ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

CONFIRA COMO FOI A SESSÃO DESTA QUINTA-FEIRA (27/02)

27.Fev.2020 , atualizado em 27.Fev.2020


Na manhã desta quinta-feira (27), a presidente Ivoni Lima de Andrade fez a abertura da sessão convidando o primeiro secretário substituto, Marcos Oliveira para fazer a leitura da ata da sessão anterior e das matérias que irão tramitar na casa. No Grande Expediente o vereador José Virtuozo da Silva Filho fez uso da tribuna para parabenizar o gestor municipal pelo excelente serviço prestado em Itabaiana, especialmente nos povoados. Para ele, é notória a diferença e o desenvolvimento da zona rural, o que muito o orgulha. Em seguida, o parlamentar Sinvaldo Gois denunciou a situação da segurança e da saúde dos povoados, pois, segundo ele, é alarmante e tem prejudicado o trabalhador. Por fim, relatou que o trânsito do município está caótico e que algo precisa ser feito para resolver a situação.

O vereador Marcos Vinícius Lima de Oliveira disse que contra fatos não há argumentos. Logo, é possível que a verdade seja mutável, mas os fatos não. Com essa afirmativa, ele rebateu o pronunciamento de Sinvaldo Gois, ressaltando que a atual administração fez e faz obras importantes em Itabaiana.  Marcos terminou sua fala refletindo que a mentalidade do Itabaianense, hoje, está diferente. Sendo assim, as velhas práticas políticas, a exemplo da agiotagem, não é mais o que decide uma eleição. Hoje o que faz a diferença é o trabalho. A gestão municipal, no que se diz respeito as obras do bairro Miguel Teles, também foi parabenizada pelo parlamentar Paulo Messias, contudo, o mesmo usou seu espaço de fala para cobrar a finalização da obra. Segundo o próprio, a empresa responsável foi embora e deixou a obra inacabada. Os parlamentares João Cândido, José Roberto e Sinvaldo Góis concordaram e cobraram a finalização.

A presidente da Casa, Ivoni Andrade, iniciou sua fala parabenizando o Deputado Luciano Bispo pela reeleição na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe - ALESE. Posteriormente, lamentou a falta de acessibilidade nas instituições do município, sobretudo nas escolas, afirmando que a Câmara foi reformada em sua gestão, justamente para dispor de um ambiente acessível. Sua fala foi finalizada com um apelo para que seja discutido projetos e ações que beneficiem o povo e não apenas discussões rasas, regadas de ofensas pessoais. Com uma linha de pensamento parecida com a de Ivoni foi iniciada a fala do parlamentar Moisés Mendonça. Ele afirmou que a lei do trabalho é a que impera, hoje, em Itabaiana. A prova disso, segundo o próprio, é o resultado das urnas, onde o fanatismo foi diminuído, em prol da razão e do voto consciente. 

O vereador José Carlos utilizou seu espaço de fala para defender a gestão municipal das críticas recebidas, pontuando que há obras por todo município e cobrando mais respeito entre os vereadores. O parlamentar João Cândido reclamou a respeito das obras não finalizadas por parte da prefeitura, deixando as ruas desorganizadas e sem acabamento. Sobre o trânsito, ele pontuou que as obras são necessárias, mas que a situação está caótica e que com uma simples organização da SMTT esse transtorno pode ser minimizado, uma vez que não há sinalização e esse é um papel do referido órgão. Posteriormente, o vereador Carlos Vagner Ferreira de Santana falou que ocorreu uma reunião com o diretor da obra da DESO, juntamente com a administração municipal e os Agentes de Trânsito para realizar um planejamento correto. Contudo as empresas não agiram conforme o acordado. Aproveitou o momento para falar da prisão do atual gestor que, segundo ele, foi preso devido a perseguição politica. Nesse momento, os parlamentares Wagner Menezes e Marcos Oliveira realizaram uma intervenção na fala do mesmo, na qual pontuaram que a prisão ocorreu contrariando a ideia em que não há crime sem provas e decisão julgada. A prova da última afirmativa, para eles, foi justamente a soltura quando não encontraram consistência e motivos para manter a prisão. 

O vereador José Roberto Oliveira lamentou o falecimento do Sr. Selino, prestando solidariedade a todos os familiares. Falou que a SMTT está precisando de uma direção mais eficiente, pontuando, também, que a sinalização é necessária para minimizar os efeitos das obras da DESO. Ele lembrou sobre a reunião do Conselho de Meio Ambiente, ressaltando que a população deve procurar a Secretaria do Meio Ambiente para a aquisição de mudas de árvores que não prejudiquem as calçadas. Disse que foram nomeadas 4 pessoas para fazer o reflorestamento das nascentes e regiões de matas de Itabaiana. Pediu que todos os colegas parlamentares votem favoravelmente ao Projeto de Lei 01/2020 de sua autoria, intitulado IPTU Verde, alertando que o meio ambiente precisa de nossa atenção e que os incentivos fiscais para quem plantar árvore em casa será um excelente caminho. 

Colocado para votação, no entanto, o projeto não foi aprovado. A justificativa foi que  o projeto é inconstitucional, uma vez que o legislativo não pode gerar gastos, mesmo que indiretos, que não estejam previstos no orçamento. Entretanto, mesmo sem aprovação, a ideia foi parabenizada por todos.

Votos a favor: Ivoni Andrade, Paulo Messias, Sinvaldo Góis, José Roberto, João Cândido, Fábio de Jesus. Votos contra: Marcos Oliveira, Carlos Vagner, Wagner de Menezes, Moisés Mendonça, José Teles, José Virtuozo, José Carlos Santana. 

 

27.Fev.2020 , atualizado em 27.Fev.2020
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo