ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Confira como foi a última sessão do 1º período legislativo de 2020

16.Jul.2020


No Grande Expediente da última Sessão Legislativa do período, a vereadora Ivoni Lima de Andrade iniciou sua fala expressando seus agradecimentos a Deus pelos casos de cura da COVID-19. Logo após falou sobre o atraso de nosso município quanto aos trabalhos voltados a proteção da criança e do adolescente, com a diminuição do número de conselheiros tutelares. Aproveitou o momento para falar sobre a violência doméstica, ressaltando que os homens devem adotar uma postura contrária a isso. E, por fim, parabenizou o vereador José Virtuozo pelas emendas na LDO. Aparteada por José Teles que questionou um projeto de lei de nomeação de avenida cujo nome já existe, e que apesar do vereador ter a prerrogativa de alterar leis, deve-se analisar melhor isso. Aparteado por Marcos Oliveira que também falou de nomes de pessoas vivas em logradouros.

O vereador João Cândido esclareceu que há uma lei de sua autoria que dispõe sobre proibição de nomes de ruas com nomes existentes. Falou sobre obras que serão feitas em nossa cidade por meio de emendas parlamentares e também sobre a obra de criação de rotatória que dá acesso ao CEASA, pedindo para que durante o recesso os que fazem parte da bancando do prefeito levem esse pedido. Por fim, solicitou a instalação de lâmpadas de LED nas avenidas de nossa cidade e cobrou outras obras de estrutura. O parlamentar José Teles de Mendonça lembrou dos prejuízos causados pelo coronavírus. Falou sobre projeto de obras que estão para serem realizadas em Itabaiana, disse que fica bastante satisfeito em ver o desenvolvimento de bairros e povoados. Agradeceu, por fim, a deus e a todos que o ajudaram quando ficou enfermo. 

O vereador Sinvaldo Gois Teixeira falou que não vê a mobilização do Município no combate ao coronavírus. Cobrou diversas obras em nossa cidade, ressaltando que isso é obrigação de qualquer gestão. O parlamentar Carlos Vagner Ferreira de Santana iniciou o pronunciamento fazendo críticas ao pronunciamento de Sinvaldo Gois. Falou da pré-candidatura a Prefeito em Itabaiana, defendendo continuidade da atual gestão. Finalizou falando das obras que estão sendo realizadas e que serão  entregues em Itabaiana. O vereador Moisés Mendonça Mota parabenizou o povo de Itabaiana que acreditou no atual prefeito, disse que ficou bastante feliz pela divulgação das obras que serão realizadas em Itabaiana. Falou sobre a revitalização do centro de saúde do Povoado Pé do Veado e desejou bom recesso a todos.

O parlamentar José Roberto Oliveira dos Santos comentou sobre a Indicação de sua autoria que pede, em cumprimento a lei orçamentaria vigente, que o Prefeito realize a construção de uma unidade de pronto atendimento de saúde. Também deixou a cobrança quanto a construção de avenidas que darão acesso as casas da caixa econômica. Fez as mesmas cobranças das sessões anteriores, especialmente quanto a insalubridade dos servidores. Falou sobre a transparência da gestão e seus requerimentos de pedidos de contas do Prefeito. O vereador José Virtuozo da Silva Filho disse que está fazendo sua parte quanto a causa animal. Fez críticas pois, segundo ele, há várias bocas de lobos que estão abertas na BR 235. Aparteado por Moisés que parabenizou seu pronunciamento e criticou a falta de planejamento dos engenheiros em nossa BR.

O vereador Fábio de Jesus Costa Santos falou dos seus trabalhos quanto à atenção aos idosos. Relatou também suas indicações protocoladas ontem. Quanto ao Projeto de Lei de sua autoria falou de seu desejo que seu Projeto seja votado, mesmo que já tenha nome. Aparteado por José Teles que informou que o atual nome da avenida o nome é de pessoa falecida. Diante disso, Fábio de Jesus decidiu retirar a pauta. O vereador José Carlos de Santana falou que hoje é dia do comerciante, porém não temos nada a comemorar, já que o comerciante sofre com perseguição. Lamentou a forma do tratamento para com os infectados e com familiares que não podem nem se despedir do ente querido com um enterro digno. O vereador Marcos Vinícius Lima de Oliveira comentou sobre os nomes de logradouros com nomes de pessoas vivas.  Logo após Marcos oliveira falou das obras que estão sendo realizadas em povoados de nossa cidade e finalizou fazendo comendatórios sobre a ampliação da luta contra a COVID-19, com testes rápidos.

Na Ordem do Dia foram submetidas em 1º discussão e votação as Emendas 04/2020 e 05/2020 ao Projeto de Lei Nº 24/2020, a primeira acrescenta os incisos V, VI e VII ao artigo 2º. A segunda Emenda modifica o inciso I do artigo 15, o inciso I doa artigo 16, o artigo 17 e o inciso IV do artigo 46; sendo discutidas por Marcos Oliveira e aprovadas por unanimidade dos presentes. Foi submetido em 1º discussão e votação o Projeto de Lei Nº 24/2020 do Poder Executivo, aprovado por unanimidade dos presentes, já emendadas. Submetido em 2º discussão e votação o Projeto de Lei Nº 32/2020 de Fábio de Jesus Costa Santos, aprovado por unanimidade dos presentes. Na Explicação pessoal não houve uso da palavra, tendo a Sra. Presidente declarado encerrada a presente sessão e convocada outra Extraordinária para o dia 16 de julho de 2020, às 12 horas 10 minutos e por meio de videoconferência.


16.Jul.2020
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo