ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

IV Bienal do livro realizada entre os dias 20 e 22 de Outubro em Itabaiana foi destaque na Sessão Ordinária do dia 24/10

24.Out.2017 , atualizado em 27.Out.2017

Além da IV Bienal do Livro ocorrida nos dias 20,21 e 22 em Itabaiana, Sessão Solene pelos 320 anos de criação da Câmara Municipal de Itabaiana também foi destaque durante a sessão.


Aberta a Sessão Ordinária do dia 24/10, o Presidente da Câmara Municipal, vereador José Teles de Mendonça concedeu a palavra ao Vereador Moisés Mendonça, que iniciou seu pronunciamento parabenizando os organizadores da IV Bienal do Livro pelo sucesso do evento que reuniu escritores de todo estado. Falou também que o prefeito Valmir de Francisquinho garantiu que às estradas do Povoado Caraíbas serão recuperadas em breves dias, que inclusive, já conseguiu que um amigo doasse o cascalho para que seja feita a revitalização dessas vicinais.

O vereador Roosevelt Santana parabenizou os idealizadores da IV Bienal do Livro, ressaltando à importância do evento para a cultura do município de Itabaiana. Também criticou e lamentou a postura do Deputado Luciano Bispo, que visivelmente, indignado por não ter recebido o Falcão de Ouro, honraria dada pelos organizadores a personalidades que contribuem com o evento, classificou à Bienal como lixo, e promoveu um vexame público diante de várias pessoas que se encontravam nas dependências do Shopping Peixoto, no segundo dia do evento.

O vereador Sinvaldo Góis iniciou o seu pronunciamento se contrapondo ao pronunciamento do vereador Roosevelt Santana e negou que o Deputado Luciano Bispo tenha desrespeitado os organizadores do evento. Disse que o Deputado apenas se recusou a pousar para uma foto ao lado dos organizadores.

O vereador Gustavo Américo Santana parabenizou o município de Itabaiana que sediou um evento tão importante quanto a Bienal do Livro, bem como, os organizadores do evento. Na oportunidade também parabenizou o empresário Messias Peixoto pelo apoio à Bienal do Livro, oferecendo toda estrutura do Shopping Peixoto para sediar à maior feira cultural do estado.

O vereador Marcos Oliveira também parabenizou os organizadores da IV Bienal do Livro, bem como, ao proprietário do Shopping Peixoto, o empresário Messias Peixoto por ter oferecido toda estrutura do Shopping para a realização do evento. Enalteceu à vinda de jornalistas importantes, a exemplo do colunista do jornal O Globo, Ancelmo Góis, e de ter reunido escritores, políticos e diversas outras personalidades do nosso estado e de outros estados também. Criticou a postura e conduta do Deputado Luciano Bispo, que chamou a Bienal de lixo e desrespeitou publicamente os organizadores do evento causando um grande constrangimento aos presentes, pelo fato de não ter sido homenageado com o Falcão de Ouro.

Ao final lembrou que no dia 29/10, o gestor municipal irá inaugurar à praça, a lavanderia, o posto médico e a reforma da escola do Povoado Caraíbas. O vereador Roosevelt Santana pediu aparte e criticou os cargos comissionados ocupados por pessoas nomeadas pelo presidente da Assembleia Legislativa, e que nunca deram expediente na ALESE.

O vereador João Cândido iniciou o seu pronunciamento agradecendo a todos que o parabenizaram por ocasião do seu aniversário. Parabenizou os organizadores da IV Bienal do Livro pelo sucesso do evento, bem como, ao proprietário do Shopping Peixoto por ter habilmente agregado valor, com o oferecimento do espaço físico do referido centro comercial para realização do evento. Parabenizou também o Secretário municipal de Agricultura por estar promovendo o recolhimento de animais no município. E defendeu que essa parceria entre o município e Polícia Rodoviária Federal Seja permanente. O vereador Gustavo Santana pediu aparte e parabenizou a iniciativa, sugerindo, inclusive, que o Poder Público consiga um local adequado com cobertura para abrigar os animais recolhidos. O vereador João Cândido também fez questão de lembrar que às pessoas precisam parar de atribuir ao Vereador José Virtuoso, a responsabilidade exclusiva de cuidar dos animais.

O vereador Arivaldo de Resende parabenizou o vereador João Cândido Sobrinho pelo seu aniversário ocorrido no último dia 19/10. Disse que às obras trazidas pelo estado são mais importantes que às realizadas pelo município, e cobrou do gestor municipal à duplicação da Rua Percílio Andrade.

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Teles de Mendonça iniciou o seu pronunciamento falando sobre às comemorações alusivas aos 320 anos de criação da Câmara Municipal de Itabaiana, ocorridas no último dia 20/10, que segundo o parlamentar, embora a cerimônia tenha sido modesta por conta da escassez de recursos, para ele foi extremamente emocionante, na condição de vereador e Presidente, comemorar o aniversário do Poder Legislativo de Itabaiana. Esclareceu o  à denúncia feita em emissora de rádio local que divulgou que a Câmara teria contratado escritório de advocacia de forma irregular, sendo que tal contratação ocorreu seguindo orientação do escritório de contabilidade CAT, responsável pela contabilidade da Câmara, bem como, seguindo o que prevê a  Lei 8.666/93, que estabelece que para esse tipo de contratação, aplica - se a inexigibilidade de licitação prevista no artigo 25, II e artigo 13, III e V. Finalizou o seu pronunciamento falando mais uma vez que não é responsável pela criação de regras contidas no Regimento Interno, apenas busca cumpri-las com retidão pessoal, política e administrativa.

O vereador José Virtuoso iniciou o seu pronunciamento falando que a solução para o problema relativo ao grande número de animais nas ruas de Itabaiana é a castração, porque controla a população de animais. Disse que só é a favor da eutanásia em caso de comprovação de risco de transmissão de doenças aos seres humanos. Rebateu às críticas feitas em rede social dando conta que o parlamentar teria abandonado os animais, afirmando que doa cerca de dois mil reais mensais que são destinados para o abrigo dos animais.

A vereadora Ivoni Andrade parabenizou o Presidente da Câmara Municipal, vereador José Teles de Mendonça pelo evento comemorativo aos 320 anos de criação da Câmara Municipal, ressaltando que essa foi a primeira vez que um presidente do poder Legislativo prestou tal homenagem. Também parabenizou os organizadores da IV Bienal do Livro pelo sucesso de público e pelos resultados produzidos pelo evento, que enalteceu bastante a cultura local. Rebateu à afirmação do vereador Roosevelt Santana que declarou que a esposa do presidente da Assembleia Legislativa recebe 17 mil reais por ocupar cargo em comissão no estado. A parlamentar disse não ter conhecimento deste fato. Finalizou parabenizando o município pelas inaugurações que ocorrerão no próximo domingo dia 29/10 no Povoado Caraíbas. A vereadora também cobrou a pavimentação do Povoado Pé do Veado. O vereador José Teles de Mendonça pediu aparte e confirmou que o prefeito Valmir de Francisquinho já anunciou a pavimentação do referido Povoado.

O vereador Carlos Vagner criticou a atitude do Presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo pelo vexame promovido na Bienal do Livro, e que chocou a todos que presenciaram tal cena. Para o parlamentar, o Presidente da ALESE demonstrou despreparo e desequilíbrio emocional.  O vereador também criticou às nomeações de cargos comissionados com altos salários no estado e na Assembleia Legislativa, a exemplo da esposa do Deputado Luciano Bispo que passou a receber 17 mil reais pelo cargo em comissão que ocupa no estado.

Encerrada a sessão rdinária do dia 24/10, o Presidente da Casa, vereador José Teles convocou nova sessão para a próxima quinta-feira, 26/10, em horário regimental.

24.Out.2017 , atualizado em 27.Out.2017
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo