ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Confira o que foi destaque na sessão desta quinta-feira, 15

15.Jul.2021 , atualizado em 15.Jul.2021


Os vereadores da Câmara Municipal de Itabaiana (CMI) votaram e aprovaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022 na sessão desta quinta-feira, 15. A aprovação aconteceu em 1ª, 2ª e 3ª votação em sessão extraordinária e contou com as abstenções dos vereadores Anderson Pereira e Jhon David. O projeto de lei nº 21/2021 estabelece as metas e prioridades da administração municipal, além de orientações para a elaboração do orçamento anual de Itabaiana para o exercício de 2022.


O texto original da LDO foi aprovado sem alterações e prevê ações que priorizem a melhoria na educação, desenvolvimento social,  cultura, esporte, lazer, incentivo a inovações tecnológicas e outros aspectos da sociedade, levando em consideração uma administração que leve mais qualidade de vida para a população. 


Também foi aprovado o projeto de lei nº 65/2021 que dispõe sobre a destinação de um auxílio de mil reais para artistas itabaianenses que não participaram da live do caminhoneiro, realizada nos dias 11 e 12 de junho deste ano. O projeto de lei é de autoria do poder executivo e visa minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia do coronavírus a essa categoria. 


Confira o que foi destaque no pronunciamento dos vereadores:


ALEX HENRIQUE SOUZA (PP)


O vereador Alex Henrique (PP) fez o uso da palavra na Câmara de Itabaiana para pedir a retirada do parágrafo único do projeto nº 65/2021 que dispõe sobre o auxílio de mil reais para artistas itabaianenses. 


"O parágrafo único do artigo três diz que o valor pago a esses artistas será abatido no cachê a ser pago pela prefeitura de Itabaiana acaso seja realizada live ou evento festivo em alusão ao aniversário da cidade. Ou seja: o artista terá que devolver os mil reais que recebeu. É um absurdo, eu não concordo”, disse Alex.


ANDERSON PEREIRA SANTOS (PSD)


Os recorrentes assaltos no mercado hortifrutigranjeiro foram citados pelo vereador Anderson Pereira (PSD). Ele afirmou que se reuniu com o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar e informou que ações de patrulhamento estão sendo reforçadas em bairros e povoados do município. 


Ele pediu, ainda, que a população contribua com a polícia através de denúncias anônimas pelo 190 e pediu à gestão municipal que forneça o porte de arma para a Guarda Municipal auxiliar neste trabalho.  


“O armamento dos agentes da Guarda Municipal foi solicitado mediante requerimento em março de 2020. Até o momento, a guarda permanece desarmada. Sem o meio de trabalho necessário, não tem como ajudar o povo. Espero que essa situação seja resolvida, pois a guarda pode fornecer uma ajuda essencial para a segurança do povo”, afirmou.


FERNANDO CARVALHO DOS SANTOS (PV)


A falta de segurança dentro do mercado hortifrutigranjeiro de Itabaiana foi destaque no pronunciamento do vereador Fernando Carvalho (PV). Ele voltou a cobrar o reforço do policiamento nos entornos do mercado. 


“Somente na última quinta-feira, foram cinco assaltos aos trabalhadores do mercadão. Seria interessante uma força conjunta entre a Guarda Municipal, a Polícia Militar e Civil. São várias famílias que ali trabalham e, em nome da integridade física daqueles trabalhadores, pelo aqui o reforço do policiamento naquele ambiente”, disse. 


Além disso, ele ressaltou as demandas atendidas pela gestão no Povoado Lagamar e reafirmou o interesse em continuar cobrando ações que melhorem a qualidade de vida dos moradores deste povoado. 


IVONI LIMA DE ANDRADE (MDB)


A vereadora Ivoni Lima de Andrade (MDB) fez uso da palavra na Câmara de Vereadores e enalteceu os trabalhos realizados durante este primeiro semestre do ano pelos parlamentares. “Foi um período difícil por causa da pandemia do coronavírus, mas nós não hesitamos em fazer o nosso trabalho. A gente encerra esse primeiro semestre com muita gratidão e reafirmando o compromisso com o povo”, disse. 


