Confira como foi a Sessão de hoje, 19/05

19.Mai.2020 , atualizado em 19.Mai.2020

Na Sessão de hoje, 19/05, a vereadora Ivoni Lima de Andrade falou da necessidade de barreiras sanitárias em nossa cidade, como também questionou ao líder do Prefeito como e quando serão realizados os testes em nosso Município. Relatou também sobre a cobrança dos Servidores da Saúde Pública de Itabaiana no que diz espeito aumento salarial, pois estão na linha de frente do combate ao COVID-19. O vereador Moisés Mendonça Mota falou da importância de Itabaiana no comercio de alimentos hortifrutigranjeiros e pontuou que devido a isso muitas pessoas vêm comprar aqui, causando aglomerações. Mas , para ele, é uma situação muito difícil, pois muitas pessoas precisam disso para sobreviver. Além disso, demonstrou muita preocupação com o rumo que a pandemia está tomando.

Aparteado por Marcos Oliveira que fez requerimento verbal para que ocorra um convite para que o Presidente da DESO seja ouvido em uma Sessão, pois as obras da DESO estão causando muitos transtornos e precisamos, segundo ele, de esclarecimentos. Por fim, parabenizou Moisés pelo pronunciamento coerente. Em seguida foi seu espaço de fala e ele esclareceu que realizou o teste de Coronavírus e deu negativo. Falou que embora existam testes é difícil realizar as testagens em massa, uma vez que há a demora do tempo de entrega, por exemplo, dos testes. Ele criticou o fato de, nacionalmente, politizarem a situação do vírus e afirmou que o diálogo com o Governo do Estado de Sergipe é diário.

O vereador Sinvaldo Góis criticou a gestão pelo descaso com a população e em específico no posto médico do povoado Matapuã. Segundo ele, o imóvel destinado ao posto médico, que encontra-se abandonado, se tornou esconderijo de bandidos. Pessoas estão sendo assaltadas na região e vândalos estão utilizando o espaço para uso de entorpecentes. Por fim, Sinvaldo cobrou medidas mais combativas por parte tanto da Prefeitura, quanto do Governo do Estado no que se diz respeito o combate ao coronavírus. O vereador José Teles de Mendonça demonstrou sua preocupação com a situação do COVID-19 e rebateu o pronunciamento de Sinvaldo Gois, que, segundo ele, fez críticas infundadas. Finalizou sua fala pedindo respeito nos pronunciamentos do colega.

O parlamentar Wagner Menezes também rebateu as críticas de Sinvaldo Góis e questionou porque ele quer as obras do município sendo entregues de imediato, mas não diz nada sobre os atrasos das obras do Governo do Estado. O vereador João Cândido Sobrinho falou sobre os testes rápidos, e pontuou que o Município de Itabaiana precisa fazer mais compras. Sobretudo não há desculpas para a não aquisição de testes e combate ao COVID-19, já que repasses estão sendo realizados pelo Governo Federal. Pediu novamente para avaliarem a necessidade de construção de hospital de campanha em nossa cidade. Por fim, cobrou sobre os gastos que a Prefeitura está realizando no combate ao coronavírus.

O vereador Carlos Vagner Ferreira de Santana rebateu também as críticas à Prefeitura que o vereador Sinvaldo Gois realizou. Sobretudo repudiou a falta de respeito do mesmo para com seus colegas vereadores. Disse que todas as ações na luta contra o coronavírus são bem vindas e que ele, juntamente com seus colegas parlamentares e o prefeito Valmir estão realizando amplas ações, uma vez o objetivo comum é o bem do povo.

19.Mai.2020 , atualizado em 19.Mai.2020