ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Confira o que foi destaque na sessão desta quinta-feira, 14

14.Out.2021


Foi aprovado o Projeto de Lei Nº 32/2021, de autoria da vereadora Ivoni Andrade, que institui o Dia Municipal do Espírita, a ser comemorado no dia 18 de abril de cada ano.  Também foi aprovado o projeto de lei Nº 40/2021, de autoria da vereadora Ana Paula, que institui a campanha Junho Violeta, com o objetivo de desenvolver ações de mobilização e sensibilização da população sobre todos os tipos de violência contra pessoas idosas. 


Confira o que foi destaque no pronunciamento dos vereadores:


Marcos Oliveira (DEM)


A situação da Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa) foi tema do pronunciamento do vereador Marcos Oliveira (DEM). Ele parabenizou os comerciantes por não cruzarem os braços e lutar por seus direitos. “Os comerciantes tiveram que se reunir, porque a força política e nada foi a mesma coisa. Três meses que a Ceasa veio para ser a solução, mas se tornou pesadelo”, disse o parlamentar. 


Ele destacou a decisão da justiça que despachou favorável para os comerciantes. “Cobrar uma coisa que nem tinha alvará de funcionamento por causa de um contrato de concessão do Governo do Estado é um absurdo”, finalizou o parlamentar. 


Wagner Menezes (PL)


O vereador Wagner Menezes (PL) fez uso da palavra na Câmara Municipal de Itabaiana e destacou a cobrança abusiva de taxa de esgoto no município. “A população já está sendo notificada que a taxa será cobrada no próximo mês. Acho que deveriam começar a operar, começar a tratar para depois cobrar as taxas. Qual a previsão de início do tratamento?” questionou o parlamentar. 


Fernando Carvalho (PV)


O vereador Fernando Carvalho (PV) fez uso da palavra na Câmara Municipal de Itabaiana e destacou a decisão judicial que beneficiará os comerciantes de Itabaiana. “Uma decisão judicial vai suspender o pagamento das tarifas da Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa). Inúmeros comerciantes estavam com o nome negativado por alugar um espaço e ter que pagar valores abusivos, mesmo sem utilizar o espaço. Os comerciantes não cruzaram os braços, foram em busca e hoje tiveram a vitória merecida”, disse Fernando.

 

Sinvaldo Gois (MDB)


O vereador Sinvaldo Gois (MDB) fez uso da palavra na Câmara Municipal de Itabaiana e cobrou que a gestão organize a feira livre do município. “Você passa na feira na quarta e no sábado e só vê cavalo e carroça no meio das mercadorias. Uma feira desorganizada e um trânsito caótico”, disse Sinvaldo.


O parlamentar cobrou do município que construa uma escola no Bairro Moita Formosa, assim como um posto médico, para prestar serviços à comunidade. Ele também cobrou melhorias no serviço prestado pela Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO)


Ivoni Lima Andrade (MDB)


A vereadora Ivoni Lima Andrade fez uso da palavra na Câmara Municipal de Itabaiana e chamou a atenção para a profissionalização de pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A fome gera violência. É importante que as pessoas aprendam coisas boas e que tenham condições de ganhar o seu próprio pão dignamente. O município pode realizar esse cursos para homens e mulheres, mas porquê não faz?”, questionou a vereadora. 


A parlamentar também cobrou da gestão que seja dado um auxílio tecnológico para os professores da rede municipal. “O estado pagou 5 mil reais aos professores para dar melhores condições de ensino e o prefeito de Itabaiana afirmou que faria aqui também”, finalizou.


Alex Henrique (PP)


Os professores foram homenageados no pronunciamento do vereador Alex Henrique (PP) na sessão desta quinta-feira, 14. “Todas as profissões: radialista, jornalista, advogado precisa passar pelo professor. Parabenizo esses guerreiros não só amanhã, dia deles, mas o ano inteiro”, disse o parlamentar. 


Alex Henrique citou a sua preocupação com a educação em Itabaiana devido ao fechamento de escolas. “Enquanto outros municípios constroem escolas, Itabaiana abandona e fecha. Aproveito para parabenizar o diretor da escola agrícola por desenvolver e revitalizar a instituição,  recuperando os alunos que haviam abandonado o ensino”, finalizou. 


Paulo messias (MDB)


O vereador Paulo Messias (MDB) fez uso da palavra na Câmara Municipal de Itabaiana e cobrou manutenção de medicamentos nos postos de saúde. “Uma moradora me procurou e falou que o posto de saúde do Bairro Miguel Teles está sem abastecimento de insulina. Peço que o município veja essa questão e forneça o medicamento para aqueles que precisam”, disse o parlamentar. 


O vereador também cobrou políticas públicas voltadas para os animais de rua. “A casa de passagem animal está superlotada, não tem como abrigar animais e o povo nos cobra soluções, pois votamos e aprovamos projetos para castração e microchipagem de animais”, finalizou. 


Anderson Pereira (PP)


A problemática da falta de água em Itabaiana foi destaque no pronunciamento do vereador Anderson Pereira (PP). Ele cobrou da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) que promova melhorias nos serviços prestados à população itabaianense. “A deso adquiriu três novas bombas, mas só uma foi instalada. A gente pede respeito com a população itabaianense que sofre com a falta de água e pede que quem puder economizar, economize. Estamos passando por um momento delicado de seca”, disse o parlamentar. 


Anderson também falou sobre a cobrança da taxa de esgoto. “Vai ser cobrado 80% em cima dessa taxa. Quem paga 100, passará a pagar 180. Sou contra o pagamento abusivos de impostos”, finalizou.

SESSÃO 14/10

14.Out.2021
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo