ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

CÂMARA PROMOVE DISCUSSÃO SOBRE A PROBLEMÁTICA DA CAUSA ANIMAL EM ITABAIANA

05.Set.2019


Na manhã desta quinta-feira (05), a presidente Ivoni Lima de Andrade fez a abertura da sessão convidando o vereador Marcos Oliveira para fazer a leitura da ata da sessão anterior e das matérias que irão tramitar na casa. No grande expediente a representante da (ELAN) Educação e Legislação Animal, Nazaré Moraes falou sobre a causa animal em Itabaiana e no estado. Abordou a necessidade de todos os municípios terem seus postos de saúde veterinária em prol da saúde de toda população. Apontou que a maioria dos acidentes ocorrem pelo abandono de animais nas ruas e rodovias. Disse que a prefeitura não tem nenhuma política pública voltada para a casa animal. Ressaltou as péssimas condições do abrigo de animais e disse que a ELAN é contra a forma que os animais são acolhidos no abrigo. Pediu para que os vereadores utilizem do poder para mudar a realidade da causa animal em Itabaiana.

A Presidente Ivoni Lima de Andrade disse que o município que investir na causa animal, investe também na saúde humana.  Citou um caso de calazar que ocorreu no povoado Ribeira em Itabaiana e até hoje ninguém da Secretaria Municipal de Saúde apresentou quais foram as ações e os cuidados realizados nessa localidade. Falou sobre a sua participação no Conselho Municipal do Meio Ambiente e fez uma crítica a gestão municipal por tornar “Itabaiana Cinza”. Segundo a presidente, a atual gestão tem destruído muitas árvores no município, em pleno mês que se comemora o dia da árvore. Disse que a prefeitura não pode ter dois discursos, ou se planta ou se derruba as árvores.

O vereador Paulo Messias denunciou o município por estar há 3 meses sem fazer o repasse da subvenção a Filarmônica Nossa Senhora da Boa Hora em Itabaiana. Falou sobre reclamações de moradora que cobrou do parlamentar a falta de saneamento básico em algumas ruas. Trouxe o caso de um homem que foi em busca de medicação na Secretaria Municipal de Saúde e não conseguiu. Segundo ele, a medicação não foi concedida porque o homem é eleitor do ex-prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo.  O parlamentar Sinvaldo Gois falou sobre a falta de medicação nos postos médicos do município. Agradeceu aos povoados por ter apontado o parlamentar Sinvaldo Gois como um dos melhores nomes para as eleições 2020. Parabenizou o presidente da ALESE, Luciano Bispo pela reforma da Assembleia e pela revolução que fez na política de Sergipe.

O vereador Arivaldo de Rezende afirmou que os parlamentares que querem aprovar o aumento do número de vereadores de 14 para 17, estão com medo de não serem reeleitos. Parabenizou o Ministro Sérgio Moro pelo trabalho que vem desenvolvendo no país. Parabenizou também o novo delegado de Itabaiana e a equipe da Caatinga que está atuando na região. O parlamentar Gustavo Américo convidou a população para a “Cãominhada” que será realizada neste domingo (08), pela Associação dos Bichos Carentes de Itabaiana (Abcita). Fez uma defesa sobre os animais e a natureza, ressaltando sobre a importância da conscientização ambiental. Pediu à prefeitura que atenda as camadas mais carentes do município. Disse que tem recebido denúncias de que têm faltado medicações básicas nos postos de saúde, além de fraudas descartáveis e médicos.

O parlamentar Moises Mendonça Mota falou sobre as denúncias maldosas feitas por alguns parlamentares sobre o caso de uma pessoa que sofreu um infarto. O vereador disse que tentaram atribuir esse fato lamentável a Secretaria de Saúde do município. O parlamentar Marcos Oliveira disse que tem presenciado muita hipocrisia política e oportunismo por parte de alguns vereadores ao usarem a tribuna. Disse ainda que o parlamentar Sinvaldo Gois poderia pedir desculpas aos servidores do posto médico que o mesmo acusou de negligência médica. Pediu mais segurança para o Povoado Matapoã, onde têm acontecido diversos roubos e furtos.

FORAM APROVADOS EM 1ª VOTAÇÃO

PROJETO DE LEI Nº 78/2019 de autoria do vereador Marcos Oliveira que cria o Composta Itabaiana/SE, programa de incentivo à prática de compostagem de resíduos orgânicos doméstico em domicílio, em instituições públicas ou privadas e condomínio residenciais.

PROJETO DE LEI Nº 79/2019 de autoria do vereador Arivaldo de Rezende institui o Programa de Atendimento Médico as Creches Municipais e dá outras providências.

EM 2ª VOTAÇÃO

PROJETO DE LEI Nº 61/2019 de autoria do vereador Gustavo Américo Máximo Santana Costa que dispõe sobre a criação da Câmara Mirim em Itabaiana/SE e dá outras providências.

PROJETO DE LEI Nº 81/2019 de autoria do vereador Wagner Menezes de Andrade que dispõe sobre a política municipal de Promoção de Campanha de Conscientização contra a Dengue, Zika, e Chikungunya em farmácias de nosso município.

EM 3ª VOTAÇÃO

PROJETO DE LEI Nº 72/2019 de autoria do vereador José Teles de Mendonça que dispõe sobre o nome da Praça Manoel de Oliveira Santos  (Mané de Dona)

PROJETO DE LEI Nº 76/2019 de autoria do vereador Arivaldo de Rezende que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a 300 metros dos cemitérios do município de Itabaiana/SE no dia que se celebra o dia dos finados.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 17/2019 de autoria do vereador Roosevelt Alves de Santana que concede o título de cidadão itabainense ao Sr. José Dácio dos Santos e dá outras providências.

VOTAÇÃO ÚNICA

Requerimento Nº 08/2019 de autoria do vereador José Teles de Mendonça que requer que a Agência do Bradesco S/A de Itabaiana/SE cumpra a Lei 1.726/13, que versa sobre a instalação de porta giratória de segurança.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO Nº 28/2019 de autoria do vereador Marcos de Oliveira que congratula o Grupo Frangos da Serra MTB pela realização do 3º Trilhão ocorrido no dia 25 de agosto de 2019.

 

 

 

05.Set.2019
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo