CONFIRA COMO FOI A SESSÃO DESTA TERÇA-FEIRA (17/03)

17.Mar.2020 , atualizado em 17.Mar.2020

PALESTRA SOBRE O SEPUME

A presidente do SEPUME, Janicleide Carvalho Silva, esteve na Câmara, objetivando prestar contas acerca das movimentações do sindicato. Em seu relato, além de relatar todas as conquistas dos últimos anos, ela evidenciou que não conseguiu entrar em consenso com a prefeitura a respeito do reajuste, pontuando que ontem, 16/03, o jurídico do município a informou que não haverá o aumento solicitado, assim como, que o projeto sobre o plano de carreira dos servidores não foi enviado para a câmara e não houve retorno.

A presidente da Casa, vereadora Ivoni, parabenizou a participação de Jane e pontuou que acredita, verdadeiramente, que a luta precisa ser isenta politicamente para avançar, em que pese, sem união não é possível chegar a nenhum lugar. Em seguida, o parlamentar João Cândido agradeceu a vinda, especialmente porque ele quem levantou a questão na tribuna, solicitando um posicionamento dela sobre a situação dos servidores. O vereador Sinvaldo Góis expôs que todos os dias ouve reclamações não só quanto a questão salarial, como também sobre enrijecimento das condições de trabalho, a exemplo dos garis que não podem, segundo ele, lanchar durante o trabalho.

Em resposta as colocações de Janicleide Carvalho, o líder da bancada da gestão municipal, Marcos Oliveira, parabenizou as colocações pacíficas da mesma, pontuando que, a seu gosto, realizaria muito mais aumento do que já fizeram. Contudo, assim como prefeito, ele acredita que é preciso ter responsabilidade fiscal com o que se é feito, logo, tudo precisa ser realizado dentro da legalidade e do que se é possível, para que os servidores recebam todos os meses e não passem meses sem receber, como em outras gestões. Afirmou que o projeto do plano de carreiras está pronto e aguardando apenas o momento ideal para ir a câmara. Finalizou sua fala lembrando que a situação do coronavirus está demandando muita atenção, por isso, é preciso ter compreensão.

Em sintonia com a fala de Marcos, o parlamentar Moisés Mendonça ressaltou a importância da vinda dela para mostrar, além de tudo que os outros colegas pontuaram, que ela conseguiu avanços importantes, que foram possíveis, também, pela postura democrática do gestor, que sempre esta disposto a ouvir. O vereador Carlos Vagner relembrou que em 2013 o SEPUME solicitava 12% de reajuste, mas teve 8%, em um ano que o estado concedeu apenas 5%. No tempo, pediram para que ele votasse contra, para que ganhassem tempo para conseguir os 12%, mas mesmo sendo oposição ele votou favorável, porque sabe das responsabilidades fiscais que é necessário ter nas gestões.

Wagner Menezes, parlamentar da casa, realizou uma crítica aos parlamentares que estão se aproveitando dessa temática para politizar a situação. Para ele, é fácil produzir comentários que inflamam a população, sem analisar o porque de cada coisa acontecer. O vereador José Teles de Mendonça fez uma retrospectiva de tudo que aconteceu nos últimos anos, afirmando que o medo é que o servidor passe meses sem receber, por isso cada aumento é pensado e executado com cautela para que os pagamentos sejam realizados. O parlamentar José Virtuoso parabenizou a fala e pediu compreensão, uma vez que atualmente o foco realmente está sendo o coronavirus. O vereador Fábio de Jesus iniciou sua fala pontuando que está cansado de alguns discursos incoerentes e que está sempre atento, disposto a lutar, de fato, pela classe. Após isso foi encerrada a participação do SEPUME.

Continuação da sessão

O vereador Sinvaldo Gois Teixeira fez críticas a quem defende o prefeito e não a população. O parlamentar Marcos Oliveira falou sobre as decisões tomadas para prevenção da transmissão do coronavírus, informando quais são. Pediu também a presidência desta casa que tome providências para que medidas sejam tomadas na Câmara de Itabaiana. O vereador Moisés Mendonça Mota enalteceu a atual gestão, especialmente por conta da realização das obras no Povoado Taboca. A presidente Ivoni lima de Andrade falou da sua preocupação sobre o vírus. Sobretudo que precisamos investir mais na saúde pública. Agradeceu ao Dep. Fabio Mitidieri por enviar mais de 700 mil reais em verbas para nosso município nesse momento de crise. O vereador José Roberto Oliveira dos Santos falou da sua preocupação com a situação do planeta. Indicou que, tendo em vista as decisões do Presidente do Brasil, a atual gestão repasse o décimo terceiro e o auxílio alimentação para os servidores, visando que a moeda gire.

O parlamentar Carlos Vagner Ferreira de Santana exaltou as obras realizadas no povoado Taboca e mostrou sua preocupação quanto a crise mundial devido ao coronavírus. O vereador Fábio de Jesus também falou da inauguração de obras no Povoado Taboca. Ele afirmou a necessidade de união nesse momento de crise e ressaltou que, mesmo tudo que está acontecendo, não podemos nos esquecer da dengue. O parlamentar João Cândido lamentou 2 mortes ocorridas nas avenidas de Itabaiana. Questionou-se até quando as autoridades não olharão para essa situação. Perguntou a gestão municipal qual o motivo pelo qual os semáforos danificados estão a tanto tempo na mesma situação. Falou também sobre o protesto da guarda Municipal, que nem água para beber estão recebendo. Finalizou afirmando que Santiago não tem competência para exercer o cargo na SMTT e Guarda Municipal.

17.Mar.2020 , atualizado em 17.Mar.2020