Confira como foi a Sessão de hoje, 14/05

14.Mai.2020 , atualizado em 14.Mai.2020

No Grande Expediente da Sessão de hoje, 14/05, o vereador Sinvaldo Gois Teixeira criticou a Administração Municipal, principalmente a Secretaria de Ação Social, que, segundo ele, não ajuda a população mais carente, bem como lamentou que não foi entregue o kit de merenda escolar a diversas famílias de estudantes de nosso município. Por fim, disse que é momento de dialogar com o Ministério Público para reabrir os locais interditados em Itabaiana. O vereador José Roberto Oliveira dos Santos pediu aos gestores que tomem providências no que diz respeito ao combate ao coronavírus, uma vez que há descompasso de informações e ações. Finalizou informando que encaminhará um Projeto de Lei que enquanto o sistema de esgoto não chegar em todas as casas itabaianenses, os cidadãos fiquem isentos da taxa de tratamento de esgoto.

O vereador Arivaldo de Rezende informou que seu voto será contrário ao Projeto de lei n° 25/2020 de autoria de João Cândido. Aproveitou o momento para informar das suas ações sociais nesse momento difícil. O parlamentar Moisés Mendonça Mota falou que o vereador Sinvaldo é repetitivo em seus pronunciamentos, ressaltando que a atual gestão veio para inovar, informando as obras e ações realizadas pela administração Municipal e a comparando-as com as Administrações anteriores. Complementou seu pronunciamento, apresentando indicação para que sejam instituídos benefícios aos cantores, especialmente os de forró, que estão sem trabalhar nesses tempos difíceis.

O parlamentar Marcos Vinícius Lima de Oliveira falou que os serviços essenciais serão mantidos pela atual gestão. Sobre o coronavírus, afirmou que realmente os gestores devem discutir muito, pois, segundo ele, todos têm uma parcela de razão, em algum ponto, sobre mais restrições ou não, ressaltando que deve haver coordenação nas 3 esferas. Por fim, voltou a falar sobre a necessidade de inauguração do Ceasa. O vereador José teles de Mendonça falou sobre um possível atraso do pagamento dos salários dos servidores do Estado no mês de maio. Enalteceu a  atual gestão, e criticou quem está querendo superfaturar nesse momento de dor.

O vereador José Carlos de Santana falou que existem pessoas que precisam trabalhar inclusive, segundo ele, temos que aprender a conviver com o vírus. Devido a isso ressaltou que, se for necessário, deve-se diminuir os salários de políticos, secretários e funcionários. O parlamentar Wagner Menezes de Andrade também iniciou a fala comentando sobre a situação atual do Brasil. Disse que todos os entes da federação devem ter autonomia, incluindo o município, para restringir mais ou menos a reabertura do comércio no combate ao Coronavírus. Atribuiu parte da culpa do aumento do número de contaminação aos governadores que liberaram o carnaval, sendo que já havia informações dos riscos.

O vereador Carlos Vagner Ferreira de Santana informou que o município está fazendo ações sociais. Falou da indicação de sua autoria, para que o município crie ambulância equipada com UTI para atender a população. O vereador João Cândido Sobrinho fez indicação verbal para que sejam tomadas providências para que seja criado um hospital de campanha em Itabaiana. Explicou o Projeto de Lei nº 25 de sua autoria que proíbe a Locação ou Cessão de Cães para fins de Guarda Patrimonial Pública ou Privada, neste município.

O parlamentar Fábio de Jesus ressaltou que tudo deve partir do planejamento, especialmente em tempos de pandemia, pontuando a necessidade de conscientização da sociedade, bem como união de todos. A parlamentar Ivoni Lima de Andrade informou que no Hospital Regional de Itabaiana, atualmente, existem 30 respiradores. Citou sobre a importância da criação de barreiras sanitárias nas estradas de nossa cidade, ressaltando a importância de nos somarmos para combater esse vírus. Ivoni Andrade também indicou que sejam distribuídas cestas básicas, compradas pela administração Municipal, nos colégios de locais mais carentes. Por fim, afirmou que acredita que os alunos da rede municipal devem receber as atividades a cada 15 dias e realizar as tarefas em casa com os pais.

Na Ordem do Dia foi submetido em 1º discussão e votação o Projeto de Lei Nº 25/2020 de João Cândido Sobrinho, discutido pelo autor e Marcos Oliveira, foi reprovado com 6 (seis) votos contrários de José Teles de Mendonça, Marcos Vinicius Lima de Oliveira, Fábio de Jesus, Wagner Menezes de Andrade, Carlos Vagner e Moises Mendonça Mota. Submetido em 1º discussão e votação o Projeto De Lei Nº 26/2020 do Poder Executivo, discutido por Jose teles, Marcos Oliveira, Carlos Vagner Ferreira de Santana, Joao Cândido Sobrinho, aprovado por unanimidade dos presentes.

14.Mai.2020 , atualizado em 14.Mai.2020