Dia 10 de março de 2009, inicia-se com a presença dos vereadores: Heleno de Tavares da Mota (Presidente); José Francisco de Andrade (1º Secretário); Ivoní Lima de Andrade (2º Secretária); Fábio de Jesus; José Teles de Mendonça; João Cândido Sobrinho; José Carlos Gois; Olivier Ferreira das Chagas; Arivaldo de Rezende e Valmir dos Santos Costa.
Leitura do Material apresentado a esta casa
Indicação do Vereador José Francisco de Andrade –
Indico ao Exmº Sr. Prefeito Municipal, a necessidade de se fazer o calçamento a paralelepípedo da Ruas Benedito Santana e José Vieira Lima, situadas no Bairro Campo Grande.
Indicação do Vereador Fábio de Jesus –
Indico ao Exmº Sr. Prefeito Municipal a necessidade de fazer o calçamento a paralelepípedo das Ruas Alísio de Almeida e São Domingos, deste município.
Indicação do Vereador Fábio de Jesus –
Indico ao Exmº Sr. Prefeito Municipal a necessidade de colocar lixeiras nas Avenidas Ivo de Carvalho, Dr. Luís Magalhães e Manoel Francisco Teles, deste município.
Indicação do Vereador Fábio de Jesus –
Indico ao Exmº Sr. Prefeito Municipal a necessidade de fazer reparos nos canteiros da Av. Dr. Luís Magalhães, deste município.
Indicação do Vereador João Cândido Sobrinho –
Requer, após ouvido o plenário, seja convidado o Prof. Dr. Paulo Sérgio Maroti, do Núcleo de Biologia da UFS de Itabaiana, para falar sobre poluição do Açude da Marcela de Itabaiana.
Indicação do Vereador Fábio de Jesus –
Requer que seja convidado o Secretário Municipal de Agricultura, para falar sobre a poluição do Açude da Marcela, de Itabaiana.
Indicação do Presidente Heleno Tavares da Mota –
Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Dr. Gilson Prado Barreto, ocorrido no dia 06.03.2009.
Projeto de Lei do Poder Executivo Municipal –
Autoriza o Poder Executivo Municipal à adquirir imóvel destinado à construção de escola.
Projeto de Lei do Poder Executivo Municipal –
Concede subvenção à Filarmônica Nossa Senhora da Conceição.
Projeto de Lei do Poder Executivo Municipal –
Concede subvenção extra à Associação Olímpica de Itabaiana.
O grande expediente inicia-se com a participação do Vereador Olivier Chagas, parabenizando o Jornal Cinform, por publicar de forma excelente, informações sobre a situação do Açude da Marcela. Informa também que teve a oportunidade de conhecer o estado do açude, e ficou muito triste por ver a forma com que vem sendo conduzidas as ações para mudar o quadro atual. O mesmo quer também pedir uma ação do executivo para poder preservar este patrimônio que nosso município possui.
João Cândido Sobrinho por sua vez lembra que o caso da mortandade de peixes no Açude da Marcela já vem sendo debatido por muito tempo, e traz à memória que, um dia o Açude já foi utilizado até para pesca esportiva, promovida pelo Rotary Club. Mais infelizmente tem sido utilizado para depósito de lixo. Lembra que a explicação da Secom e Secr. De Agricultura divulgada no Portal ITNET, de que a mortandade dos peixes seria causada pelo excesso de chuva que causou a falta de oxigenação para os peixes, e expressa que esta explicação é insuficiente e sem um devido estudo. O mesmo vereador agradece à bancada, pois todos os parlamentares se mostraram interessados em tomar atitudes que mudem a situação do açude.
O vereador José Teles de Mendonça se mostra triste em comentar que em nosso país os projetos que beneficiam o povo só acontecem quando giram em torno de “votos”, e mostra que a região do açude não é uma região que gera votos, por isso ninguém faz nada. Como um vereador que há muito tempo acompanha as mudanças das administrações municipais expõem que em nenhum momento foi feito ações que mudassem a situação tanto por situação como por oposição.
Não tendo mais oradores escritos, declara-se o fim dessa sessão.
Por Samuel da Silva
Mapa do Site
Câmara Municipal de Itabaiana
Rua Sebastião Oliveira, Nº 04
CEP: 49504-093
ouvidoria@cmitabaiana.se.gov.br
(79) 3431-2814
Seg. a Sex.: 7h00 às 12h00