Confira o que foi destaque na sessão desta quinta-feira, 07

07.Dez.2023

O Presidente em exercício, Fernando Carvalho, declarou aberta a sessão desta quinta-feira, 07, e convidou a 1ª secretária, Ana Paula Mendonça, para realizar a leitura da ata da sessão anterior. Após a leitura, a ata foi colocada em discussão. Como não houve interesse em debatê-la, foi submetida a votação e aprovada por todos os presentes.

Em seguida, o Presidente solicitou a 1º secretária a leitura das entradas do dia.

Sem mais para o grande expediente.

Na ordem do dia, estavam inscritos para fazer uso da palavra:

• Sinvaldo Góis (MDB):

Subo à tribuna nesta manhã para reforçar diversas reivindicações que tenho feito e ainda estou aguardando soluções, seja em relação ao fechamento de escolas, seja a melhores condições no transporte escolar municipal, que vem sendo alvo constante de reclamações, bem como realizar um levantamento sobre a quantidade de lâmpadas queimadas. Tenho recebido diversas reclamações dos moradores que estão às escuras pela falta de iluminação pública.

• Moisés Mendonça (União Brasil):

Venho tratar de um assunto que tem revoltado a população itabaianense. Durante uma visita a uma cidade do interior sergipano, o governador do estado, Fábio Mitidiere, informou que naquela cidade a taxa de esgoto não seria mais cobrada. Quais critérios foram utilizados para essa isenção? E por que não aplicar o mesmo para Itabaiana? São perguntas que ficaram na cabeça do itabaianense. Aproveito para parabenizar o Deputado Marcos Oliveira pela sua luta para que essa cobrança não ocorra mais, um dos poucos deputados que se manifestou em prol do povo itabaianense.

• David Mota (PSD):

Subo à tribuna de hoje para tratar sobre fake news disseminadas contra o meu nome em rádios em nossa cidade. Mantenho a minha pré-candidatura a prefeito na cidade de São Miguel do Aleixo, seguindo a nossa caminhada, ouvindo o povo e trabalhando em prol do povo. Aproveito o espaço para desmentir qualquer notícia vinculada ao meu nome. Em relação a Itabaiana, um assunto que repercutiu muito e eu não poderia deixar de abordar é em relação aos coletores de lixo. Imagens circularam mostrando o risco que os coletores estão sendo expostos no dia a dia durante a sua jornada de trabalho. Com isso, precisamos buscar melhorias, buscar formas de otimizar o trabalho e, mais ainda, trazer segurança para os colaboradores que estão ali cumprindo o seu papel.

• Paulo Messias (MDB):

Trago um assunto que tem me chamado a atenção, relacionado ao abuso dos flanelinhas, principalmente em dias de festas, onde são cobrados valores abusivos para o cidadão estacionar o seu veículo em um lugar público. Muitas vezes, o valor é pago de forma onde o cidadão se sente intimidado, e após a festa, ao voltar, não encontra mais ninguém no local. É necessário que ações com a guarda municipal sejam planejadas para coibir essa prática abusiva. Gostaria também de convidar todos os vereadores e demais autoridades para que, juntos, possamos marcar uma reunião junto ao governador Fábio Mitidiere para cobrar também a isenção da taxa de esgoto para os itabaianenses, medida que com certeza beneficiará muito a população.

• Edilene Barros (PL):

Em relação à taxa da Deso, a decisão dada em favor da cidade de Malhador é digna de parabéns aos envolvidos que lutaram e conseguiram a isenção da taxa de esgoto cobrada pela Deso. No entanto, abriu um precedente. Se Malhador foi isento, por que não incluir Itabaiana também? Quais critérios foram utilizados? É necessário explicar ao povo por que da decisão unilateral, e precisamos buscar o mesmo benefício para a nossa cidade. A taxa é cobrada de forma abusiva, um valor de 80%, que também precisamos averiguar para onde estão indo os recursos arrecadados, pois ainda não houve melhora alguma para o itabaianense.

• Alex Henrique (PP):

Em relação à escola do Bairro Bananeira que será fechada, mais uma escola que será fechada nessa gestão, e as crianças serão transferidas para um local sem nenhuma estrutura. É impossível alguém aprender alguma coisa estudando em uma garagem, onde devem conviver com barulho, calor e demais transtornos que só atrapalham o ensino de qualidade. Anos de abandono em relação à Praça da Juventude, anos e anos de reclamações e nenhuma solução é tomada, onde o esporte pode salvar vidas, tirar jovens do mundo do crime, revelar talentos, mas que, infelizmente, se encontra em situação insalubre, servindo apenas de abrigo para marginais.

• Ivoni Lima (MDB):

Um assunto que vem sendo debatido em todo o estado é a isenção da taxa de esgoto no município de Malhador. Ao que pude apurar, Malhador recebeu essa benfeitoria porque os investimentos na rede de esgoto municipal foram realizados com recursos próprios. De forma antecipada, o município de Malhador se preparou e não precisou esperar pelo estado. Por isso, seria injusto essa cobrança naquela localidade. No entanto, isso não me afasta da luta para que em breve Itabaiana também possa ser beneficiada por essa isenção.

Na ordem do dia, por não existir mais material existente, a sessão foi encerrada, sendo convocada uma próxima para o dia 12 de dezembro de 2023.

07.Dez.2023