ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Palestra sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Inteletual e Múltipla foi destaque durante a Sessão da Câmara desta quinta-feira, 23/08

24.Ago.2018 , atualizado em 24.Ago.2018

Falaram sobre o tema acessibilidade, os irmãos Edilson Costa e Ilenoi Costa Silva, diretora da APAE em Itabaiana.


Aberta a sessão ordinária do dia 23/08, o presidente em exercício, vereador Marcos Oliveira concedeu a palavra ao Sr. Edilson Costa, que proferiu palestra sobre a Semana Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual e Múltipla. Na oportunidade, o palestrante enfatizou a importância do trabalho realizado pela APAE em Itabaiana, que proporciona dignidade a todos os assistidos, buscando aproximar cada vez mais à família dos seus filhos excepcionais. Também parabenizou todas às pessoas abnegadas que passaram pelo comando da referida entidade, ressaltando em nome de todas elas, o trabalho da atual Diretora, Ilenoi Costa Silva. O palestrante lamentou à falta de políticas de acessibilidade em órgãos públicos para os portadores de deficiência, inclusive, mencionando que o prédio da própria câmara municipal, não tem rampa de acesso ao plenário, afirmando ser um desrespeito à própria Constituição Federal, que traz por sua vez, essa previsão, e que está completando 30 anos desde a sua criação.

Na sequência, também fez uso da palavra, a presidente da APAE, Ilenói Costa Silva, que falou da sua satisfação em poder contribuir com esses jovens portadores de deficiência de Itabaiana, e aproveitou para conclamar os vereadores à abraçarem à causa em favor da doação de um terreno para a construção da sede própria da APAE em Itabaiana, e em prol dos portadores de deficiência. Finalizou ressaltando à importância da colaboração durante vários anos com a entidade, do Sr. Luiz Catingueiro, que por sua vez, em função do seu espírito solidário, está sendo homenageado pela direção da entidade, que batizou à banda da APAE como banda Luiz Catingueiro.

Os vereadores Zé Roberto, José Virtuoso, Roosevelt Santana, José Carlos Santana, Moisés Mendonça, Ivoni Andrade, Wagner Menezes, João Cândido Sobrinho, parabenizaram à Diretora da APAE, Ilenoi Costa Silva pelo trabalho abnegado em favor de todos os jovens assistidos, e, inclusive, ressaltaram que a partir da reforma do prédio da câmara que está em andamento, foi pensado pelo presidente desta casa, José Teles de Mendonça, e será implantada uma rampa de acesso ao plenário. Ao final, o presidente substituto da câmara municipal, vereador Marcos Oliveira reafirmou que a partir dessa reforma, será implementada uma rampa de acesso ao plenário, em benefício dos portadores de deficiência, e concluiu afirmando que sobre a doação do terreno, o mesmo já entrou em contato com a procuradora do município, que lhe garantiu que ficou decidido pelo prefeito Valmir de Francisquinho, que o município fará à  doação do terreno, tanto a APAE, bem como, ao lar cidade de Deus. A palestra foi encerrada com uma apresentação da banda Luiz Catingueiro da APAE.

Ainda no grande expediente, o presidente substituto da câmara municipal, vereador Marcos Oliveira concedeu a palavra ao vereador Sinvaldo Góis (MDB), que iniciou o seu pronunciamento enaltecendo à carreata do candidato ao governo, Belivaldo Chagas realizada na capital sergipana. Na oportunidade, o vereador criticou os demais candidatos ao governo, dizendo que Eduardo Amorim (PSDB) é incompetente e Valadares Filho (MDB), segundo ele, está brincando de fazer política, e alertou o eleitorado a votar com consciência não vendendo o seu voto. Também afirmou que o prefeito de Itabaiana não administra com transparência, mencionando à investigação que está sendo feita pela DEOTAP em relação ao Matadouro Municipal. O vereador também afirmou que a feira livre de Itabaiana está uma verdadeira desorganização. O vereador José Roberto pediu aparte, e concordando com o pronunciamento do colega, disse que realmente nas terças, quintas e sextas-feiras, o trecho entre a Avenida Otoniel Dórea e o supermercado Messias Peixoto está intransitável.

O vereador Moisés Mendonça (PR) iniciou o seu pronunciamento repudiando à ação de policiais militares, que abordaram seu filho, quando o mesmo foi buscar sua esposa na UFS na noite passada, e foi tratado como marginal, sendo exposto ao ridículo, de modo a ser obrigado a sair do carro com uma arma apontada para sua cabeça, sendo que segundo o seu filho, um dos policiais foi seu colega de colégio, e naturalmente o conhecia, razão pela qual, segundo o parlamentar não haveria a menor necessidade de uma abordagem dessa natureza. O vereador Roosevelt Santana pediu aparte, e disse que assuntos relativos à esfera estadual, devem sim ser tratados durante às sessões da câmara, diferente do que disseram os vereadores de oposição, lembrando do caso dos agricultores que atuam nos perímetros irrigados em Itabaiana, que antes não pagavam energia elétrica, e passaram a pagar por sugestão do atual presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, e que, no entanto, de forma contraditória, a oposição na câmara crítica à cobrança de impostos por parte do município. O vereador Moisés Mendonça (PR), também rebateu às críticas do vereador Sinvaldo Góis ao Senador Eduardo Amorim, afirmando que o parlamentar, enquanto Deputado Federal foi considerado o melhor deputado do país, e que, portanto, às críticas não fazem sentido.

O vereador Gustavo Santana (MDB) disse que o prefeito de Itabaiana não tem projetos voltados à população, criticando à candidatura do seu filho a deputado estadual, ironizando como o "Pato e o Patinho" fazendo alusão ao prefeito e seu filho. O vereador disse que a saúde em Itabaiana não funciona, e a ação social enfrenta sérios problemas de gestão.

O vereador João Cândido Sobrinho (PSB) lamentou o acidente ocorrido na noite passada na BR 235 próximo à churrascaria do Pirata, envolvendo um animal e uma motocicleta. O vereador disse que é inadmissível esse primitivismo, onde animais transitam livremente pelas rodovias do estado provocando diversos acidentes, sem que às autoridades tomem às devidas providências. O parlamentar contestou a afirmação do colega Sinvaldo Góis ao dizer que o candidato Jackson Barreto foi bem recebido pelos eleitores no dia de ontem em Aracaju. De acordo com o vereador, essa afirmação não corresponde com a realidade, uma vez que às imagens que circulam em redes sociais mostram exatamente o contrário, que Jackson foi triturado pelos petistas e praticamente expulso do recinto onde ocorria o evento político. O parlamentar também disse que está apresentando um requerimento ao prefeito, para que o município construa uma calçada no terreno ao lado do prédio onde funcionava à secretaria de obras. O vereador cobrou também a retirada da cerca de arame e a construção de um muro no local. A mesma reivindicação o parlamentar fez ao governo federal em relação à CONAB. O vereador João Cândido também fez um apelo ao prefeito Valmir de Francisquinho, para que o mesmo não deixe para implantar à guarda municipal no sete de setembro, dizendo não entender os motivos da demora para o seu funcionamento.

O vereador Paulo Messias (MDB) disse que o que se escuta nos quatro cantos da cidade, é o desfalque na saúde, relatando um fato ocorrido com uma senhora moradora do bairro queimadas, que precisou da autorização da secretária para realização de exames importantes, e que passou a manhã inteira aguardando por ela, e não foi atendida. O vereador disse que na secretaria municipal de saúde, só consegue marcar exames quem tem peixada. O vereador também usou à tribuna para na oportunidade, fazer justiça,  informando que o município está realizando à obra de esgoto no bairro Miguel Teles, que por sua vez, irá gerar muitos benefícios para aquela comunidade. O vereador Wagner Menezes rebateu à crítica do colega à saúde municipal, dizendo que o tomógrafo do hospital regional de Itabaiana, já era pra estar funcionando há um ano e quatro meses, e só agora, por conta do período eleitoral, o governo do estado anuncia que irá colocá-lo para funcionar.

A vereadora Ivoni Andrade (MDB) iniciou o seu pronunciamento se solidarizando com a família de Dona Rosa do Bom Jardim que faleceu na quarta-feira (22/08), ela que foi fundadora do reisado naquela comunidade. A vereadora também lamentou o acidente ocorrido na BR 235 provocado mais uma vez por um animal, em decorrência do descaso das autoridades em fiscalizar às rodovias em nosso estado. A parlamentar também denunciou que segundo constatação do colega Sinvaldo Góis, ao analisar à situação do matadouro municipal, mais de 2300 animais foram abatidos essa semana, rendendo para o município, cerca de R$ 115.000,00, semanais e R$ 460.000,00 por mês, entretanto, segundo a vereadora, não houve prestação de contas por parte do prefeito em relação à destinação deste recurso. A vereadora também criticou a atuação da secretária de ação social, que para a mesma, não apresentou até agora nenhum projeto social em prol da população.

O vereador José Carlos Santana (PR) rebateu às críticas do vereador Gustavo Santana ao prefeito Valmir de Francisquinho, dizendo que o mesmo não tem serviços prestados à população Itabaianense. Para o vereador à oposição critica por criticar, e disse que em função dessa declaração, começa a entender que o vereador Gustavo não mora em Itabaiana. O parlamentar também disse não entender à defesa feita pela oposição aos Teles de Mendonça, atribuindo ao prefeito Valmir de Francisquinho a responsabilidade pelo rompimento ocorrido entre os dois grupos.

O vereador Marcos Oliveira (PTC) enfatizou que o colega Gustavo Santana cobrou na última sessão mais respeito por parte de vereadores que durante os pronunciamentos de colegas, ficam dando risadas e fazendo chacotas, no entanto, percebeu que durante o pronunciamento do vereador José Carlos Santana, o vereador fez a mesma coisa. O vereador também repudiou à ironia feita pelo vereador Gustavo Santana ao prefeito Valmir e seu filho Talyson, quando os apelidou de Pato e Patinho. Marcos Oliveira também respondeu ao radialista Edvanildo Santana, afirmando que nunca disse na câmara que o tomógrafo foi inaugurado há um ano e quatro meses, pois, de acordo com o parlamentar, o mesmo disse apenas que o aparelho ficou um ano e quatro meses encaixotado, e que alguém que defenda atitudes como essa, está trabalhando contra o povo.

Encerrada a sessão ordinária do dia 23/08, o presidente em exercício, vereador Marcos Oliveira, em razão do feriado de 28/08, em que se comemora o aniversário da cidade, convocou nova sessão para a quinta-feira (30/08), em horário regimental.

24.Ago.2018 , atualizado em 24.Ago.2018
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo