ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Itabaianense Ingram de Souza Menezes, vereador pelo município de Peruíbe em São Paulo, recebe Moção de Congratulação pelo recorde mundial em supino

06.Mar.2018 , atualizado em 08.Mar.2018

A Moção foi entregue durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (06), pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador José Teles de Mendonça, autor da homenagem.


Aberta a Sessão Ordinária do dia 06/03, na Câmara Municipal de Itabaiana, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça (PR) concedeu a palavra ao vereador Sinvaldo Góis (MDB), que criticou o prefeito Valmir de Francisquinho, porque segundo ele, não está dando atenção aos pacientes com câncer do município, citando como exemplo, um episódio ocorrido no dia de ontem, segunda-feira (05/03), quando o carro que transportava os pacientes para Aracaju, acabou quebrando, e expondo-os ao sol por mais de duas horas de acordo com o parlamentar. Também criticou a situação das escolas da rede municipal, dando como exemplo a escola agrícola. O vereador finalizou contestando os radialistas que repercutiram o parecer do Ministério Público, que recomenda a anulação da eleição antecipada da mesa diretora.

O vereador João Cândido Sobrinho (PSB), iniciou o seu pronunciamento registrando a presença e parabenizando o Itabaianense, e hoje vereador pelo município de Peruíbe no interior Paulista, Ingram de Souza, pela homenagem que receberá durante a sessão. O parlamentar falou sobre sua indicação ao chefe do Poder Executivo Municipal, que visa a retomada das obras de construção de creches no município. O vereador e líder do prefeito Marcos Oliveira pediu aparte e ressaltou que realmente o pleito do vereador é legítimo, e que já discutiu com o prefeito Valmir de Francisquinho sobre a retomada dessas obras, sobretudo, das creches do Povoado Carrilho e do Bairro Miguel Teles.

O Presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça (PR), pediu a compreensão dos seus pares para prestar uma homenagem ao Sr. Ingram de Sousa Menezes, vereador pelo município de Peruíbe no interior Paulista, que recebeu uma moção de sua autoria e aprovada por unanimidade. Na oportunidade, foi concedida a palavra ao advogado e tio homenageado, Dr. Fabiano, que agradeceu pela homenagem concedida ao seu sobrinho.

Também foi concedida a palavra ao homenageado, vereador Ingram de Sousa, que ressaltou as dificuldades enfrentadas para chegar a essa condição. Músico de formação e campeão mundial de levantamento de peso, o homenageado agradeceu pela homenagem e carinho, que o emocionou bastante, e a dedicou aos seus familiares, sobretudo, ao seu pai e aos dois irmãos, que estiveram presentes na sessão, prestigiando a homenagem recebida.

O vereador Roosevelt Santana (PSB), repudiou a crítica feita pelo vereador Sinvaldo Góis, ao prefeito de Itabaiana, pelo fato de um carro que transportava pacientes de câncer ter quebrado. De acordo com o vereador, o estardalhaço feito pelo parlamentar tem cunho politiqueiro, pois, ao invés de polemizar um fato tão natural como a quebra de um carro, deveria cobrar do governo do estado o andamento das obras de construção do Hospital do Câncer, o reparo no aparelho de radioterapia que funciona um mês e passa três sem funcionar, levando pacientes a buscar atendimento no estado vizinho de Alagoas, mais precisamente no município de Arapiraca. O vereador José Virtuoso pediu aparte e perguntou aos vereadores de oposição, que dão sustentação ao governo estadual, o porquê que até agora, o hospital do câncer não foi construído, uma vez, que os recursos existem ficaram disponíveis para essa finalidade, há mais de seis anos.

O vereador Roosevelt Santana lamentou, inclusive, que Sergipe, seja o único estado onde ainda não há um hospital do câncer no Brasil.

