CONFIRA COMO FOI A SESSÃO DESTA QUINTA-FEIRA (28)

28.Nov.2019 , atualizado em 28.Nov.2019

Na manhã desta quinta-feira (28), a presidente Ivoni Lima de Andrade fez a abertura da sessão convidando o primeiro secretário substituto João Cândido para fazer a leitura da ata da sessão anterior e das matérias que irão tramitar na casa. No grande expediente o vereador Sinvaldo Gois prestou a sua solidariedade ao colega vereador Paulo Messias que se encontra hospitalizado. Pediu a limpeza das etapas do Bairro Queimadas e no Bairro Moita Formosa. Solicitou também a construção de uma quadra no Povoado Ribeira para dar condições da juventude praticar esporte e outras atividades. Convidou a sociedade para participar da feijoada beneficente da abcita. Afirmou que só depois de suas cobranças a prefeitura começou a fazer a limpeza das praças. Orientou os mototaxistas a se organizarem em categoria para exigir os seus direitos no município. Pediu também mais segurança da SSP nos povoados de Itabaiana.

O Vereador Arivaldo de Rezende fez uma crítica aos falsos ativistas da causa animal em Itabaiana. Desejou que o colega Paulo Messias se recupere o mais o breve possível. Pediu para que o vereador que disse que no município não tem remédio e nem vaga para consultas, que traga a lista das solicitações que ele resolverá tudo. Afirmou que o colega vereador só sobe a tribuna para falar mentiras.

O parlamentar Marcos Oliveira convidou os pares e a sociedade de Itabaiana para participar de mais duas inaugurações de obras no município que serão realizadas domingo pela manhã: a creche no Bairro Miguel Teles e a algumas ruas que serão entregues a comunidade. Prestou sua solidariedade ao parlamentar Paulo Messias, demonstrando a sua preocupação com a saúde do colega vereador. Falou sobre os prejuízos que as empresas tem causado no município com o esgotamento sanitário.

O vereador João Cândido Sobrinho disse que apesar das obras de esgotamento sanitário serem uma das maiores que o município já teve, elas tem causado transtornos a muitos populares. Informou aos pares que muitas placas de identificação do Luiz Gonzaga estão apagadas, dificultando a visualização das informações para as pessoas. Falou sobre as ações de arborização no município que merecem vim acompanhadas de estruturas, além de solicitar o plantio de novas árvores. Ressaltou que o município precisa dar a proteção necessária quando for plantar árvores na cidade, além de irrigação.

O parlamentar José Roberto sugeriu que no próximo plano diretor seja inserida a plantação de uma árvore em cada casa construída. Falou sobre reunião que irá acontecer nesta sexta-feira com a SMTT, dentre as pautas estão a regulamentação do transporte escolar no município. Falou sobre as emendas da LOA, sugerindo a construção de uma UPA 24h para dar mais saúde e agilidade no atendimento do cidadão itabaianense. Lamentou o fato do vereador Paulo Messias não poder ser atendido com um plano de saúde.

O vereador Roosevelt Santana informou que as obras do Estádio Etelvino Mendonça já foram iniciadas. O governo fez um termo emergencial e dessa forma, espera que no campeonato do ano que vem as obras estejam concluídas.  Ressaltou que a gestão do prefeito Valmir já reformou 90% das unidades de ensino do município. Em relação ao que tem acontecido com a categoria dos professores do estado, o vereador fez uma comparação a categoria municipal de Itabaiana que nunca mais precisou ir para as ruas demonstrar a sua insatisfação. Defendeu que quando o município inaugura praças arborizadas, também está contribuindo com o meio ambiente. O parlamentar disse que desconhece outro município que tem realizado o número de obras de Itabaiana.

A presidente Ivoni Lima de Andrade agradeceu a vereadora Emília Correia pelo convite que recebeu para palestrar na Câmara Municipal de Aracaju sobre o feminicídio no estado. Disse que irá se juntar com a delegada Josefa e com outras mulheres da sociedade para lutar pela causa da mulher no município e pedir a secretaria de ação social que reabra o Centro de Referência da Mulher-CREAM. Parabenizou o Colégio Estadual Murilo Braga pelos 70 anos de história e prestação de serviços a Itabaiana e ao estado de Sergipe. Falou também sobre a importância dos cursos profissionalizantes que pretende trazer junto ao governo do estado para a juventude do município. Defendeu ainda a categoria dos professores, ressaltando que a luta dos docentes por melhores condições de trabalho e valorização, deve ser refletida na qualidade do ensino para os alunos.

FORAM APROVADOS

1ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 80/2019 de autoria do vereador José Carlos de Santana que propõe o projeto de Lei “Jeane Pinto Almeida”, dispõe sobre criação de uma rede de proteção a mulher vítima de violência em nosso município.

2ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 113/2019 de autoria do Poder Executivo que autoria o Poder Executivo Municipal a doar área pública ao Consórcio Público de Saneamento Básico Agreste Central do Estado de Sergipe destinada a implantação das políticas públicas previstas na política pública, na Política Nacional de Resíduos Sólidos e dá providências correlatas.

Projeto de Lei Nº 117/2019 de autoria do vereador José Teles de Mendonça que dispõe sobre a revogação de parte do item I do art. 2º da Lei nº 1.726 de 17 de dezembro e dá outras providências.

Projeto de Lei Nº 118/2019 de autoria da presidente Ivoni Lima de Andrade que dispõe sobre o nome da Rua Estrada do Transmissor, Bairro Miguel Teles de Mendonça, anexo ao Loteamento Santo Antônio, com início na Rua São Pedro, entre as quadras (G e 23), (J e 24) e (P e 24) e finalizando em sítios agrícolas passará a denominar-se de Rua Cornélia dos Santos.

28.Nov.2019 , atualizado em 28.Nov.2019