Pequeno Expediente:
Moção de Congratulação 38/013 – A Câmara Municipal de Itabaiana através do Edil José Carlos de Santana manifesta suas congratulações pelos 26 anos de fundação da Rádio Capital do Agreste. Autoria de José Carlos de Santana - Vereador.
Moção de Pesar 037/013 – Moção de Pesar pelo falecimento o senhor José Barreto Leal ocorrido no dia 28 de agosto de 2013. Autoria de José Carlos de Santana - Vereador.
Projeto de Lei 123/013 – Institui o plano plurianual para o período de 2014 a 2017 e dá outras providências. Autoria do Poder Executivo Municipal.
Projeto de Resolução 04/013 – Dispõe sobre a criação do Conselho de Mérito, conforme determina a resolução número 11/89. Autoria da Mesa Diretora.
Indicação 75/013 – Indica ao excelentíssimo prefeito municipal a necessidade de fazer a pavimentação da Rua José Ferreira de Lima. Autoria de Roosevelt Alves de Santana.
Ofício nº 31/013 – Ofício do CMDCA – Solicita do Presidente da Casa Legislativa a autorização para a realização da cerimônia de posse dos Conselheiros Tutelares na Câmara de Vereadores no próximo dia 02 de setembro às 20 horas.
Solenidade de entrega de títulos de cidadão nesta segunda-feira (02)
Os quatro títulos a seguir foram entregues pelos correios em decorrência da ausência dos homenageados na cerimônia.
Emanuel Carneiro de Lima e Silva (decreto 08/08) – Autor - João Cândido Sobrinho
Tem. Coronel José Enílson Aragão (decreto 10/08) – Autores Valmir dos Santos Costa e Heleno Tavares da Mota.
Dr. Francisco Sandro Rodrigues Holanda (decreto 12/08) – Autoria de José Teles de Mendonça.
José Eudes Lauriano de Oliveira – (decreto 15/08) – Autoria de Anderson Menezes e José Teles de Mendonça.
Também na manhã de hoje foi entregue o título de cidadão a José Eduardo Anastácio Abril (decreto 09/08) – Autoria de Erivaldo Freire de Santana.
Biografia de José Eduardo Anastácio Abril
Filho de Jesualdo Ajones Santos Abril, professor universitário, economista e presidente do sindicato dos economistas do estado da Bahia por dois mandatos e da servidora pública do estado da Bahia Maria de Lourdes Anastácio.
Eduardo Abril como todos conhecem, nasceu na cidade de Santa Luzia do Itanhy, uma pequena cidade no interior do estado de Sergipe. Onde foi criado por seus avós maternos, Brasilino Anastácio homem que, sobrevivia da agricultura um homem honrado e de coragem, Eduardo Abril aprendeu com o mesmo a falar somente a verdade tendo coragem diante de toda e qualquer situação, sua avó a senhora Joana Maria de Jesus, domestica lutou junto com seu marido para educar a criança levada que veio hoje a ter o título do homem que não tem, “Medo de Falar a verdade”.
Eduardo é publicitário e Radialista por convicção, casado com Silvia Fernanda Silveira Abril, há 18 anos com quem teve duas filhas maravilhosas: Victória Silveira Abril e Bárbara Silveira Abril, seus xodós. Além delas tem três filhos de outro relacionamento: Verônica, Vanessa e Eduardo júnior. Toda historia no Rádio começou, com Reinaldo Moura, de quem foi repórter por mais de 10 anos, substituindo no programa Jogo Aberto com quem aprendeu a disciplina de respeito ao ouvinte e a dignidade na hora de informar.
É um apaixonado por rádio, onde já esta a 34 anos de muita credibilidade e líder em audiência, nos programas que a frente já esteve e ao que esta. Veículos de comunicações importantes como, a FM Sergipe, rádio jornal AM, FM Itabaiana e na rádio capital do Agreste, onde hoje tem um programa jornalístico líder em audiência. E não para por aí, trabalhou ainda, em grandes emissoras de televisões do país, como a extinta TV Manchete e a TV Bandeirantes onde foi correspondente de rede. Eduardo Abril, ainda prestou assessoria de comunicação ao governo do estado de Sergipe, tendo á frente também da coordenação das campanhas para governador do estado em 1994 que tinha como candidato a época o governador em exercício Jackson Barreto de Lima e da ex- prefeita de Ribeiropólis Uita Barreto.
O título foi entregue pelo vereador Carlos Vágner Ferreira de Santana (PMDB), filho de Erivaldo Freire de Santana, Vado de Olímpio Grande.
No uso da palavra, Eduardo Abril agradeceu a todos os vereadores e a Vado de Olímpio Grande pela concessão do título. Disse ser uma enorme satisfação receber essa homenagem em decorrência do carinho que possui por Itabaiana, cidade natal de sua esposa.
Itabaianense conquista doutorado em matemática aos 26 anos
Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (02), a itabaianense Ana Maria Menezes de Jesus, fez o uso da tribuna na Casa Legislativa para falar sobre a conquista do seu doutorado em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada IMPA/RJ.
A iniciativa foi do vereador Paulo Messias, conhecido como Escovinha (PMDB), com o consentimento do presidente da Casa, José Roberto Oliveira dos Santos, conhecido como Zé Roberto Imperador.
Ana Maria é natural do povoado Marcela, em Itabaiana. Durante sua trajetória estudou na rede pública de ensino, sendo contemplada com uma bolsa de estudo em uma escola particular, e em seguida foi aprovada na UFS. Fez a pós graduação e mestrado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e aos 26 anos conquista o seu doutorado.
A jovem viajará nos próximos dias à França em busca do seu pós-doutorado.
No Grande Expediente não houve vereadores escritos.
Na ordem do dia:
Projetos aprovados em primeira votação:
Moção de Congratulação 35/013 – O vereador no uso de suas atribuições vem solicitar após ouvir o plenário enviar moção de congratulação aos dirigentes do Centro Espirita Paes e Fraternidade pela passagem dos seus 40 anos de fundação. Autoria de Paulo Messias Santos – Vereador.
Moção de Apoio 36/013 – A Câmara Municipal de Itabaiana manifesta apoio a manifestação da APAE. Autoria de Olivério Ferreira das Chagas – Vereador.
Redação final
Projetos aprovados em terceira votação e redação final:
Projeto de Lei 103/013 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a dor à Oficina Mãos Amigas Nossa Senhora de Nazaré-OMANSENA um terreno destinado a construção de sua sede própria e dá outras providencias. Autoria do Poder Executivo Municipal.
Projeto de Lei 105/013 – Dispõe sobre nome de rua do nosso município e dá outras providencias. O local passará a denominar-se Rua ABC do Sertão. Autoria de Paulo Messias Santos – Vereador
Projeto de Lei 106/013 – Dispõe sobre nome de rua do nosso município e dá outras providencias. O local passará a denominar-se Rua Pagode Russo. Autoria de Paulo Messias Santos – Vereador
Projeto de Lei 107/013 – Dispõe sobre nome de rua do nosso município e dá outras providencias. O local passará a denominar-se Rua Baião de Dois. Autoria de Ivoni Lima de Andrade – Vereadora.
Projeto de Lei 108/013 – Dispõe sobre nome de rua do nosso município e dá outras providencias. O local passará a denominar-se Rua Riacho do Navio. Autoria de Ivoni Lima de Andrade – Vereadora.
Projeto de Lei 109/013 – Reconhece de Utilidade Pública Municipal a Associação Comunitária do Pequeno Agricultor da Barragem da Jacarecica (ACOPJA) e dá outras providências. Autoria de João Cândido Sobrinho – Vereador.
Projeto de Lei nº 111/013 – Dispõe sobre nome de rua do nosso município e dá outras providências. O homenageado será Paulo dos Santos. Autoria de Roosevelt Alves de Santana – 2º secretário.
Projeto de Lei nº 112/013 – Dispõe sobre nome de rua do nosso município e dá outras providências. O local passará a se chamar Rua Jerônimo Faria. Autoria de José Roberto Oliveira dos Santos.
Projeto de Lei nº 113/013 – Dispõe sobre nome de rua do nosso município e dá outras providências. O local passará a se chamar Rua Julia Marssola Faria. Autoria de José Roberto Oliveira dos Santos.
Aparecido Santana/ Ascom.
Mapa do Site
Câmara Municipal de Itabaiana
Rua Sebastião Oliveira, Nº 04
CEP: 49504-093
ouvidoria@cmitabaiana.se.gov.br
(79) 3431-2814
Seg. a Sex.: 7h00 às 12h00