A vereadora também cobrou acessibilidade nas escolas da rede municipal, pois há unidades que possuem escadas e impossibilita que um aluno cadeirante transite na unidade. 

JOHN DAVID MOTA (PSD)


O vereador John David Mota (PSD) fez o uso da palavra na Câmara de Vereadores e cobrou da gestão que sejam feitos reparos na avenida Nivalda Lima Figueiredo, que dá acesso ao Chiara Lubich. 


“Há um mês atrás eu fiz uma indicação para que fosse feita a recuperação asfáltica daquela via. No mesmo dia, o paliativo foi feito. Mas hoje os buracos permanecem lá. A gente tem uma usina de asfalto para isso, peço que usem e acabem com aqueles buracos que têm provocado acidentes.


MARCOS OLIVEIRA (DEM) 


O vereador Marcos Oliveira fez uso da palavra na Câmara de Vereadores de Itabaiana e explicou os artigos do projeto nº 65/2021 que destina auxílio de mil reais a artistas itabaianenses. 


“O auxílio dará a oportunidade para aqueles que não foram contemplados com a live da festa dos caminhoneiros nos dias 11 e 12 de junho de 2021. No texto da lei deixa bem claro que não se trata de empréstimo. O valor será abatido do cachê caso haja a live, para que o valor seja pago de maneira igualitária aos que foram contemplados com a live dos caminhoneiros. É um auxílio e não um empréstimo”, ressaltou Marcos. 

MOISÉS MENDONÇA MOTA (DEM)


As obras nas zonas rurais do município de Itabaiana foram destacadas pelo vereador Moisés Mendonça (DEM). Ele ressaltou a obra de revitalização da ponte que liga o povoado Pé do Veado a Várzea do Gama.


“Foi uma conquista nossa. Fizemos a cobrança e ela foi atendida pela gestão. A ponte vai receber uma nova estrutura, pois a atual provoca transtornos quando chove, deixando o povo ilhado. E é por essas pessoas que a gente tem que lutar, por todas as classes e segmentos em prol da população”, disse. 

PAULO MESSIAS (MDB)


As medidas sanitárias necessárias para o combate a proliferação da Covid-19 foram destacadas na fala do vereador Paulo Messias (MDB). Ele fez o uso da palavra na 

Câmara de Vereadores de Itabaiana para enfatizar que embora os casos estejam sendo reduzidos, é necessário continuar evitando aglomerações e fazendo o uso de máscara e álcool em gel. Além disso, ele cobrou obras nas ruas do bairro Miguel Teles. 


“Lá no bairro da torre algumas ruas estão esburacadas, como a travessão São José. Lá tem um buraco enorme que a própria população precisou sinalizar para evitar acidentes. Os buracos estão provocando transtornos, podendo machucar crianças e pessoas que transitam por ali. Peço à gestão que busque resolver esse problema que a população está sofrendo”, disse o parlamentar. 


SIVALDO GOIS (MDB)


O vereador Sivaldo Gois (MDB) fez uso da palavra na Câmara de Vereadores e cobrou da gestão municipal obras que promovam melhorias no Povoado Lagamar.

“O povoado Lagamar precisa de um posto médico para atender as pessoas. A água precisa de tratamento, pois tem caixa d’água descoberta, além das estradas precisando de patrolamento e piçarramento”, disse. 


Ele voltou a falar da falta de segurança nas ruas de Itabaiana e afirmou que continuará fiscalizando as ações da gestão municipal durante o período de recesso da câmara. 


WAGNER MENEZES DE ANDRADE (PL)


O vereador Wagner Menezes (PL) fez uso da palavra na Câmara de Vereadores para repudiar as fake News e afirmar que as acusações de falta de médico especializado em pediatria nos postos de saúde de Itabaiana são falsas. 


“Itabaiana possui todas as especialidades médicas necessárias. Há possibilidade de um dia ou outro faltar médico? Há, pois médicos também adoecem. Mas Itabaiana tem médicos todos os dias em todos os postos de saúde do município”, disse.

15.Jul.2021 , atualizado em 15.Jul.2021
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo