Dia 26 de março de 2009, inicia-se com a presença dos vereadores: Heleno de Tavares da Mota (Presidente); José Francisco de Andrade (1º Secretário); Ivoni Lima de Andrade (2º Secretária); Fábio de Jesus; José Teles de Mendonça; João Cândido Sobrinho; José Carlos Gois; Olivier Ferreira das Chagas; Arivaldo de Rezende e Valmir dos Santos Costa.
O grande expediente começa com a participação do vereador Fábio de Jesus, que com muita elegância, pedindo um minuto de silêncio, em honra há um ano da morte de Tonho Cabaré. Dando sequência, lembra do encontro que teve com o Secretário de Segurança Pública e explica que seus questionamentos quanto ao assunto são por que ele está muito preocupado, com os jovens de Itabaiana, lembrando que as drogas em nosso município são como uma epidemia que se alastra, e precisa ser contida. E protesta que além de fiscalizar os usuários das drogas se deve fazer alguma coisa para que se ajude os mesmo a se curar desta doença, o mesmo informa que os abrigos para reabilitação são caros e só os ricos podem pagar, e sua grande preocupação são com as famílias pobres que não têm condição de pagar um centro de reabilitação, o vereador também ouve a opinião de alguns vereadores e vê que todos desta casa estão preocupados com a situação.
O Vereador João Cândido Sobrinho fala sobre suas indicações para revitalização de algumas ruas e avenidas da cidade de Itabaiana, e usa como exemplo as avenidas Zefinha de Capitulino e Olimpio Arcanjo, depois lembra que fez um convite ao secretário de agricultura para discutir sobre arborização na cidade de Itabaiana, e também reclama que ainda não foi feita nenhuma obra em nosso município pela atual gestão, o mesmo pede que seja atendido o pedido por requerimento para que seja oferecido fardamento aos garis e margaridas, e também material necessário para realização do seu oficio, bem como protetor solar para que os trabalhadores não sofram danos em seu trabalho.
José Teles de Mendonça lembra que todos os assuntos discutidos nesta manhã são de extrema importância, e mais uma vez diz que está triste porque ainda encontram-se paradas as obras do Sesp, e agradece porque recebeu relatórios sobre os gastos da obra até o presente momento, e pede mais uma vez que a obra volte a funcionar, porque a sociedade quer a obra pronta e em pleno funcionamento, e se existem erros devem ser discutidos e resolvidos, o mesmo diz que está analisando relatórios, pois os mesmo se divergem, o relatório da secretária de obras esta diferente do relatório da JGR (empresa responsável pela obra). Mais uma vez explica que agora com dados em mãos ira analisar com mais calma para poder dar uma parecer à sociedade e lutar para que a conclusão seja realizada o mais breve possível.
O mesmo mostra suas insatisfações, pois os postos de saúdes do interior não estão em funcionamento adequado, e ao invés de ficar fazendo encontros e desencontros deveria trabalhar mais, e expressa que para a atual administração para poder chegar ao nível da administração de Maria tem que trabalhar dia e noite. O mesmo diz que o Prefeito Luciano Bispo em suas justificativas de campanha quando questionados po que não pagava os salário dos funcionário, disse que atrasou, mais pagava um valor maior do que Maria, e agora o vereador ficou sabendo que devido ao cumprimento de promessa de campanha, o atual Prefeito está empregando muita gente, e o salário que em palavras era maior do que o de Maria, acaba sendo menor do que na administração de Maria, lugares que tinham um ou dois funcionário hoje tem oito, nove, sem nenhuma necessidade. O vereador ainda deixa explícito que deste jeito o município vai falir.
Olivier cobra ação da Prefeitura
O Vereador Olivier Chagas abriu sua participação em sessão realizada nesta quinta-feira dia 26/03/09, divulgando o programa federal Minha Casa, Minha Vida lançado pelo presidente Lula no dia 25/03/09 que tem como meta a construção de um milhão de moradias para famílias com renda de até 10 salários mínimos e terá início em 13 de abril. Até lá, o governo irá divulgar os procedimentos para acesso ao programa que trará um alto impacto social. Dando seqüência a sua participação o vereador sinalizou sua preocupação quanto aos recursos hídricos de nosso município e estado, chamou a atenção da necessidade de uma ação conjunta entre poderes, autoridades, cidadãos no sentido de mobilizar toda a sociedade para esta fonte de recurso limitada que é a água, indicando a elaboração de programas que informem a sociedade sobre este assunto tão sério o qual poderá ser realizado usando das ferramentas que o poder público já dispõe tais como a equipe de comunicação e outros órgãos do município que já atuam no seio da sociedade. Encerrando sua participação na tribuna o vereador conclamou os demais vereadores a se mobilizarem em favor da água. Em outro momento onde a palavra estava com o vereador José Teles, o vereador Olivier Chagas solicitou à parte que lhe foi concedida e comentou sua indignação sobre as obras ligadas a área da saúde iniciadas na gestão da Ex-Prefeita Maria Mendonça e que se encontram paralisadas sem qualquer justificativa plausível, pois dizer que uma obra está paralisada por noventa dias por falta de um projeto elétrico, não se justifica, ou será que esta administração não tem em seu quadro pessoas competentes para desenvolver tais projetos, o que vemos é a falta de compromisso com o povo, pois para pintarem prédios sem necessidade foram tão eficientes e quando se fala em saúde pública, em atendimento ao povo a prefeitura atua com tamanha insensibilidade, afinal, o que é mais importante, prestar socorro as vítimas ou buscar os culpados pelo acidente?
Fica registrado também no final desta sessão que o dia da sessão será às segundas e quartas às 08 horas e trinta minutos, que submetido em votação foi aprovado por todos os vereadores desta casa.
Ficando assim definido que a próxima sessão será na próxima segunda -feira às 8h e 30minutos
Por Samuel da Silva
Mapa do Site
Câmara Municipal de Itabaiana
Rua Sebastião Oliveira, Nº 04
CEP: 49504-093
ouvidoria@cmitabaiana.se.gov.br
(79) 3431-2814
Seg. a Sex.: 7h00 às 12h00