Na Sessão Ordinária dessa quinta-feira (06), oito parlamentares fizeram o uso da palavra no Grande Expediente, e o principal assunto do dia foi a eleição da Mesa Diretora que reelegeu o atual presidente José Roberto Oliveira dos Santos (SSD).
No Pequeno Expediente deu entrada o Projeto de Lei de 03 de junho de 2014, nº 253/2014 que dispõe sobre a criação, no âmbito da Câmara Municipal de Itabaiana/SE, da criação da frente parlamentar em defesa dos interesses dos consumidores e dá outras providências, de autoria de John David Torres Mota – 1º Secretário.
Olivério Ferreira das Chagas (PT)
O vereador Olivério Chagas (PT) usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Itabaiana para questionar alguns fatos e procedimentos que foram tomados nas últimas sessões da Casa.
Segundo o Petista alguns atos que acontecem na Casa estão sendo filmados e gravados para que todos da sociedade possam ter conhecimento e acredita que os recursos tecnológicos têm ajudado aos parlamentares principalmente nas duas sessões, 27/05 e 03/06 que no seu entendimento violou o Regimento Interno da Câmara.
O parlamentar questionou a eleição da Mesa Diretora, segundo ele, não foi feitos os transmite legais para a realização da mesma. Sobre o assunto, o Edil disse ainda que o projeto não passou pelos gabinetes dos vereadores e a eleição foi realizada sem quórum suficiente.
João Cândido Sobrinho (PSB)
O vereador João Cândido Sobrinho (PSB), usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Itabaiana para falar o esvaziamento do plenário por parte de alguns vereadores no tocante a discutir assuntos relevantes para a sociedade e esclarecer as dúvidas da oposição sobre a eleição da mesa diretora do biênio 2015 e 2016, e ao mesmo tempo fez a leitura da ata da referida sessão e de alguns artigos do regimento da casa. “O problema da oposição é que aprovam os projetos sem prestar a devida atenção e depois reclamam que foram pegos de surpresa. Essa atitude reforça que não lêem o regimento e não sabem o que fazer”, disse o vereador João Cândido.
A vereadora Ivoni Andrade (PMDB) pediu a parte e disse que apresentou uma chapa, porém não pode registrá-la porque foi rejeitada. Em decorrência disso a chapa contendo seu nome não pode ir ao plenário. Relatou ainda a ausência do vereador Carlos Vagner (PMDB) que estava de atestado médico e mesmo assim foi realizada a eleição. Para a Peemedebista burlaram o regimento interno.
Olivério Chagas aproveitou o ensejo para indagar o vereador Carlos Vagner sobre a assinatura da ata e de seu voto para a eleição da mesa diretora. O parlamentar Vagner explicou que toda vez que chega a Câmara toma os mesmos procedimentos e que sua conduta naquela referida sessão foi dentro da normalidade.
João Cândido disse que o vereador Olivério Chagas não tem conhecimento do regimento interno e deveria ler mais para não cometer equívocos no plenário. Depois de discutida a referida eleição, João Cândido falou sobre a festa dos caminhoneiros e suas atrações parabenizando os organizadores e convidou a todos para participarem do evento.
Roosevelt Santana (PSB)
O vereador Roosevelt Santana (SSD), iniciou sua fala na tribuna da Câmara de Vereadores de Itabaiana parabenizando o Prefeito Valmir dos Santos Costa e sua equipe sobre a organização da festa dos caminhoneiros de Itabaiana e aproveitou para convidar o público em geral para prestigiar ao evento.
O parlamentar cobrou do poder público municipal e da SMTT de Itabaiana para o bairro Marianga a colocação de dois redutores de velocidade e placas de sinalização. As solicitações são em decorrência do aumento do fluxo de veículos pelo local, devido às obras do pórtico na entrada da cidade que bloqueou a avenida principal.
Ivoni de Andrade (PMDB)
A vereadora Ivoni Andrade (PMDB) usou a tribuna da Câmara de vereadores de Itabaiana também para tratar da eleição da Mesa Diretora para o biênio 2015 e 2016.
Segundo a parlamentar, no dia em que foi lida a resolução que convocava eleição da mesa diretora não foi passado pelos gabinetes dos vereadores e não chegou ao conhecimento da vereadora Ivoni, além de o número de vereadores no plenário era insuficiente para aprovação.
