoni Andrade, iniciou sua fala cobrando, novamente, uma maior atenção sobre a situação dos ônibus da Associação dos Universitários de Itabaiana. Para ela, é preciso conversar com o presidente da associação para entender o que de fato eles precisam. Ainda na temática da educação, a vereadora cobrou a realização do Concurso Público, prometido em 2018 através do Termo de Ajustamento de Conduta, mas que ainda não foi realizado.

Trazendo novamente a temática de segurança, o vereador Moisés Mendonça Mota citou que é muito triste ver as casas dos povoados abandonadas por medo da violência. Para ele, é preciso que o poder público tenha mais atenção com essa situação. Sua fala foi finalizada com a afirmação na qual é inegável o apoio que a prefeitura oferece a Associação dos Universitários de Itabaiana.

Ainda sobre a questão da segurança, o parlamentar João Cândido solicitou que a Câmara como um todo faça um apelo ao Secretário de Segurança Pública para que seja realizado um ampliamento, tanto na quantidade de policiais, quanto na forma de policiamento, sendo necessário mais ostensividade nos povoados.

O vereador Wagner Menezes fez uso da tribuna para relatar diversos casos de violência sofridas por parte de famílias de bem nas últimas semanas. Por fim, solicitou aos defensores dos Direitos Humanos que protejam, também, as pessoas que sofrem a violência e não só quem a pratica.

Partindo para outra temática, o parlamentar José Carlos de Santana cobrou um olhar maior para a situação da falta de emprego, em especial para a juventude. Para ele, não há incentivo ao crescimento de indústrias e empresas, o que dificulta a vida do empresário e consequentemente diminui a quantidade de empregos. Segundo ele, muitos jovens só querem um emprego, não conseguem, entram no mundo das drogas.

10.Mar.2020