Deu entrada na Câmara Municipal de Itabaiana o projeto de resolução Nº 01/2021 da mesa diretora que cria o Código de Ética e Decoro Parlamentar pela primeira vez na história da Câmara. O projeto é de autoria do presidente da casa, Marcos Oliveira, e entrará em discussão nas próximas sessões.
Confira o que foi destaque nos pronunciamentos dos vereadores:
Sinvaldo Góis (MDB)
O vereador Sinvaldo Góis (MDB) fez uso da palavra na Câmara Municipal de Itabaiana e voltou a falar sobre a insegurança nos bairros e povoados de Itabaiana. “A câmara precisa se unir e cobrar da Secretaria de Segurança Pública que olhe por Itabaiana e leve segurança ao trabalhador. Tem cidadão de bem sendo roubado no caminho do trabalho”, disse Sinvaldo.
O parlamentar cobrou do município que amplie a marcação de exames nos postos de saúde para que todos tenham acesso aos exames necessários de maneira gratuita.
Paulo Messias (MDB)
O vereador Paulo Messias (MDB) fez uso da palavra na Câmara Municipal de Itabaiana e cobrou da gestão municipal que faça o patrolamento e o piçarramento da estrada que dá acesso ao povoado Batula, zona rural de Itabaiana. “Quero aqui pedir ao prefeito que agilize a situação. Eu fui procurado por moradores que relataram as dificuldades de trafegar por lá e trouxe a demanda para esta casa”, disse o parlamentar.
A Casa de Passagem Animal também foi citada no pronunciamento do vereador. “É necessário que seja contratado um veterinário cirurgião para fazer a castração dos animais de rua. Tem muito animal solto nas ruas e algo precisa ser feito”, finalizou.
Ivoni Lima Andrade
O retorno das aulas presenciais da rede estadual e municipal foi tema do pronunciamento da vereadora Ivoni Andrade (MDB). Ela relatou a preocupação com a transmissão do coronavírus entre os alunos. “Precisamos acelerar o processo de vacinação e começar a vacinar os adolescentes. Mesmo tendo restrições, como sem recreio, entrega de merenda na sala de aula, mas não tem como ter controle total sobre os alunos e isso me preocupa. O aluno perdeu muito por causa da pandemia e é ótimo que as aulas retornem, mas não podemos nos descuidar pois a pandemia ainda está aí”, disse Ivoni.
Anderson Pereira (PSD)
O vereador Anderson Pereira (PSD) fez uso da palavra e ressaltou a importância de armar a Guarda Municipal para coibir crimes que acontecem constantemente no município. “Essa semana houve um assalto no Ginásio Poliesportivo Chico do Cantagalo, onde ocorre a vacinação da população, e a Guarda Municipal não fez nada, pois os meliantes estavam armados e a guarda não. Já temos as armas, as munições, o que está faltando? precisamos que o município veja essa situação”, disse Anderson.
Moisés Mendonça Mota (DEM)
O armamento para a Guarda Municipal foi tema do pronunciamento do vereador Moisés Mota (DEM). Ele respondeu os questionamentos do vereador Anderson Pereira e afirmou que os agentes precisam fazer um novo curso para ficarem aptos a usar o armamento. “Já fomos atrás disso e o curso não está ocorrendo por causa da pandemia. Mas quando retornar, eles vão fazer o curso e poderão usar o armamento que inclusive já foi adquirido”, disse o parlamentar.
Alex Henrique (PP)
O vereador Alex Henrique (PP) fez uso da palavra na Câmara Municipal de Itabaiana e pediu ao prefeito que visite os povoados Lagoa do Líbano e o Povoado Congo. “Os moradores do Povoado Lagoa do Líbano estão sem água e os moradores do povoado Congo precisam de melhorias nas estradas", disse o vereador.
O parlamentar também cobrou esclarecimentos sobre o projeto que destina auxílio aos artistas que ainda não foram pagos. “Nós votamos e aprovamos nesta casa, mas até agora nenhum artista recebeu esse dinheiro. É importante que esclareça essa situação”, finalizou.
Mapa do Site
Câmara Municipal de Itabaiana
Rua Sebastião Oliveira, Nº 04
CEP: 49504-093
ouvidoria@cmitabaiana.se.gov.br
(79) 3431-2814
Seg. a Sex.: 7h00 às 12h00