CONFIRA COMO FOI A SESSÃO DESTA QUINTA-FEIRA (06) NA CÂMARA DE VEREADORES

06/06/2019 11:33 - atualizado em 06/06/2019 11:39

CONFIRA COMO FOI A SESSÃO DESTA QUINTA-FEIRA (06) NA CÂMARA DE VEREADORES

Na manhã desta quinta-feira (06), a presidente Ivoni Lima de Andrade fez a abertura da sessão convidando o primeiro secretário, Paulo Messias para fazer a leitura da ata da sessão anterior. No grande expediente, o Técnico de Segurança no Trabalho, Ricardo Alves falou sobre a nova norma regulamentadora para trabalhos em altura. Mostrou as principais causas de acidentes com vítimas fatais na construção civil, como queda, choque e soterramento. Trouxe também dados estatísticos de que mais 60% dos acidentes poderiam ser evitados antes do início da obra. Explicou como a NR-01 instrui os trabalhadores em relação aos equipamentos de segurança.

No grande expediente o vereador José Teles de Mendonça falou sobre os recursos que estão chegando para o município de Itabaiana. Ressaltou que dessa vez tanto o centro da cidade quanto às periferias serão beneficiadas. Falou sobre as cobranças que eram feitas pela região da Moita Formosa e que em breve os moradores dessa localidade terão mais saúde e melhor qualidade de vida. A presidente Ivoni Lima de Andrade agradeceu o carinho dos servidores pela festa surpresa realizada em comemoração ao seu aniversário. A parlamentar ressaltou os aspectos positivos da pavimentação asfáltica nos povoados, levantando a auto-estima dos moradores, gerando bem estar e melhor qualidade de vida. Falou sobre o esforço do Deputado Estadual, Luciano Bispo na busca pela construção do Centro de Convenções e no novo espaço da GETAM. Enfatizou a importância da educação para o desenvolvimento de qualquer sociedade e a importância da valorização do professor. Disse ainda que na próxima sessão o Deputado Estadual Capitão Samuel estará explanando na câmara sobre o tratamento da dependência química.

O vereador Sinvaldo Gois pediu ao município para que não se esqueça de levar asfalto para as periferias da cidade, como as etapas do Bairro Queimadas e Moita Formosa. Segundo o vereador, o ex-prefeito Luciano Bispo trouxe a liberdade e o desenvolvimento de Itabaiana. Falou mais uma vez sobre a superlotação do Hospital Regional de Itabaiana e a responsabilidades dos municípios que não oferecem saúde de qualidade nas unidades básicas de saúde dos municípios. O vereador Gustavo Américo disse que atualmente Itabaiana não tem uma gestão que se preocupe com o bem estar do povo. Ressaltou os problemas existentes na saúde pública. Falou sobre a necessidade de se implementar programas de Combate a Dengue. Segundo o vereador, faltam médicos e remédios nos postos de saúde de Itabaiana.

FORAM APROVADOS POR UNANIMIDADE OS PROJETOS

Projeto de Lei Nº 60/2019 de autoria da presidente Ivoni Lima de Andrade que dispõe sobre o nome da Travessa Ramiro Silva

Projeto de Decreto Legislativo Nº 08/2019 de autoria da presidente Ivoni Lima de Andrade que concede Título de Cidadão Itabaianense a Senhora Maria Hilda de Carvalho e dá outras providências.

EM 2ª VOTAÇÃO:

Projeto de Lei Nº 52/2019 de autoria do vereador Gustavo Américo Máximo que dispõe sobre proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Projeto de Lei Nº 55/2019 de autoria do vereador Arivaldo de Rezende que determina a divulgação de lista descritiva dos imóveis de propriedade do município.

ASCOM/CMI