A parlamentar disse ainda, que tomou conhecimento da eleição da mesa diretora pelas emissoras de rádio e que ficou surpresa com a atitude do atual presidente. Tal conduta e atos do presidente da Câmara de Vereadores de Itabaiana não compactuam com o seu comportamento político.
José Teles de Mendonça (SSD)
O vereador José Teles de Mendonça (SSD) usou a tribuna da Câmara de vereadores de Itabaiana para falar sobre a eleição da mesa diretora e de sua experiência durante seus mandatos, como foram as eleições em outras legislaturas e a forma da escolha dos candidatos para a presidência da casa.
O parlamentar José Teles disse que os candidatos à presidência são escolhidos pelo líder, o prefeito, seja qual for a gestão, sendo no mandato de Valmir de Francisquinho, de Maria Mendonça, de Luciano Bispo entre outros políticos. Todo o prefeito escolhe o vereador para ser presidente quando o chefe do executivo tem “confiança, gosta e amam”. O povo de Itabaiana sabe e conhece bem como funciona essa eleição da Mesa Diretora.
De acordo com José Teles durante todo esse tempo como vereador nunca foi lembrado para ser o presidente da Casa por conta de um comentário de que iria moralizar e valorizar o legislativo e os colegas vereadores. Apesar disso, jamais votou contra o seu grupo, mudou de lado ou se absteve do voto, por seguir a sua fidelização ao grupo que pertence.
Para José Teles a eleição para presidente de Câmara acontece quando os lideres querem, e disse ainda, quem está disposto a mudar de partido, de grupo político e não se incomodar com nada fique à vontade, mas vão sabendo! Quem é o mais valorizado de Luciano Bispo, Valmir de Francisquinho é o que chega do outro grupo e é assim com todas as lideranças políticas.
José Teles disse que ficou surpreso por ter sido cotado pelo grupo do ex-prefeito Luciano Bispo para ser o candidato a presidência da Câmara, que nesse caso abriu uma exceção, e por essa razão passou por momentos difíceis. O parlamentar mandou um recado para a oposição de que “não abandone o plenário, pois fazendo isso os senhores estão se abstendo das decisões e agora não podem reclamar”.
Ao final de seu discurso, José Teles disse que o regimento interno foi ignorado e isso sempre aconteceu em outras legislaturas e sugeriu a mudança no regimento interno para moralizar a casa e evitar esse tipo de situação.
Edilene Barros (PSL)
A vereadora Edilene Barros (PSL), usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Itabaiana para falar sobre a eleição da Mesa Diretora ocorrida dia 27 de maio e fez alusão a sessão de posse do legislativo 2013 e 2014, na qual também foi realizada a eleição para a presidência do legislativo municipal.
Edilene relatou que na época da eleição da atual Mesa Diretora o seu estado de saúde não era dos melhores, pois estava grávida correndo riscos com complicações na gestação, e mesmo assim esteve presente na primeira sessão do ano. No segundo dia voltou e devido à pressão política passou mal comunicou aos colegas e todos entenderam o caso e foi suspensa a sessão. A vereadora foi ao hospital e deveria ter ficado internada, mas o lado política falou mais alto, retornou para participar da sessão que deu posse aos vereadores votando e logo em seguida se retirou do plenário.
A parlamentar disse ter feito uma indicação para que fossem construídos alguns redutores de velocidade nas ruas do povoado Mangabeira, porém ainda não foi realizado. Disse ainda que, a praça recém-inaugurada e as ruas pavimentadas no povoado mudaram a rotina dos moradores.
Aproveitou para convidar a todos para o evento de entrega de certificados a 109 mulheres que fizeram o curso de capacitação de o fortalecimento de autonomia da identidade feminina. O referido curso foi oferecido pela coordenadoria de políticas públicas para mulheres, realizado em Itabaiana.
Por fim, falou sobre a festa de santo Antônio em Itabaiana, parabenizou os organizadores e convidou a população.
Paulo Messias (PMDB)
O vereador Paulo Messias (PMDB), usou a tribuna da Câmara de vereadores de Itabaiana parabenizando a Vereadora Ivoni Andrade pelo aniversário da nobre parlamentar e desejar os pêsames a Família Franco pela morte da matriarca Maria Virginia Leite Franco.
