ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Confira como foi a Sessão de hoje, 14/07

14.Jul.2020


Na sessão de hoje, 14/07, o vereador Sinvaldo Góis fez uso da tribuna para realizar diversas críticas a gestão municipal, em especial no que se diz respeito a saúde pública. Para ele, o que o município está fazendo com a população é desumano, a exemplo do descaso com os povoados, a exemplo da Matapoã e do povoado Flechas. Por fim, Sinvaldo parabenizou a presidente Ivoni Andrade pela denúncia sobre as casas do Minha Casa, Minha vida, que não foram entregues na data correta. “Vão deixar para entregar na eleição para fazer politicagem”, finaliza. Em seguida, o parlamentar Moisés Mendonça fez diversas críticas ao pronunciamento do vereador Sinvaldo Góis, em especial ao fato dele sempre se pronunciar de forma agressiva e sem olhar a realidade dos fatos. “Uma situação dessa que o mundo está passando, tão difícil, e o parlamentar só sabe criticar e arrumar problema. Para mim, é um absurdo. Estamos na linha de frente, o prefeito não para de trabalhar nunca, e ouvir essas coisas é muito difícil”, argumenta.

O vereador José Teles apoiou a fala de Moisés, em especial porque acredita que é preciso ter coerência nas falas. Ele também lamentou a morte dos conterrâneos e se referiu as redes sociais como um dos poucos meios de saber dessas mortes, tendo em vista que os enterros estão limitados o número de pessoas. Por fim, relatou sobre os remédios alternativos contra o coronavírus e que já que não há vacina apropriada ainda, os médicos estão indicando esses remédios. O parlamentar Carlos Vagner lamentou as mortes ocorridas por causa da COVID-19, assim como, rebateu o pronunciamento de Sinvaldo e elogiou a gestão municipal pelas ações desenvolvidas no combate a pandemia. O parlamentar José Roberto fez uso da palavra para questionar sobre onde estão as ações dos gestores do município e governo do Estado para lidar com a crise gerada pelo coronavírus. Ele também relatou a morte de um médico com a idade de 35 anos de idade, inclusive sem  doença crônica e finalizou repetindo as mesmas cobranças das sessões anteriores.

O parlamentar José Virtuozo fez uso da palavra para esclarecer que há, de forma urgente, a necessidade de realizar a microchipagem nos animais e realizar a castração, pois caso não seja feito, em um município relativamente pequeno como Itabaiana, é capaz de chegar a ter mais animais que pessoas. A vereadora Ivoni Andrade lamentou as mil mortes ocorridas em nosso estado e afirmou que está confiante em Deus e na sabedoria dos estudiosos que estão desenvolvendo uma vacina. Afirmou, também, que todos os servidores deveriam receber gratificação por insalubridade pois todos estão, de alguma forma, interagindo com o povo e a insalubridade, portanto, existe para todos. Quanto a questão das casas do Minha Casa Minha Vida, ela argumentou que tem sentido sim realizar a fiscalização, uma vez que era para serem entregues em maio e as pessoas estão passando por ainda mais dificuldades financeiras por causa da pandemia. Por fim, lembrou que está chegando subsídio para ajudar os artistas, cabe ao município se organizar corretamente para ajudar essa classe que saiu muito prejudicada por causa da COVID-19.

O vereador Marcos Oliveira falou que está tentando se conter para conseguir digerir os pronunciamentos inconsistentes e que vai continuar trabalhando independente das críticas. Em seguida, relatou sobre diversas obras que estão sendo realizadas e outras autorizações que o prefeito realizou hoje, 14/07. Por fim, lamentou as mortes ocorridas no município e pediu a todos que tomassem os devidos cuidados para diminuir esses números. O parlamentar João Cândido Sobrinho relatou que visitou, também, o condomínio das casas do Minha Casa Minha Vida. Ele argumentou que o município não pode colocar a culpa na Caixa, como se não fosse algo que o gestor, posteriormente, acabe levando crédito pela existência da obra. Solicitou, também, que o município e o estado realizem ações para prevenir a dengue, uma vez que as chuvas acabam trazendo, também, essa preocupação.

O vereador Fabio de Jesus parabenizou o pronunciamento de João Cândido no que se diz respeito ao combate as endemias como a dengue. Parabenizou Marcos Oliveira pela discussão de hoje, e a notícia que diversas ruas serão pavimentadas. Falou também da preocupação com os idosos neste momento de pandemia e pediu para que os médicos atendam os idosos em domicilio. O Vereador José Carlos de Santana falou da saúde e a falta de UTIs, solicitando ao estado que traga mais leitos para Itabaiana. 

 

MATÉRIAS QUE TRAMITARAM NA SESSÃO 14/07/2020


PEQUENO EXPEDIENTE

ENTRADA


PROJETO DE LEI Nº 24/2020

AUTORIA: Poder Executivo

Dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) 2021.


MOÇÃO DE PESAR Nº 04/2020

AUTORIA: José Carlos de Santana

Externa profundo pesar pelo falecimento pelo Ex-Vereador, Antônio Alves de Andrade, conhecido como Tonho de Pixixita.


INDICAÇÃO Nº 82/2020

AUTORIA: João Candido Sobrinho

Indica ao Exmo. Prefeito que conceda gratificações para todos os servidores que são necessários para o combate do covid19, como exemplo, os Agentes de Transito e a Guarda Municipal.

 

INDICAÇÃO Nº 83/2020

AUTORIA: João Candido Sobrinho

Indica ao Exmo. Prefeito que determine ações imediatas para conter a proliferação da Dengue, Chikungunya e as demais doenças transmitidas pelo Mosquito Aedes Aegypti.


INDICAÇÃO Nº 84/2020

AUTORIA: Paulos Messias Santos

Indica ao Exmo. Superintendente da SMTT, Gleison Parente Pereira, que viabilize o mais breve possível a colocação de redutores de velocidade nas ruas do Bairro Miguel Teles.


INDICAÇÃO Nº 85/2020

AUTORIA: José Carlos de Santana

Indica ao Exmo. Prefeito que instale lixeiras nos canteiros e praças do Loteamento Santa Mônica, Bairro Marcela.

 

1ª VOTAÇÃO

Sem para o momento


2ª VOTAÇÃO

PROJETO DE LEI Nº 32/2020

AUTORIA: Fábio de Jesus Costa Santos

Dispõe sobre o nome de Praça recém construída no Povoado Pé do Veado, em frente ao cemitério na Zona Rural e que passará a se chamar de Praça Francisco Paes da Costa (Francisquihno dos Porcos).


3ª VOTAÇÃO

Sem para o momento


VOTAÇÃO ÚNICA

REQUERIMENTO Nº 01/2020

AUTORIA: Ivoni Lima de Andrade

Requer, nos termos do art. 107, VII, do Regimento Interno deste Poder Legislativo, a

convocação da Secretária Municipal de Saúde, Srª Maria Rúbia do Nascimento Melo, para apresentar detalhes sobre as medidas de combate e prevenção ao COVID-19, no Município de Itabaiana.

14.Jul.2020
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo