Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada na Câmara de Vereadores

A celebração contou com a palestra de Ilenói Costa, presidente da Apae


A sessão desta terça-feira, 24, da Câmara de Vereadores de Itabaiana foi embelezada com a presença da Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Itabaiana (APAE). O momento contou com a palestra da presidente da associação, Ilenói Costa sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas, com o tema “É Tempo de Transformar Conhecimento em Ação”. 


De acordo com Ilenói, a semana foi instituída pela lei Nº 13.585/2017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade. “O intuito é trazer consciência sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação”, explicou Ilenói. 


Segundo a presidente, embora exista conhecimento sobre os direitos de cada pessoa com deficiência, ainda é necessário lutar para assegurá-los. “Ainda há ambientes que não possuem acessibilidade. Falta inserção na sala de aula, no mercado de trabalho e em outros segmentos. Espero que os vereadores abracem essa causa e vamos lutar para construir a nossa sede”, disse Ilenói. 


Os vereadores aproveitaram a presença dos assistidos pela APAE para parabenizar a todos eles pelas conquistas alcançadas e por não desistirem da causa. “Só estas pessoas sabem da luta diária delas. Mais que leis, precisamos de ação. Sabemos da potencialidade de cada um e precisamos dar as condições de acessibilidade e de integração”, disse Marcos Oliveira, presidente da Câmara. 


A vereadora Ivoni Andrade ressaltou que durante a sua gestão como presidente da casa, realizou uma obra estrutural para dar acessibilidade às pessoas com deficiência. “Foi inspirada nestas pessoas que fiz as modificações. Aproveito para parabenizar Ilenói por disponibilizar tempo para lutar pelos direitos destas pessoas”, disse Ivoni. “Eu não vejo deficiência nestas pessoas, eu vejo guerreiros”, afirmou o vereador Alex Henrique. 


Os demais vereadores presentes também manifestaram respeito e admiração pelos trabalhos desenvolvidos pela APAE no município. 

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo