ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Vereadores da bancada de situação cobram do Governador a implantação do IML e HEMOSE em Itabaiana

05.Out.2017 , atualizado em 06.Out.2017

Durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira, 05/10, os vereadores cobraram a implantação do IML e HEMOSE no município e garantem que levarão a reivindicação ao Governador.


Aberta a Sessão ordinária do dia 05/10, na Câmara de Vereadores de Itabaiana, o Presidente da Casa, José Teles de Mendonça, concedeu a palavra ao vereador Roosevelt Santana, que criticou o Governo do Estado pelo atraso na construção do CEASA de Itabaiana. Também durante o seu pronunciamento, o vereador questionou a exoneração da Delegada Danielle Garcia do comando da DEOTAP, motivada, segundo ele, por interesses políticos, já que a mesma investigava diversos crimes supostamente praticados por políticos influentes em nosso estado.

O vereador João Cândido Sobrinho falou sobre a necessidade de recuperação da pavimentação de diversas ruas no município, e cobrou do Executivo Municipal que o serviço seja feito o quanto antes. Também lembrou aos colegas que a vinda do Governador a Itabaiana será uma grande oportunidade para que todos cobrem mais celeridade nas obras de construção da CEASA no município.

O vereador Gustavo Santana falou sobre a emenda de bancada que garantirá recursos para a construção da sede do Corpo de Bombeiros Militar em Itabaiana e convidou a todos para prestigiarem os eventos inaugurais que ocorrerão na sexta-feira, 06/10, por ocasião da vinda do Governador ao município, inclusive a assinatura da ordem de serviço para a construção da CEASA.

O vereador José Virtuozo agradeceu a todos que compareceram a passeata alusiva ao Dia Mundial dos Animais, ocorrida na quarta-feira, 04/10, no município de Itabaiana.

O vereador Marcos Oliveira contestou o pronunciamento do vereador Sinvaldo Góis, que criticou a gestão municipal pela licitação das quentinhas, justificando que a licitação foi feita dentro da lei. Criticou o que ele chamou de "farra das diárias" da ALESE, exemplificando o caso envolvendo o assessor de comunicação, Marcos Aurélio, que recebeu três diárias como se estivesse a serviço em Salvador, sendo que estava em Aracaju.

O vereador Marcos Oliveira também repudiou a exoneração da Dra. Daniele Garcia, porque, segundo ele, isso enfraquece a Segurança Pública do Estado.

O vereador Roosevelt Santana rebateu às críticas da oposição sobre as taxas contidas no Código Tributário, sobretudo no que se refere a utilização do espaço em cemitérios, porque, segundo ele, a Lei Complementar de n° 12, foi instituída em 2009 durante o governo de Luciano Bispo. O vereador Marcos Oliveira finalizou o seu pronunciamento ressaltando as vantagens do projeto de lei nº 123, de autoria do Executivo Municipal, que visa implementar a modernização da iluminação pública do município de Itabaiana.

O vereador Sinvaldo Góis lamentou a morte trágica do caminhoneiro itabaianense de 39 anos que foi vítima de um acidente automobilístico no Estado de Pernambuco. Também criticou a cobrança da TIP por parte do município e cobrou novamente ao gestor público a melhoria das estradas vicinais dos povoados.

O vereador Arivaldo de Rezende se solidarizou com a família do marchante assassinado no último final de semana no município, bem como da família do moto taxista conhecido por Rosinha, vítima de acidente automobilístico, e fez um apelo às autoridades pela elucidação do referido assassinato. Na oportunidade, o parlamentar questionou os vereadores Sinvaldo Góis e Gustavo Santana se já conseguiram encontrar uma solução para o caso do vigilante da Escola Agrícola, culpando-os pela exoneração do mesmo, repudiando o fato de terem entrado na escola, feito fotos e filmagens e divulgado nas redes sociais.

Em seu pronunciamento, o vereador Wagner Menezes criticou a postura do colega Sinvaldo Góis por estar insistentemente disseminando a discórdia no grupo político da situação entre o prefeito Valmir de Francisquinho e a Deputada Maria Mendonça. Também cobrou da oposição um posicionamento em relação à farra das diárias na ALESE.

A vereadora Ivoni Andrade, ao fazer uso da palavra, parabenizou o vereador João Cândido, que cobrou do poder público municipal a recuperação das ruas pavimentadas a paralelepípedos no município. Esclareceu aos colegas que não contestou a exoneração do vigilante da Escola Agrícola, mas sim os motivos pelos quais ela ocorreu.

O vereador Vagner Santana falou sobre a reunião que teve com o diretor do DNIT e a Secretária de Obras do Município Deilza de Assis, na qual solicitou a implantação de um redutor de velocidade na BR 235, em frente à Churrascaria de João de Neco, no trecho de acesso ao Bairro Queimadas, cuja finalidade é exatamente a redução de acidentes no local. O vereador José Teles de Mendonça pediu aparte e parabenizou a iniciativa do parlamentar, ressaltando que é também um pleito de sua parte e dos demais vereadores.

O vereador José Roberto cobrou da vereadora Ivoni Andrade e demais vereadores de oposição, aliados do Governador, que solicitem do mesmo a instalação de uma unidade do IML, do HEMOSE e a instalação de um Posto Policial no Bairro São Cristóvão. O presidente da Casa pediu aparte e ressaltou a importância de todos os requerimentos, sobretudo da instalação do Posto Policial para combater a insegurança enfrentada diariamente pelos moradores daquela comunidade.

O vereador Carlos Vagner também pediu aparte e defendeu a vinda do HEMOSE, que por sinal foi uma indicação de sua autoria.

O vereador João Cândido parabenizou o vereador pelos temas abordados, e solicitou do gestor municipal a pavimentação da Rua Antônio Higino.

O vereador Moisés Mendonça ressaltou a importância das cobranças feitas na tribuna. Informou que a estrada do Povoado Siebra já foi recuperada. Parabenizou os pleitos do vereador José Roberto, sobretudo em relação a necessidade da vinda do IML para Itabaiana.

Na ordem do dia, o Presidente da Câmara parabenizou todos os colegas pela reivindicação da vinda do IML para Itabaiana.

Encerrada a Sessão Ordinária do dia 05/10, na Câmara Municipal de Itabaiana, o Presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça convocou nova Sessão para à próxima terça-feira dia (10/10), em horário regimental.

05.Out.2017 , atualizado em 06.Out.2017
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo