ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Confira como foi a Sessão de hoje, 21/05

21.Mai.2020


Na Sessão de hoje, 21/05, o Vereador Sinvaldo Góis recomendou ao Prefeito Valmir de Francisquinho que utilizasse o carro do fumacê para passar pelas ruas, uma vez que há muitos mosquitos. Em seguida, pediu a todos vereadores que, se possível, não continuem circulando pelas ruas. “(sic)É um absurdo que nessa situação toda vocês ainda queiram fazer politicagem, indo na casa do povo fazer essas entregas. Peçam aos assessores, porque não é momento de vocês ficarem nas ruas”, pontua. Em seguida, cobrou mais ações fortes e assertivas nos bairros, em especial no Miguel Teles de Mendonça. Sinvaldo finalizou sua fala cobrando mais testes de COVID-19, afinal, é preciso saber a realidade do real quadro de contaminados.

O Vereador Paulo Messias parabenizou a Presidente Ivoni Andrade pela boa gestão na Câmara de Itabaiana. Depois, parabenizou a população Itabaianense por tanta solidariedade prestada. “(sic)Assim que souberam das dificuldades do Circo, a população se organizou, foi ajudar. E eu já estava, dentro da medida do possível, fazendo minha parte, ajudando o povo. É muito bonito ver isso”, afirma. O vereador finalizou sua fala pedindo as pessoas para aproveitarem o final de semana em casa, para evitar a contaminação do COVID-19.

Segundo o vereador José Teles de Mendonça, a administração de Itabaiana está trabalhando em todos os aspectos não só no sentido de enfrentar a pandemia, como também de acolher a população que precisa de ajuda. "(Sic)É importante cobrar, mas cobrar com coerência quanto ao que realmente está acontecendo, ao que realmente precisa. A gestão dele está trabalhando, não existe essa de Prefeito em gabinete. O prefeito está perto do povo", argumenta. José Teles finalizou sua fala apontando seu descontentamento com as obras da DESO, que segundo ele, está trazendo muitos transtornos para a população.

O Vereador Wagner Menezes rebateu o pronunciamento de Sinvaldo Góis, uma vez que para o mesmo parece que nada está bom e, segundo o parlamentar, só realiza críticas infundadas. Lamentou, em seguida, que há dez anos as obras do Ceasa iniciaram e não foram entregues para os Itabaianenses. Wagner apontou que há pessoas que costumam criticar somente quando convém, sendo assim, quando o erro é dos outros essa pessoa se atenta, quando é dele ou do grupo dele, como é o caso da situação do Ceasa, essa mesma pessoa não diz nada.

O Parlamentar Moisés Mendonça fez uso da palavra para criticar as posições do vereador Sinvaldo Góis. Segundo ele, Sinvaldo não fala de forma coerente. Em seguida, demonstrou seu descontentamento com a situação das obras da DESO em Itabaiana, afirmando que os transtornos são gigantes e que é fácil falar quando não aconteceu com quem fala, mas para quem perdeu móveis e demais objetos porque a água invadiu a casa é muito difícil. O parlamentar finalizou sua fala lembrando que o atual Prefeito levou obras para o Povoado Pé do Veado, mas que a antiga gestão nunca fez nada no local.

O Vereador José virtuoso da Silva filho elogiou a atua gestão e expressou seu descontentamento com as obras da DESO, que, segundo ele, tem causado transtornos para toda população e ainda vai piorar, já que as chuvas estão apenas começando. O Parlamentar Carlos Vagner Ferreira de Santana criticou também criticou a Deso, pela falta de organização das obras. Disse que o Município criou barreiras sanitárias em algumas áreas de nossa cidade e convidou a todos para participa da live do diácono Rômulo. Para o parlamentar, esse é o momento de união e de ajudar o povo, que é o que, segundo ele, a Gestão municipal está fazendo.

O Vereador José Carlos de Santana parabenizou o Prefeito que, em atendimento de indicação de sua autoria, criou barreiras sanitárias na entrada de nossa cidade, bem como nas entradas do bancos e casas lotéricas. Indicou verbalmente que seja feita a fiscalização da vigilância sanitária mais rigorosa na delegacia de nossa cidade, para que carros seja retirados, pois eles podem inclusive ser foco de dengue. Por fim, disse que o povo precisa trabalhar e que precisa de formas de equilibrar o combate ao coronavírus e a sobrevivência da economia. O Parlamentar José Roberto Oliveira dos Santos cobrou gratificação de insalubridade aos Servidores Municipais. Disse que tanto o Governador quanto o Prefeito devem se unir contra o vírus, mesmo diante das diferenças políticas. Em consonância as cobranças de João Cândido falou da necessidade de criação de hospital de Campanha. Finalizou pedindo aos demais colegas vereadores que votem favoravelmente ao Projeto de Lei nº 27/2020, e se necessário apresentem emendas.

O Vereador Fabio de Jesus afirmou que devemos tomar cuidado também com a dengue. Disse que sua instituição está tomando os devidos cuidados para acolher pessoas de rua. Informou que irá criar um local para servir como serviço de retaguarda de acolhimento aos desabrigados. Pontuou sobre a importância do Vereador fiscalizar e sentir-se feliz com as realizações de obras. Finalizou refletindo sobre a importância de união entre os três poderes da federação. O Vereador João Cândido sobrinho falou das obras não concluídas em nosso município, especialmente no Povoado da Moita Formosa. Disse que a responsabilidade dos danos das chuvas, foi devido à falta de planejamento da Administração de Itabaiana. Indicou verbalmente que faça um trecho que interligue a bairro da Coruja com o José Carlos Machado. Questionou também sobre os trabalhos sociais do Município, ressaltando a necessidade de distribuição de cestas básicas para quem precisa.

A Presidente Ivoni Lima de Andrade lamentou o aumento dos casos de suicídio e a necessidade de outros serviços essenciais, como o recolhimento de lixo em locais indevidos. Falou das obras das etapas do Bairro das Queimadas, parabenizando o Gestor, mas cobrando outras construções como uma escola e creche. Finalizou citando todos os recursos federais recebidos até o momento pela administração municipal, ressaltando também a destinação de cada recurso. Sugeriu ao Fabio de Jesus que existe uma casa da Moita Formosa, de propriedade do município, e que solicitasse ao Prefeito que entregue a chave para criação de retaguarda para as pessoas em situação de rua. 

21.Mai.2020
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo