Reconhecendo a importância das mulheres no processo de formação social e a consequente ascensão do gênero quanto à representatividade em distintos segmentos, os parlamentares serranos realizaram na manhã desta quinta-feira (09) uma Sessão especial em referência ao oito de março, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.
Na Câmara, dez damas apontadas pela presidência da Casa, por meio do vereador José Teles de Mendonça (PR), foram homenageadas com o recebimento de placa de honra e flores como forma de condecoração às representantes de uma classe que, em meio às dificuldades ainda encontradas em pleno século XXI, conseguem duplicar as horas do dia e se posicionar perante a sociedade como filhas, mães, esposas, donas de casa, cidadãs, trabalhadoras, logrando êxito no que se propõem a executar.
De acordo com José Teles, "a cerimônia é uma forma de exultar a garra e bravura que são características da mulher moderna" e, portanto, nada mais justo do que ser presidida pela única parlamentar feminina, Ivoni Andrade (PMDB), que foi convidada a se dirigir à mesa e assumir a presidência da casa neste ato.
Compondo a mesa juntamente com a Promotora de Justiça e Defesa do Consumidor, Euza Missano, a vice-prefeita Maria do Carmo Mendonça Andrade, a primeira dama do município Tatiana Costa e o prefeito Valmir dos Santos Costa (PR), e secretariada pelos vereadores Marcos Oliveira (PTC) e Moises Mendonça Mota (PR), Ivoni enfatizou a satisfação diante da cordialidade do colega e afirmou sentir-se "uma borboleta no jardim com tantas flores".
Para abrilhantar o evento e falar do potencial feminino, a Promotora de Justiça da Promotoria de Defesa do Consumidor EuzaMissano foi convidada a palestrar sob o tema "As flores desabrocham para viver porque reter é perecer" (Khalil Gibran) e discorreu acerca do autoconhecimento femíneo e consequente poder de transformação do meio, narrando a própria história evolutiva e de conquista de objetivos ante o "mistério do universo e a missão do desabrochar".
Defendendo que é preciso o olhar diário no espelho e o questionamento de quem somos, do que queremos da vida e da lição que queremos deixar para os que conosco convivem, a palestrante se posicionou sobre o peso da responsabilidade, a culpa, os casos de violência, física ou moral, assertando que é "preciso conhecer as potencialidades, reconhecendo que ninguém é maior do que nós", que a mulher é protagonista de sua própria história.
Assim como a Promotora, foram reconhecidas publicamente pelos relevantes serviços prestados à comunidade serrana: a médica pediatra Ana Jovina Barreto Bispo, a enfermeira e atual secretária de saúde de Itabaiana, Carla de Oliveira Mendonça; a empresária do setor de derivados de derivados de petróleo, Isabel Cristina de lima Santos; a servidora Janiele da Costa Silva, margarida no município; a odontóloga e ex-vice-prefeita de Itabaiana, Maria de Lourdes Machado Bispo; a professora poetiza imortal da Academia Itabaianense de Letras Tereza Cristina Pinheiro de Souza; a empresária do setor de formação de condutores de veículos e primeira dama municipal, Tatiana da Silva Barbosa Costa; a empresaria do setor de confecção feminina, Vânia de Almeida Gois; a pedagoga e orientadora educacional Rosa Mary Lima Santos; e a vereadora Ivoni Lima de Andrade.
Presente, o prefeito Valmir dos Santos Costa (PR) teve a palavra franqueada pela presidenta Ivoni Andrade; ele parabenizou as mulheres presentes e agradeceu às servidoras que auxiliam diretamente na condução do Executivo. "As mulheres são mais capazes, velozes, responsáveis, e por isso compõem a maior parte do meu secretariado", disse ele como forma de incentivo, aconselhando: "Acredite em você e nunca deixe de sonhar".
Para a servidora municipal Janiele da Costa Silva que recebeu a placa das mãos da promotora de Justiça EusaMissano o momento foi de muita emoção. "Eu mim sentir Maravilhosa, reconhecida e cumprimentada por todas as mulheres"
O presidente da Casa, vereador Jose Teles de Mendonça prestou uma homenagem pessoal a sua esposa, a professora Maria do Carmo Teles.
Grata pelo reconhecimento, a ex-vice-prefeita Lourdes Machado analisou como positiva a ação. "Quando os representantes do povo resolvem homenagear as mulheres buscando dez nomes que façam parte desse contexto social, mostram sensibilidade e respeito para com todas. Afinal, ser mulher é ser a essência da vida que transborda em amor", disse a homenageada.
Presente ao evento, a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Especiais - APAE de Itabaiana, Ilenói Costa Silva, caracterizou o momento como extraordinário. "É ímpar para nós como mulheres, que nos desdobramos em inúmeras atividades diárias, sendo verdadeiros seres multifuncionais, esse reconhecimento, a percepção da mulher como ser transformador brilhantemente abordado pela doutora Euza Missano", falou.
Em nome do parlamento itabaianense uma rosa foi entregue pelos servidores da casa a todas as mulheres presentes ao evento.
Encerrando a Sessão, José Teles leu um texto de autoria própria disseminado nas redes sociais, no qual, de forma singular, felicitou àquelas a quem Deus deu o dom de gerar a vida e de amar incondicionalmente. "Mulher, dona de um sorriso insubstituível, a mais bela e perfumada flor, símbolo de força e determinação, que sua garra e perseverança estejam sempre presentes, para que o brilho não somente do dia 8 de março, mas todos os dias do ano permaneçam alegrando a todos", leu, declarando encerrada a sessão especial.
Texto: ASCOM/CMI
Por Edivanildo Santana com a colaboração de Iane Gois
Mapa do Site
Câmara Municipal de Itabaiana
Rua Sebastião Oliveira, Nº 04
CEP: 49504-093
ouvidoria@cmitabaiana.se.gov.br
(79) 3431-2814
Seg. a Sex.: 7h00 às 12h00