CORTE NA EDUCAÇÃO E O IMPACTO PARA A SOCIEDADE FORAM TEMAS NA SESSÃO DESTA QUINTA-FEIRA (16)

16.Mai.2019 , atualizado em 16.Mai.2019

Na sessão desta quinta-feira (16), a presidente Ivoni Lima de Andrade fez a abertura da sessão convidando o vereador Marcos Oliveira para fazer a leitura da ata da sessão anterior. No grande expediente a Reitora do Instituto Federal de Sergipe, Ruth Salas Gama falou sobre os impactos que o corte na educação vai gerar para os institutos federais. Explicou que hoje os institutos oferecem uma educação pública de qualidade. Explicou que em Julho parte das verbas de manutenção muitos serviços poderão ser interrompidos. A reitora falou que os institutos já passaram por dificuldades nos contingenciamento de governos anteriores. Em seguida, o diretor do campus da Universidade Federal de Sergipe de Itabaiana, Marcelo Alves Mendes trouxe um panorama sobre os desafios da educação pública em tempos de crise. Parabenizou a UFS pelos seus 51 anos de fundação. Explicou quais os impactos que o corte vai gerar para Universidade, começando pelo congelamento na educação por 20 anos. Disse que o corte impacta diretamente a operacionalidade e o funcionamento da Universidade. Ressaltou o atual governo tem interesse em desmontar a universidade e enfraquecer os movimentos estudantis. Pediu para que a sociedade some esforços para enfrentar essa causa. Apontou que 715 alunos recebem algum tipo de auxílio para se manter na universidade, representando um terço da universidade. Encerrou a sua fala citando o escritor Paulo Freire que diz que [...] “só se aprende a caminhar, caminhando.”

O parlamentar José Teles falou das lutas e do sonho dos itabaianenses para a instalação da Universidade Federal no município e a importância que ela trouxe para o desenvolvimento de Itabaiana. O vereador Gustavo Américo falou sobre a sua satisfação em ser professor. Ressaltou a sua trajetória a frente de movimentos estudantis. Disse ainda que a sociedade só irá se desenvolver de fato quando um governo investir na educação. O vereador Roosevelt Alves lamentou o fato de usar o momento para falar de corte ao invés de investimentos. Disse que a pauta em questão deve ser tratada de maneira suprapartidária. O vereador João Cândido Sobrinho falou sobre a sua luta enquanto um remanescente do poder legislativo para trazer a Universidade Federal para Itabaiana, bem como o Instituto Federal de Sergipe. Ressaltou a importância das instituições federais para o desenvolvimento do município. Falou sobre as manifestações que aconteceram em Itabaiana e no Brasil em favor da educação. Parabenizou professores e alunos pela luta.

O vereador Marcos Oliveira disse que hoje foi uma manhã inédita para Itabaiana em reunir toda a representação da educação pública no município. Falou que com as novas políticas públicas os filhos do pedreiro e da doméstica tiveram condições para ingressar em uma universidade pública. Ressaltou também sobre a importância da universidade no desenvolvimento sócio cultural de qualquer sociedade. O vereador Wagner Menezes falou que a sociedade estudantil não pode desistir de lutar pelos seus direitos. Lamentou pelos filhos dos agricultores e dos feirantes que poderão ser diretamente afetados com o corte. O parlamentar José Roberto lembrou que há poucos dias a câmara discutiu sobre a construção da quadra do IFS em Itabaiana e agora se deparam com cortes na educação. Pediu para que o Governo Federal reveja seus desmontes e priorize a educação. O vereador José Virtuoso disse que o futuro de uma sociedade começa pela câmara de vereadores. Fez uma crítica ao sistema prisional brasileiro, pedindo para que os presos trabalhem e o governo passe a investir mais na educação. O vereador José Carlos de Santana fez afirmou que acredita que o governo não irá consumar o corte dos 30% na educação. Questionou o diretor do campus de Itabaiana sobre as graves que já aconteceram na universidade. Disse que o país não suportava mais o governo do PT e o Brasil decidiu pela mudança.

A presidente Ivoni Lima de Andrade disse que juntamente com o deputado Luciano Bispo e Fábio Mitidieri, visitaram o Instituto Federal de Sergipe de Itabaiana com o objetivo de lutar por melhorias na estrutura da instituição. Ressaltou que a educação é o maior transformador da sociedade. Frisou os cursos técnicos que são ofertados pelo IFS e os cursos da UFS. Disse que Itabaiana hoje é um grande pólo da educação que recebe alunos de todo estado de Sergipe.  Disse ainda que enviará um documento para o Congresso Nacional relatando tudo que ocorreu na manhã desta quinta-feira (16). Ressaltou que nesse contexto de crise os alunos são os mais prejudicados. Pediu para que todos lutem pela educação e lutem pelo desenvolvimento da sociedade. Parabenizou a reitora do Instituto Federal de Sergipe, Ruth Sales por ser a primeira mulher a ocupar um cargo tão importante na educação.

NA ORDEM DO DIA FORAM APROVADOS POR UNANIMIDADE

EM SEGUNDA VOTAÇÃO

Projeto de decreto de legislativo Nº 07/2019 de autoria do vereador Marcos Vinicius Lima de Oliveira que concede Título ao Cidadão Itabaianense Marcelo Alves Mendes.

EM TERCEIRA VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 44/2019 de autoria do vereador Arivaldo Rezende que dispõe sobre a obrigatoriedade de Petshop, clínicas veterinárias e estabelecimentos do ramo, no âmbito do município de Itabaiana/SE, fixarem cartazes que facilitem e incentivem a adoção de animais e dá outras providências.

Projeto de Lei Nº 53/2019 de autoria do vereador Arivaldo Rezende que institui o dia Municipal do motociclista e do trabalhador motociclista no âmbito do município.

Projeto de Lei Nº 54/2019 de autoria do vereador Arivaldo de Rezende que dispõe sobre a instalação de banheiro químicos adaptados as necessidades de pessoas com deficiência, nos eventos de qualquer natureza no municipal de Itabaiana/Se e dá outras providências.

ASCOM/CMI

16.Mai.2019 , atualizado em 16.Mai.2019