CONFIRA COMO FOI A SESSÃO DESTA QUINTA-FEIRA (12)

12.Mar.2020 , atualizado em 12.Mar.2020

Na sessão de hoje, estiveram presentes os Senhores Vereadores: Ivoni Lima de Andrade (Presidente), Paulo Messias Santos (1º Secretário), Sinvaldo Gois Teixeira (2º Secretário), Moisés Mendonça Mota, José Roberto Oliveira dos Santos, João Cândido Sobrinho, Wagner Menezes de Andrade, José Virtuozo da Silva Filho, José Teles de Mendonça, Marcos Vinicius Lima de Oliveira, Carlos Vagner Ferreira de Santana e José Carlos de Santana. Ausente o Vereador Arivaldo de Rezende por motivo justificado e Fábio de Jesus. Havendo número regimental a Sra. Presidente declarou aberta a presente sessão autorizando o 1º Secretário substituto fazer a leitura da ata anterior, que após lida, foi submetida em discussão, não havendo quem discutisse foi aprovada por unanimidade dos presentes.

No Grande Expediente o vereador José Roberto Oliveira fez uso da tribuna para falar sobre o os riscos do novo corona vírus, realizando um apelo para que a Secretária de Saúde Municipal tome providências para que sejam feitas campanhas de prevenção, uma vez que somos uma cidade com muitos caminhoneiros, o que aumenta o risco de contaminação. Ivoni Andrade, Moisés Mendonça e João Cândido parabenizaram o seu pronunciamento, ressaltando que a temática é muito pertinente. O vereador Sinvaldo Gois Teixeira parabenizou o deputado Luciano Bispo, pelo seu aniversario que será no dia de amanhã e realizou diversas críticas à Administração Municipal, em especial a questões que envolvem obras em povoados e saúde pública.

O parlamentar José Virtuozo comunicou que realizou uma viagem a um hospital veterinário em São Paulo, objetivando conhecer as dependências para aproveitar o que for útil na construção do hospital de Itabaiana. Falou, também, de uma indicação de sua autoria que foi criticada, uma vez que foi divulgado na mídia que a tal indicação tinha intenção de multar a população. Ele afirmou, contudo, que sua intenção era somente para que a guarda Municipal fizesse um trabalho de conscientização da população. Aparteado por João Cândido, este último pontuou a respeito da relevância dessa indicação para a nossa cidade e complementando disse que se deve incluir nessa indicação para que a SMTT também exerça esse trabalho.

O vereador Wagner Menezes de Andrade falou sobre a entrevista da delegada Daniele Garcia, que tratou, também, da prisão do prefeito Valmir de Francisquinho. Aparteado por José Teles que disse que lamentavelmente o atual prefeito foi preso por conta de questões políticas e não de ilegalidades. Wagner Menezes finalizou sua fala exaltando o gestor pelos trabalhos realizados em nosso município, em especial a Associação dos Universitários, que com o aumento da subvenção conseguirá continuar prestando um excelente serviço. A Vereadora Ivoni Lima de Andrade ressaltou a importância de discutir novamente a proposta de Emenda à Lei Orgânica para o aumento de 14 para 17 vereadores, seu argumentou foi que o aumento impactaria em uma maior representatividade. Comentou, também, acerca da importância de receber o prêmio “Deputada Quintina Diniz” pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. Ivoni disse que na atual gestão há falta de informações no que se diz respeito a saúde e ação social, contudo, anteriormente se algum vereador fizesse alguma reclamação, de imediato ia buscar esclarecimentos.

O parlamentar Moisés Mendonça Mota fez uma analise sobre a empresa DESO que, segundo ele, traz um serviço com falta de qualidade para os Povoados. Para Moisés, mesmo assim a conta chega alta, mas o serviço é raro. Ele disse que esta casa deve levar essa situação ao MP para que, no mínimo, sejam canceladas as cobranças das regiões que não recebem de fato o serviço.  Por fim, disse que a atual gestão deu um olhar especial ao povo do campo. O vereador José Carlos de Santana iniciou sua fala afirmando que o parlamentar deve defender o povo. Finalizou falando sobre o assunto do processo de mais representatividade nesta casa com o aumento do número de vereadores para 17, fez o pedido ao líder do Prefeito, pontuando que isso é um direito do povo de Itabaiana.

Em seguida, o vereador Marcos Vinícius Lima de Oliveira falou que a politica serve para melhorar a vida do povo, por isso, estava convidando todos os Itabaianenses para inaugurações que irão ocorrer no dia 15 no povoado Taboca. Rebateu o pronunciamento de Sinvaldo Gois que havia dito que os garis estavam impedidos de, no tempo de 15 min, lanchar. Disse que anteriormente os garis estavam impedidos de comer, uma vez que eles não recebiam seus salários em dia. Criticou a segurança pública, ressaltando que a cada 5 anos deve-se alterar o sistema de segurança, pois a criminalidade migra para regiões com menos segurança, como para os povoados.

Por fim, o vereador José Teles falou sobre a entrevista da delegada Daniela Garcia, que falou da prisão do prefeito. Disse que espera que esse caso seja resolvido e a justiça seja feita. Falou sobre o coronavírus e a necessidade que os Brasileiros, o mais rápido possível, tome providências para prevenir a disseminação desse vírus. Exaltou, também, as inaugurações que serão realizadas pela atual gestão no Povoado Taboca. O parlamentar João Cândido Sobrinho falou das necessidades da população, especialmente no Povoado Queimadas. Finalizou sua fala realizando um apelo quanto a questão do reajuste salarial dos servidores que não receberam aumento salarial, fazendo um convite à Presidente do SEPUME, para fazer esclarecimentos a esse assunto.

12.Mar.2020 , atualizado em 12.Mar.2020