REABERTURA DO MATADOURO E PROBLEMAS COM A DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA VOLTAM A SER DISCUTIDOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE ITABAIANA

28.Fev.2019 , atualizado em 28.Fev.2019

A próxima sessão será realizada no dia 07 de março.

Na abertura da sessão ordinária desta quinta-feira (28), a presidente da Câmara Ivoni Lima de Andrade convidou o vereador Marcos Oliveira para fazer a leitura da ata da sessão anterior e as matérias do dia. No grande expediente, o vereador Sinvaldo Gois Teixeira iniciou sua fala solicitando a Secretaria Municipal de Obras e Educação que façam reparos na Escola Nivalda Lima. O parlamentar requisitou que a prefeitura cuide melhor das unidades de ensino da cidade e dos povoados, pois segundo ele, a maioria estão sem condições de funcionamento. O vereador disse ainda que espera que a atual gestão municipal regularize a situação do matadouro. Finalizou o seu discurso pedindo para que a população doe sangue nesse período de carnaval, pois os hospitais necessitam da reposição em seus estoques.

O vereador Moises Mendonça abriu o seu discurso falando sobre a situação das barragens do Jacarecica e Cajaíba que abastecem diversas regiões. O parlamentar falou sobre a dificuldade que a população de Itabaiana tem enfrentado com a precariedade dos serviços oferecidos pela DESO. O vereador questionou ao líder da prefeita Carminha Mendonça sobre os encostos de bancos do Loteamento Jardins que foram retirados nos últimos dias. Em resposta, o vereador João Cândido explicou que a retirada se deu ao fato da mudança da nova logomarca da atual gestão municipal. Moises pediu a secretaria de obras que faça a limpeza dos matos no Loteamento Jardins para atender a solicitação dos moradores.

O parlamentar José Carlos de Santana aproveitou o espaço para ressaltar a legitimidade do exercício do ex-prefeito Valmir. Disse que está aguardando que a justiça seja feita e que o ex-prefeito Valmir retorne forte como o seu povo. Segundo ele, Itabaiana avançou e mudou a sua cara em pouco tempo. Lembrou ainda que o matadouro vem funcionando a mais de 40 anos e nunca parou de funcionar. Paulo Messias solicitou a prefeita Carminha Mendonça o Projeto Saúde Itnerante para beneficiar os moradores dos povoados que não tem acesso a muitos serviços como a população da zona urbana. O parlamentar acredita que a prefeita vai abraçar essa causa. Pediu ainda ao Ministério Público que agilize a abertura do matadouro municipal no intuito de garantir o trabalho de centenas de famílias de Itabaiana.

Wagner Menezes de Andrade lamentou a morte do senhor conhecido como Chico de Maninho que faleceu no Hospital Regional de Itabaiana. Para o vereador, o hospital deveria ter atendido o senhor imediatamente. Pediu que as equipes tenham mais atenção e prestem um melhor serviço a comunidade. O vereador José Roberto dos Santos voltou a falar sobre a problemática do matadouro, pedindo ao governo que conceda as licenças necessárias para a abertura do matadouro como sendo o desejo de todos Itabaianenses. A presidente Ivoni Lima de Andrade disse que pretende marcar uma reunião com o governador de Sergipe para agilizar a questão da abertura do matadouro, respeitando a justiça e dando condições de trabalho dignas para os marchantes e fateiras de Itabaiana.

O Vereador Marcos Oliveira solicitou que no próximo ano, cada vereador indique uma mulher para ser homenageada com a Honraria Heley de Abreu.

PROJETOS APROVADOS  NA ORDEM DO DIA

- Projeto de Lei Nº 22/2019 de autoria do Poder Executivo que autoriza o poder municipal a proceder a cessão, a uso gratuito com encargos de terreno para construção da sede própria da unidade POR UMA ITABAIANA SOLIDÁRIA

- Projeto de Lei Nº 23/2019 de autoria do Poder Executivo que institui o programa de recuperação fiscal-REFIS concede anistia de multa, concede parcelamento e juros tributários e dá outras providências.

- Projeto de Lei Nº 15/2019 de autoria do vereador José Roberto dos Santos e Ivoni Lima de Andrade, reconhece de utilidade pública municipal a associação treinando e formando cidadãos (TFC) e dá outras providências

- Projeto de Lei Nº 18/2019 de autoria do Poder Executivo que altera a Lei Nº 801, de 25 de abril de 1996, para reestruturar o Conselho Municipal de Assistência Social de Itabaiana, SE e dá outras providências.

PROJETOS APROVADOS EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

- Projeto de Lei Nº 02/2019 de autoria da presidente Ivoni Lima de Andrade que indica as quinze mulheres que serão homenageadas com a honraria Heley de Abreu do ano 2019

28.Fev.2019 , atualizado em 28.Fev.2019