Confira o que foi destaque na sessão desta quinta-feira, 25

25.Mai.2023 , atualizado em 25.Mai.2023

O vereador Breno Gois de Rezende (Breno de Vardo), presidente da Câmara, abriu a sessão e convidou o 1° secretário a realizar a leitura da ata da sessão anterior. Após a leitura, a ata foi colocada para discussão. Como não houve interesse em discutir, foi submetida à votação e aprovada por todos os presentes.

O Presidente então solicitou ao 1° secretário a leitura das entradas do dia. Em seguida, abriu as inscrições para os oradores do dia, ainda no grande expediente, tivemos os seguintes oradores inscritos:

•            Sinvaldo Góis (MDB)

Na Câmara Municipal de Itabaiana, o vereador Sinvaldo Góis, do MDB, reivindicou a construção da UPA em Itabaiana, medida que visa diminuir a superlotação no Hospital Regional de Itabaiana. Além disso, solicitei ao prefeito que ajude o Lar Cidade de Deus, pois, segundo informações, funcionários foram retirados da instituição. Também mencionei a necessidade de maior agilidade na marcação de exames nos postos de saúde do município.

“Gostaria de compartilhar pessoalmente que considero essas indicações importantes para o bem-estar da população de Itabaiana. A construção da UPA será fundamental para desafogar o Hospital Regional, garantindo um atendimento de qualidade para todos os moradores. Além disso, é crucial que o prefeito ofereça suporte ao Lar Cidade de Deus, uma instituição que desempenha um papel fundamental na comunidade”.

•             Ivoni Andrade (MDB)

A vereadora Ivoni Andrade, do MDB, tomou a palavra na Câmara Municipal de Itabaiana (CMI) para expressar suas condolências pelo falecimento de Danille Chagas de Souza. Além disso, ela destacou a existência de uma lei que estabelece o Fundo Municipal para Idosos, que destina recursos para financiar programas e ações voltados para as pessoas idosas. Esses recursos podem chegar a até 3% do imposto de renda. Na opinião da vereadora, as instituições devem lutar pelos seus direitos e garantir recursos para continuar desenvolvendo suas atividades com excelência.

•             Alex Henrique (PP)

Durante sua participação na Câmara Municipal de Itabaiana (CMI), o vereador Alex Henrique (PP) destacou que apresentou, somente no último semestre, 28 projetos que beneficiam o povo Itabaianense.

“Além disso, gostaria de expressar minha crítica em relação ao projeto enviado pelo poder executivo que visa à criação de uma nova secretaria no município. Acredito que é necessário avaliar cuidadosamente a relevância e a viabilidade desse projeto antes de tomar qualquer decisão. Devemos priorizar o bom uso dos recursos públicos e garantir que todas as medidas tomadas sejam verdadeiramente benéficas para a população de Itabaiana”.

•             Roosevelt Santana (União Brasil)

O Vereador Roosevelt Santana (União Brasil) fez uso da palavra na Câmara Municipal de Itabaiana (CMI) e convidou a todos para participar de uma Audiência Pública sobre a Lei Aldir Blanc de apoio à cultura. Durante seu discurso, destacou a importância da Lei complementar 12/2023, que trata do desmembramento da Secretaria de Cultura visando aumentar a eficiência desta área tão fundamental para o desenvolvimento do nosso município.

“Como cidadão preocupado com o crescimento cultural da nossa região, estou muito satisfeito em ver iniciativas como essas sendo discutidas e promovidas em nossa cidade. É através de eventos como a Audiência Pública que podemos compartilhar ideias, propor soluções e fortalecer o setor cultural, contribuindo para uma comunidade mais rica e vibrante. Espero que todos os interessados participem e tragam suas contribuições para enriquecer ainda mais esse importante debate. Juntos, podemos promover a valorização da cultura e garantir o acesso à arte para todos”.

•             Moisés Mendonça (União Brasil)

O vereador Moisés Mota, do partido União Brasil, teve a oportunidade de se expressar durante a sessão da Câmara Municipal de Itabaiana (CMI) e ressaltou a satisfação que sente ao percorrer as ruas de Itabaiana e constatar a quantidade de obras concluídas e em andamento. Essas obras incluem a pavimentação de ruas, construção de escolas, creches e unidades de saúde, além da construção de um centro de imagem. O mais importante é que essas obras estão sendo realizadas com recursos próprios do nosso município, demonstrando nosso compromisso com o dinheiro público.

“É por esse motivo que trabalhamos arduamente, com o objetivo de trazer melhorias e uma melhor qualidade de vida para nossa população. Vamos continuar dedicados ao trabalho e cuidando do nosso povo”.

•             Anderson Pereira (PSD)

O vereador Anderson Pereira (PSD) fez uso da palavra na Câmara Municipal de Itabaiana (CMI) e enfatizou a necessidade de realizar um estudo de mobilidade nas redondezas do mercadão hortifrutigranjeiro de Itabaiana. Ele ressaltou que a população enfrenta diariamente grandes transtornos nessa região e destacou a importância de tomar medidas para resolver essa situação. Além disso, o vereador cobrou do poder executivo o envio do projeto para o piso da enfermagem, lembrando que esse piso é garantido por lei e precisa ser cumprido.

"É fundamental priorizar o bem-estar da população e garantir que essas demandas sejam atendidas de maneira efetiva".

25.Mai.2023 , atualizado em 25.Mai.2023