CONFIRA COMO FOI A 1ª SESSÃO DO SEGUNDO PERÍODO LEGISLATIVO

01.Ago.2019

A presidente Ivoni Lima Andrade fez a abertura da sessão desta quinta-feira (01), convidando o primeiro secretário Paulo Messias para fazer a leitura das matérias que irão tramitar na casa. Em seguida o procurador geral do município, Bruno Rocha Lima fez um pronunciamento representando o prefeito Valmir dos Santos Costa abordando as principais obras realizadas pela administração.

No grande expediente o vereador Sinvaldo Gois fez reivindicações ao município em relação a algumas estradas que estão intransitáveis, pontes que precisam de reparos e escolas que estão abandonadas. Pediu apoio ao governo do estado para a reabertura do matadouro e para reformar as estradas da região. O parlamentar demonstrou o seu desejo na aprovação do projeto que aumenta o número de vereadores de 14 para 17. O vereador José Virtuoso falou sobre o trabalho que desenvolve com crianças carentes do município. Apresentou um vídeo sobre o projeto do Posto de Saúde e Acolhimento Animal que será construído em Itabaiana. O parlamentar João Cândido Sobrinho disse que o Posto de Saúde e Acolhimento Animal será muito importante para Itabaiana, no entanto, teme que a obra não seja efetivada como outros projetos que não foram concluídos no município. Falou também sobre o marketing que é divulgado sobre as obras espalhadas pelo município que muitas vezes não refletem a realidade.

O vereador Paulo Messias falou sobre a problemática da dengue no município, pedindo a Secretaria de Saúde que tome medidas mais eficazes no combate a dengue. O parlamentar visitou alguns povoados e disse que ouviu reclamações de vários moradores sobre a falta de limpeza pública nos terrenos e ruas da localidade, contribuindo para a proliferação do mosquito. O parlamentar Moises Mendonça enfatizou que o homem do campo nunca foi valorizado como está sendo na gestão do prefeito Valmir de Francisquinho. Falou que depois de 128 anos, os povoados viram benefícios da administração pública. O vereador Roosevelt Alves pediu aos parlamentares que tenham bom senso ao se pronunciarem e reconheçam os bons feitos da gestão do prefeito Valmir dos Santos Costa no município. Falou sobre a problemática da mobilidade urbana. Demonstrou o seu desejo em realizar uma audiência pública para tratar sobre o assunto para que Itabaiana seja uma cidade mais desenvolvida no futuro.

O vereador Gustavo Américo reafirmou o seu apoio na aprovação do projeto que pretende aumentar o número de vereadores de 14 para 17. Ressaltou a representatividade do povo como a principal causa desse aumento. Solicitou a construção de escola no Bairro da Moita Formosa. Enfatizou ainda que o prefeito Valmir dos Santos Costa não se preocupa com a mobilidade urbana do município. O parlamentar Arivaldo de Rezende criticou o projeto que prevê o aumento do número de vereadores de 14 para 17. Afirmou que os colegas vereadores estão com medo de disputar as eleições. Falou sobre a falta de policiamento em Itabaiana após as 22h. O vereador José Carlos de Santana criticou o vereador João Cândido pelo pronunciamento realizado na sessão de hoje ao se referir as obras que a administração pública tem realizado. Falou sobre a luta do prefeito Valmir de Francisquinho pela abertura do matadouro municipal.

O parlamentar José Teles de Mendonça falou disse que todas as obras que foram iniciadas serão concluídas na gestão do prefeito Valmir. Relatou que muitos ainda não se conformam com a vitória do atual gestor do município. Afirmou que alguns vereadores não querem que as obras aconteçam.  Pediu ao Ministério Público que apresente o relatório que foi realizado na visita técnica ao Matadouro Municipal. O vereador Marcos Oliveira falou sobre as mobilizações e pesquisas e em Itabaiana que são contrárias ao aumento do número de vereadores. Desejou um bom trabalho a todos nesse segundo período legislativo. Disse também que as pavimentações e saneamento básico são as grandes marcas da gestão do Prefeito Valmir dos Santos Costa.

A presidente Ivoni Lima de Andrade parabenizou a equipe da Endagro pela realização do evento em comemoração ao dia do agricultor no Povoado Bom Jardim, mobilizando agricultores de toda a zona rural de Itabaiana com palestras, exposições, dentre outros. Falou também sobre a importância do Programa Planifica SUS e a parceria do governo do estado com o município. Ressaltou também a sua luta em prol da reabertura do Matadouro Municipal.

ASCOM/CMI

01.Ago.2019