CONFIRA COMO FOI A SESSÃO DESTA TERÇA-FEIRA (17) NA CÂMARA DE VEREADORES

17.Set.2019

Na manhã desta terça-feira (17), a presidente Ivoni Lima de Andrade fez a abertura da sessão convidando o vereador Wagner Menezes para fazer a leitura da ata da sessão anterior e das matérias que irão tramitar na casa. No grande expediente o economista e superintendente do Programa Estadual de PPPs, José de Oliveira Júnior falou sobre o objetivo do Programa de Parcerias Público-privadas de Sergipe, adentrando no assunto do CEASA de Itabaiana. Em seguida, os vereadores partilharam suas dúvidas e considerações a respeito da abertura e do funcionamento do CEASA.

No grande expediente o vereador Sinvaldo Gois falou sobre uma nota do jornal coerente que concederá ao parlamentar o título de melhor vereador de Sergipe. Disse que está a favor e lutando para a reabertura do matadouro municipal. Ressaltou que foi eleito para estar a serviço do povo nas comunidades carentes ajudando quem mais precisa. O vereador José Virtuoso criticou o vereador Sinvaldo Gois pelo falso marketing divulgado para a sociedade. A presidente Ivoni Lima de Andrade falou sobre a grandiosidade da 5ª Bienal do Livro de Itabaiana desde a sua abertura com o show artístico da cantora sergipana Amorosa até o encerramento com a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, ressaltando a participação de turistas de várias partes do Brasil. Parabenizou o presidente da ALESE, o deputado estadual Luciano Bispo de Lima e sua esposa Roseli Andrade que está trazendo para as comunidades dos povoados de Itabaiana um projeto de valorização da cultura com apresentações folclóricas, teatro, cuidados com a beleza das mulheres e diversos exames e testes rápido. Ressaltou que a Moita Formosa precisa de escolas, postos médicos e asfalto, bem como o Bairro Miguel Teles de Mendonça.

O vereador João Cândido Sobrinho falou que o gestor municipal está tentando desmoralizar o trabalho da câmara de vereadores, referindo-se ao decreto que anula projeto de gratificação salarial proposto pela ex-prefeita Carminha Mendonça, aprovado pelos vereadores na presença de diversas categorias. Segundo o vereador, o prefeito Valmir está negando a constituição e mandando no município. O parlamentar Wagner Menezes disse que todos os vereadores foram indicados pelo Jornal Coerente para receber prêmio de melhor vereador. Desmentiu o vereador Sinvaldo Gois sobre o caso de paciente que faleceu em posto médico de saúde. Disse ainda que a maior resposta de que a gestão do prefeito Valmir tem dado certo foi a sua reeleição no município e a eleição do seu filho como o deputado mais votado de Sergipe. O vereador Moises Mendonça parabenizou a organização da 5ª edição da Bienal de Itabaiana. Ressaltou que no entendimento dele, o superintendente do Programa Estadual de PPPs, Oliveira Junior não trouxe nenhuma resposta para a casa.

O vereador Marcos Oliveira que a participação de Oliveira Junior não trouxe clareza para a casa. Disse que esperava uma maior agilidade na inauguração do CEASA. Ressaltou a importância do Projeto de Lei Nº 87/2019 de autoria do Poder Executivo que autoriza exploração dos serviços do Matadouro Municipal (Abatedouro/frigorífico) pela iniciativa privada, sob a forma de concessão e dá outras providências.

O vereador José Roberto dos Santos parabenizou a organização da Bienal do Livro de Itabaiana que mobilizou milhares de pessoas de Sergipe e de outros estados. Finalizou o seu pronunciamento demonstrando o seu repúdio pelo decreto enviado pelo poder executivo. O vereador Roosevelt Santana parabenizou a organização da Bienal por ter recebido milhares de pessoas durante a programação. Disse que os vereadores não podem usar dois pesos e duas medidas, pois o reajuste salarial proposto pela ex-prefeita Carminha Mendonça foi realizada através de decreto e não de projeto de lei.

O vereador José Carlos de Santana pediu para que a sociedade apóie e usufrua do Shopping Peixoto. O parlamentar disse que os vereadores estão na câmara para reparar se houve ou não abuso de poder com o projeto enviado pelo poder executivo para revogar gratificação de categoria. Reforçou que é preciso que haja responsabilidade na administração pública. Disse que Valmir tem responsabilidade e vontade de fazer Itabaiana crescer.  Falou ainda que não se consegue medir o número de pessoas que estão sendo afetadas pelo fechamento do matadouro.

NA ORDEM DO DIA FORAM APROVADOS:

1ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 87/2019 de autoria do Poder Executivo que autoriza exploração dos serviços do Matadouro Municipal (Abatedouro/Frigorífico) pela iniciativa privada, sob a forma de concessão e dá outras providências.

3ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei complementar Nº 07/2019 de autoria do Poder Executivo que altera os itens XX e XXXII do Anexo III da Lei Complementar nº 10/2009 e dá outras providências.

Projeto de Lei Nº 79/2019 de autoria do vereador Arivaldo de Rezende que institui o programa de atendimento médico nas creches municipais e dá outras providências

Projeto de Decreto Legislativo Nº 19/2019 de autoria do vereador Paulo Messias Santos que concede Título de Cidadão Itabaianense a Sra. Vereadora Ivoni Lima de Andrade e dá outras providências.

DUAS SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS

17.Set.2019