O parlamentar solicitou junto ao vereador José Teles de Mendonça (SSD), líder do prefeito, a fiscalização por parte da prefeitura para coibir que pessoas que se passam por fiscais e atuem no entorno da área da festa cobrando dos proprietários de veículos a vigilância dos automóveis.
Ainda em seu discurso solicitou a Prefeitura de Itabaiana as devidas providências para a construção da rede de esgoto no Povoado Ribeira e reparos na rua localizada atrás do posto médico do Bairro Miguel Teles de Mendonça, além de e redutores de velocidade no mesmo bairro.
“Sobre as ruas da cidade, o governador liberou 50 caçambadas de asfalto, sendo 10 por semana e espero que o problema dos buracos nas vias sejam solucionados”, disse Paulo Messias.
No final reafirmou ser aliado ao ex-prefeito Luciano Bispo e está a disposição para o que for preciso.
Carlos Vagner (PMDB)
O vereador Carlos Vagner (PMDB), usou a tribuna da Câmara de vereadores de Itabaiana para agradecer a solidariedade dos colegas vereadores pelo acidente que sofreu há alguns dias e se desculpou para ausência nas sessões anteriores devido aos ferimentos. Aproveito a ocasião para desejar os parabéns a vereadora Ivoni pelo aniversário.
Projetos aprovados por unanimidade na ordem do dia:
Na ordem do dia foi aprovado Projeto de Lei nº 249/014 - De 20 de Maio de 2014 - Dispõe sobre nome de rua do nosso município e dá outras providências. A Rua projetada localizada no loteamento Marcela no Bairro Mamedes Paes Mendonça, conhecida como rua do canal, a mesma fica entre as quadras: B,G,N,O,P,H e j, passará a denominar-se de rua Flávio Pereira dos Anjos. Autoria de Roosevelt Alves de Santana – 2º secretário.
Projeto de Lei nº 250/2014 - De 20 de Maio de 2014 - Dispõe sobre nome de travessa do nosso município e dá outras providências. A travessa Projetada que inicia na Rua Euclides Paes Mendonça finalizando no fundo das casas que ficam na travessa Francisco Teles de Mendonça, conhecida como Condomínio Oliveira, passará a dominar-se de travessa Edivaldo José de Oliveira. Autoria de Roosevelt Alves de Santana – 2º secretário.
Projeto de lei nº 251/2014 - De 27 de maio de 2014 - Dispõe sobre nome de rua do nosso município e dá outras providências. A rua projetada, localizada no loteamento Porto Real no Bairro Porto, entre as quadras: F,M,L e J, tendo seu início na Ruas José Antônio Moura e finalizando na rua projetada em frente a quadra I do mesmo loteamento, passará a denominar-se de Rua Benedito Bispo dos Santos (Bené Vascaino). Autoria de José Roberto Oliveira dos Santos – Presidente.
Explicação pessoal
João Cândido Sobrinho (PSB)
Na explicação pessoal o vereador João Cândido Sobrinho falou sobre as obras prometidas pelo governo do estado em uma reunião do Governador Jackson Barreto, com o prefeito Valmir dos Santos Costa e sua bancada na Câmara de vereadores. Prometeu a vinda a Itabaiana 30 de maio.
João Candido disse que depois da reunião que participou, o grupo de oposição se reuniu com Jackson, porém não sabe o que foi dito. Cândido disse que foi prometida a vinda do governador para inaugurar as obras e estamos no dia 5 de maio e até o momento nada aconteceu. O parlamentar aguarda a visita do governador Jackson para tal finalidade.
João Cândido abordou o problema de alguns motoqueiros que saem com as motos roubadas e adulteradas pelas ruas da cidade no período noturno provocando baderna em Itabaiana e pede urgência por parte da segurança pública para coibir a prática desses marginais.
Mapa do Site
Câmara Municipal de Itabaiana
Rua Sebastião Oliveira, Nº 04
CEP: 49504-093
ouvidoria@cmitabaiana.se.gov.br
(79) 3431-2814
Seg. a Sex.: 7h00 às 12h00