ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

História de Itabaiana é retratada em palestra com o historiador Zé de Almeida Bispo

26.Ago.2021 , atualizado em 26.Ago.2021

A palestra aconteceu na manhã desta quinta-feira, 26


A Câmara de Vereadores de Itabaiana recebeu na sessão desta quinta-feira, 26, o pesquisador, historiador, radialista, jornalista e publicitário José de Almeida Bispo. Ele retratou a história de Itabaiana em seu processo de elevação da categoria de vila à cidade com a palestra “Cidade de Itabaiana: um mergulho na alma serrana”. 


A palestra foi ministrada com o intuito de homenagear o município que completa 133 anos no próximo dia 28 de agosto. “A história de Itabaiana é muito mais antiga do que podemos imaginar. Há 323 foi emancipada politicamente com a criação da Câmara de Vereadores, uma das mais antigas do país; e em 1888 passou pelo processo de elevação de vila para se tornar cidade”, explicou o historiador. 


Questionado pelos vereadores, Zé de Almeida Bispo descreveu como surgiu o interesse de pesquisar a história de Itabaiana. “Minha mãe chegou em casa com um livro de história e geografia de Sergipe e eu devorei o livro várias vezes. Lá estavam personalidades e curiosidades que existiam em Itabaiana, tudo de maneira resumida, e aquilo me abriu um mundo de ideias”, disse Almeida. “Aqueles dois livros foi um achado para mim, me despertou para a história do meu estado e despertou o desejo de conhecer a história de Itabaiana. A partir daí, mergulhei em livros, documentos e adquiri essa paixão”, finalizou. 


Os vereadores presentes na sessão aproveitaram para parabenizar o historiador por reviver e contar a história do município. “Toda vez que ouço Zé de Almeida Bispo falar, é um novo aprendizado. Muito obrigada por deixar a nossa história registrada”, agradeceu Marcos Oliveira. “Hoje agradeço a Deus pela sua existência, por ter resgatado e guardado com tanto zelo a história de Itabaiana”, disse Moisés Mendonça. 


A vereadora Ivoni Andrade aproveitou o momento para citar um projeto de sua autoria que sugere contar a história de Itabaiana em monumentos explicativos em praças e avenidas do município. “Imagina que lindo um turista chegar aqui e conhecer a nossa história em nossas ruas? Os nossos alunos poderem conhecer a sua própria história exibida em nossa cidade?” sugeriu Ivoni. 


Ao fim de sua palestra, o historiador finalizou com a seguinte frase: “estudar a história é conhecer o passado para entender o presente e se projetar para o futuro”, finalizou Zé.


JOSÉ DE ALMEIDA BISPO

Pesquisador, historiador, radialista, jornalista e publicitário, José de Almeida Bispo fundou os periódicos Tribuna do Povo (1982) e Serra Shopping (1999-2000). Como radialista, foi co-fundador das programações iniciais das emissoras Rádio Capital do Agreste (1987) e Itabaiana FM (1992). Foi colaborador na revista Perfil, de 1997 a 2000. Criou o primeiro portal de Itabaiana na internet, publicado em 26 de março de 2001, e os portais da Câmara Municipal de Itabaiana e da Câmara de Diretores Lojistas (CDL). É autor dos documentários em vídeo da série “Itabaiana, quatro séculos da história de um povo”. É membro-fundador da Academia Itabaianense de Letras, ocupando a cadeira 27, que tem como patronesse a historiadora itabaianense Maria Thétis Nunes.

26.Ago.2021 , atualizado em 26.Ago.2021
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo