Nessa data inicia-se a primeira sessão do primeiro período administrativo da Câmara Municipal de Itabaiana.
Com a presença dos Exmº Vereadores, Heleno de Tavares da Mota (Presidente), José Francisco de Andrade (1º Secretário), Ivoní Lima de Andrade (2º Secretária), Fábio de Jesus, José Teles de Mendonça, João Cândido Sobrinho, José Carlos Gois, Olivier Ferreira das Chagas, Arivaldo de Rezende, e Valmir dos Santos Costa.
Tendo a palavra o Presidente da casa o vereador Heleno Tavares da Mota, o qual abriu a sessão com as apresentações devidas, e em seguida passando a palavra ao Vereador José Francisco de Andrade, que por sua vez relatou todo o material apresentado aos parlamentares presentes.
São eles:
Projeto de Lei do Poder Executivo – 13/09
Autoriza a abertura de crédito especial para os fins que específica, e dão outras providências.
Projeto de Lei do Poder Executivo – 14/09
Regulamenta as festas, eventos, shows e apresentações abertas ao público em geral no município de Itabaiana, e dá outras providências.
Dando início ao grande expediente, o Presidente concede a palavra ao Superintendente José Melo dos Santos, que vem a essa casa para dar explicações a respeito de como foi funciona a SMTT e mostra que, o órgão esta disposto a organizar, e gerir com muita excelência o trânsito de Itabaiana. O mesmo ressalta que a primeira medida do órgão é educar o cidadão a partir dos jovens nas escolas e em seguida apresentar até o final do ano, toda a sinalização tanto vertical como horizontal no município. Dando continuidade os Superintendente é questionado pelos parlamentares a respeito da criação de concurso público. O mesmo em resposta diz que as primeiras medidas são educar e sinaliza, e no final do ano dar-se-ia início à implantação do concurso público, e dá explicação de que até a realização do concurso foram feitos convênios com a polícia militar para poder dar conta do serviço até a concretização do mesmo.
O Superintendente fala também sobre as criação de grupos como Taxistas e Moto-Taxistas que de maneira irregular trabalham na cidade, as medidas iniciais não será de removê-los, mas sim de tentar organizá-los mesmo porque se trata de trabalhadores, e garante que a principio não será tomada nenhuma ação brusca contra os mesmos.
Ainda nos questionamentos o vereador José Teles de Mendonça fala um pouco sobre as dificuldades que a SMTT encontrará para poder regulamentar a situação do trânsito em Itabaiana e pede que o Superintendente assuma uma posição rigorosa em relação ao civil infrator e se manter sempre longe da influência política para não corromper a organização do órgão.
Os outros vereadores também tiveram uma participação muito importante, sempre lembrando que o órgão enfrentará dificuldade, e que o Legislativo está sempre à disposição para poder apoiar todas as ações do órgão.
O Presidente da Câmara Heleno Tavares da Mota faz as considerações finais, e agradece a presença dos organizadores da SMTT e se põe e à disposição para ajudar na implantação da SMTT.
Dando sequência ao grande expediente o presidente concede a palavra ao vereador Valmir dos Santos Costa, que além de agradecer a presença das autoridades de segurança pública, sugere que empresas e bancos podiam ajudar financeiramente os órgãos responsáveis por segurança pública.
No final da sessão foi submetido à votação o requerimento nº18/09, da vereadora Ivoni Lima da Andrade que requer que seja enviado ao Diretor da Agência dos Correios de Itabaiana a solicitação de uma caixa postal comunitária no bairro Riacho Doce.
Proxima sessão marcada para o dia 13/04, após o feriado
Por Samuel da Silva
Mapa do Site
Câmara Municipal de Itabaiana
Rua Sebastião Oliveira, Nº 04
CEP: 49504-093
ouvidoria@cmitabaiana.se.gov.br
(79) 3431-2814
Seg. a Sex.: 7h00 às 12h00