Na sessão de hoje, 16/06, o vereador Sinvaldo Góis fez uso da tribuna para realizar um apelo ao município e ao estado, para que realize de fato a retomada do comércio. Para ele, precisamos voltar a crescer e oferecer empregos. Em seguida, solicitou que o município passe com o carro de fumacê pelas ruas, além de pedir para o Gestor Municipal que olhe pelos bairros periféricos. Por fim, o vereador questionou a gestão sobre as cestas básicas e o porquê de não ocorrer distribuições diariamente. Depois do pronunciamento, o parlamentar José Virtuozo usou seu espaço de fala para rebater as falas de Sinvaldo. O parlamentar Moisés de Mendonça Mota, iniciou sua fala agradecendo o início dos debates sobre a retomada do comércio. Para ele, as autoridades foram precipitadas ao realizar o fechamento de forma antecipada. Rebateu o pronunciamento de Sinvaldo Góis, dizendo que Itabaiana sabe quem realmente trabalha para em prol do Povo.
O vereador Paulo Messias santos cobrou a melhor efetividade no atendimento de fisioterapia, para que tenha mais condições para as pessoas realizarem seus tratamentos. O vereador José Teles de Mendonça falou sobre o novo decreto do Governo do Estado que flexibiliza o comercio. Disse que foi planejado 3 fases de reabertura gradual e lembrou que o COVID-19 não vai acabar, simplesmente diminuirá com o tempo. O vereador Fabio de Jesus Santos Costa parabenizou a igreja católica quanto a realização das ações de Santo Antônio. Falou da necessidade de reabertura do comercio e da indicação Nº 69/2020 de sua autoria para a retomada dos serviços especializados na unidade de saúde, visto a inauguração do centro de enfrentamento do COVID-19.
O parlamentar José Carlos de Santana parabenizou a ação do Governo do Estado com decreto de flexibilização do comércio e disse que a saúde pública vai melhorar após essa pandemia. O vereador José Roberto falou novamente sobre a necessidade de entrega de merenda aos alunos de nossa cidade, bem como a insalubridade para os servidores da área da saúde. Ele também cobrou mais testes para a população e questionou a secretária da educação sobre o cronograma para o retorno das aulas e se será feita aulas virtuais. O vereador Carlos Vagner Ferreira de Santana falou da situação de Itabaiana no que se diz respeito ao transito. Lamentou a falta de UTI no hospital de nossa cidade e rebateu o pronunciamento de Sinvaldo Góis. Finalizou falando das ações de nosso município especialmente sobre a utilização de dedetização de locais públicos de nossa cidade e do Projeto de lei Nº 29/2020 que declara Poções da Ribeira como patrimônio cultural imaterial e histórico de nosso município.
O vereador João Cândido Sobrinho disse que a responsabilidade de fazer o acompanhamento, ou seja, de fiscalizar as obras que estão acontecendo em Itabaiana é do município. Disse que não há esse controle da gestão municipal através da secretaria de obras. Parabenizou a presidência dessa casa por ter promulgado a lei que obriga a DESO colocar aparelhos retiradores de ar dos hidrômetros, uma vez que o prefeito não fez. Falou do oficio de sua autoria juntamente com José roberto pedindo as contas dos extratos bancários, dentre outros, para saber por que o município não investe em semáforos.
A vereadora Ivoni Lima de Andrade disse que no hospital da cidade há 13 leitos com respiradores para atendimento do COVID-19. Falou sobre a merenda escolar e a necessidade de entrega para as crianças carentes por parte do município. Apoiou a reabertura do comércio, mas com a necessidade de se tomar as devidas preocupações, nesse caso que os comerciantes sejam obrigados a obter selos sanitários, medindo a temperatura das pessoas, por exemplo. Pontuou também que os agentes de saúde façam visitas aos portadores do COVID-19 e que façam perguntas aos vizinhos, visto que não há discriminação, mas todos devem cuidar um do outro. A presidente finalizou finalizou sua fala pontuando que planeja que as sessões retornem a partir de 02 de julho, juntamente com inauguração de obras sem aglomerações.
Mapa do Site
Câmara Municipal de Itabaiana
Rua Sebastião Oliveira, Nº 04
CEP: 49504-093
ouvidoria@cmitabaiana.se.gov.br
(79) 3431-2814
Seg. a Sex.: 7h00 às 12h00