
Na sessão ordinária desta quinta-feira, 13 de março, o presidente da Câmara, Breno Góis, declarou aberta a sessão e convidou a 1ª secretária em exercício, Ivoni Lima de Andrade, para realizar a leitura da ata da sessão anterior. Após a leitura, a ata foi colocada em discussão. Como não houve interesse em debatê-la, foi submetida à votação e aprovada por todos os presentes.
Em seguida, o presidente solicitou à 1ª secretária em exercício a leitura das entradas do dia.
Na ordem do dia, estavam inscritos para fazer uso da palavra:

- José Rodrigues (Solidariedade) Iniciou seu pronunciamento discorrendo sobre indicações de sua autoria, sendo elas a INDICAÇÃO Nº 267/2025, a qual indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal que determine ao setor competente uma ronda mais ostensiva da Guarda Municipal no bairro Miguel Teles de Mendonça, e a INDICAÇÃO Nº 268/2025, a qual indica ao Exmo. Sr. Governador que determine ao setor competente uma ronda mais ostensiva da Polícia Militar no bairro Miguel Teles de Mendonça. Essas medidas visam reforçar a segurança pública no bairro, que vem registrando um aumento significativo nos casos de violência, bem como reclamações de perturbação do sossego. Rodrigues ressaltou que tais medidas têm o objetivo de levar mais segurança e bem-estar aos munícipes.

- Ivoni Andrade (MDB) Iniciou seu pronunciamento ressaltando a importância do Dia Internacional da Mulher e a necessidade de ações efetivas para levar mais qualidade de vida e bem-estar às mulheres. Em seguida, destacou o mês de março como um período de conscientização e prevenção de doenças, conhecido como Março Lilás, Amarelo e Azul-Marinho. O Lilás refere-se à conscientização sobre o câncer de colo do útero, também conhecido como câncer cervical; o Amarelo, à conscientização sobre a endometriose, uma doença silenciosa que pode causar dor intensa e infertilidade; e o Azul-Marinho, à conscientização sobre o câncer colorretal. Ivoni enfatizou a importância do diagnóstico precoce para que o tratamento seja mais eficaz.

- Edivaldo Oliveira (PT) Iniciou seu pronunciamento trazendo informações referentes às matrículas da rede municipal de educação e seu crescimento ano a ano, assim como dados positivos sobre a qualidade do ensino municipal e medidas para diminuir a evasão escolar. Também mencionou a adesão do município ao Programa Saúde na Escola (PSE), que tem como objetivo promover a saúde e prevenir doenças nas escolas, contribuindo para a formação integral dos estudantes. Edivaldo explicou que o PSE é uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, integrando políticas de saúde e educação, envolvendo a comunidade escolar, equipes de atenção básica e educação pública e desenvolvendo atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças. Dessa forma, enfatizou o compromisso da gestão municipal com a educação.

- José Amâncio (PP) Iniciou seu pronunciamento solicitando uma melhor organização e fiscalização nos quiosques situados no Terminal Rodoviário Municipal, devido ao aumento de casos de violência na localidade, com diversas ocorrências registradas nos últimos meses. Amâncio também solicitou a presença da Secretaria de Saúde para esclarecer problemas como falta de médicos, medicamentos, demora na marcação de consultas, entre outras necessidades. Finalizou sua fala discorrendo sobre problemas na limpeza urbana e solicitou ao órgão competente que o problema seja corrigido com urgência.

- Alex Henrique (União Brasil) Iniciou seu pronunciamento complementando o tema abordado pelo colega vereador Amâncio no que diz respeito à limpeza urbana, a qual apresenta graves falhas, principalmente nas vias secundárias. Em seguida, cobrou mais investimentos e melhorias na estrutura da Guarda Municipal, especialmente no efetivo de plantão, que, segundo ele, conta com apenas três guardas, fato que limita significativamente a segurança municipal. Alex abordou também problemas na educação municipal, desde questões estruturais até a falta de efetivo e problemas na merenda escolar.

- Roosevelt Santana (PSDB) Iniciou seu pronunciamento trazendo informações sobre o mandato de Ícaro de Valmir, ressaltando os benefícios que Ícaro encaminhou para Itabaiana e diversas outras cidades sergipanas. Roosevelt enalteceu que Ícaro de Valmir foi o deputado federal que mais enviou emendas para Itabaiana. Repudiou os ataques que Ícaro vem sofrendo apenas por ser filho de Valmir de Francisquinho, mas destacou o trabalho do deputado na Câmara Federal, inclusive presidindo sessões diversas vezes. Roosevelt ressaltou o empenho e trabalho realizado por Ícaro durante seu mandato, pautado exclusivamente no bem-estar da população sergipana, que em breve será beneficiada com a chegada de três ônibus leito para instituições municipais.

- Michael Douglas (União Brasil) Iniciou seu pronunciamento trazendo explicações sobre reivindicações de sua autoria referentes à instalação de redutores de velocidade em diversas vias da cidade. Algumas localidades já possuem sinalização, mas, após cerca de um ano, os redutores ainda não foram instalados. Michael Douglas se mostrou contrário ao pagamento de um aluguel no valor de R$ 17 mil, uma vez que há um espaço próprio disponível, mas que, por abandono, encontra-se em situação crítica, colocando os usuários em risco. Finalizou sua fala discorrendo sobre projetos e indicações de sua autoria, como a INDICAÇÃO Nº 273/2025, que solicita, com urgência, a limpeza, capinagem e retirada de entulhos na Rua Alan Kardec, nas proximidades das futuras instalações do Atacarejo.

- Moisés Mendonça (PL) Iniciou seu pronunciamento discorrendo sobre a INDICAÇÃO Nº 263/2025, de sua autoria, que sugere ao Executivo Municipal a implementação periódica da avaliação diagnóstica nas escolas da rede municipal de ensino, com foco nas disciplinas de Português e Matemática. Em seguida, ressaltou o trabalho realizado pelo deputado federal Ícaro de Valmir, principalmente no que diz respeito às emendas destinadas a Itabaiana, que visam proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar aos itabaianenses. Moisés também abordou a greve dos professores da rede estadual de ensino já no início do ano letivo, classificando a situação como lamentável e um reflexo do descaso do governador com a educação estadual.

- Carlos Vagner (PL) Iniciou seu pronunciamento enaltecendo o trabalho do deputado federal Ícaro de Valmir pelas emendas destinadas a Itabaiana, que beneficiaram setores como saúde, pavimentação e educação, além de diversas outras cidades sergipanas. Carlos Vagner criticou aqueles que tecem críticas a Ícaro, enquanto elogiam parlamentares que apenas vieram a Itabaiana para pedir votos, mas que até o momento não trouxeram nenhum benefício real para o município. Finalizou sua fala abordando a questão dos quiosques situados em Itabaiana, destacando o respeito que os permissionários têm recebido das gestões de Valmir de Francisquinho e Adailton Sousa, que sempre atendem prontamente às reivindicações da categoria.
Após os pronunciamentos, os projetos em pauta foram votados. Não havendo mais assuntos a serem discutidos, a sessão foi encerrada, e outra foi convocada para o dia 18 de março de 2025.