O vereador Marcos Oliveira  (PTC), rebateu as críticas do vereador Sinvaldo Góis, que segundo ele, de forma espetaculosa, se aproveitou da dor alheia para se promover, por ocasião da quebra de uma ambulância que transportava pacientes de câncer, ressaltando que somente na segunda feira  (05/03), três ambulâncias viajaram para levar pacientes de câncer até a capital Sergipana, sendo que embora o carro tenha quebrado, os pacientes foram atendidos, uma vez que ao tomar conhecimento do fato, a secretária municipal de saúde, enviou outro veículo para conduzir os pacientes. O vereador contestou a afirmação, segundo ele demagógica, do colega Sinvaldo Góis, que durante seu pronunciamento, afirmou que critica e cobra do governo do estado, sendo que na realidade, nunca fez nenhuma cobrança dessa natureza na tribuna da câmara. O parlamentar lamentou o fato de o governo do estado, através do secretário Almeida Lima, não ter cumprido com a palavra de viabilizar a cirurgia do ex-jogador Bado. O vereador João Cândido pediu aparte e lamentou esse descaso com o Itabaianense Bado, que está sofrendo aguardando em uma fila interminável, para se submeter a tão esperada cirurgia, sendo que a situação ficou ainda pior, porque nem alimentação para o acompanhante está sendo fornecida pelo hospital.

O vereador Wagner Menezes (PR), também rebateu as críticas do vereador Sinvaldo Góis ao prefeito Valmir de Francisquinho, por conta da quebra de uma ambulância que transportava pacientes de câncer para Aracaju. De acordo com o parlamentar, ao invés de se aproveitar de uma situação como essa, o vereador deveria cobrar do governador, a construção do hospital do câncer, entre outras obras paralisadas. Para o vereador, este fato sim, demonstra a falta de atenção e de respeito do governador para com os sergipanos.

O vereador Roosevelt Santana pediu aparte e mais uma vez declarou que o discurso do vereador Sinvaldo Góis é sensacionalista, espetaculoso e travestido de solidariedade. O vereador Wagner Menezes também mencionou o fato de uma professora com câncer, do município de Aparecida que faleceu pela falta de atendimento por parte do governo do estado.

O vereador Marcos Oliveira pediu aparte e cobrou do vereador Sinvaldo Góis o mesmo empenho para cobrar do estado o conserto da máquina de radioterapia.

A vereadora Ivoni Andrade (MDB), contestou as críticas feitas contra o vereador Sinvaldo Góis, defendendo que sua atitude em relação a quebra do carro que transportava pacientes com câncer para Aracaju, foi legítima; rebateu as críticas ao hospital regional de Itabaiana, alegando que não faltam médicos, e parabenizou o vereador João Cândido pelo tema das creches trazido a tribuna. Aproveitou a oportunidade para cobrar do gestor municipal a retomada das obras de construção das creches do município, inclusive, nos povoados, citando como exemplo, o povoado Carrilho. Também cobrou providências ao gestor municipal, no sentido de regularizar o fornecimento de colírios para os pacientes de glaucoma.

O vereador Paulo Messias (MDB), parabenizou os organizadores da 1ª Copa Marcelo Deda, que teve início no último domingo  (04/03). O vereador também declarou que o bairro Miguel Teles está abandonado pela atual gestão, e em tom de ironia, disse que se o problema for falta de vassouras, ele compra e cede ao município. A vereadora Ivoni Andrade pediu aparte e informou que o tomógrafo do HUSE voltou a funcionar na manhã de hoje, segundo sua assessoria.

O vereador Carlos Vagner (PR), rebateu as críticas do vereador Sinvaldo Góis em relação a gestão municipal, classificando-as de infundadas. Na oportunidade cobrou do parlamentar, que também cobre do governador a conclusão da rodovia que liga Itabaiana a Itaporanga, do hospital do câncer e tantas outras obras paralisadas ou muito atrasadas. Também repudiou as críticas feitas pelo parlamentar ao Senador Eduardo Amorim.

O vereador Roosevelt Santana esclareceu que a falta de colírio no município, se deu em decorrência do corte de mais de 70% no repasse de recursos por parte do governo federal. Também repudiou as críticas ao senador Eduardo Amorim.

O vereador Gustavo Santana (MDB), corroborou as palavras do vereador Sinvaldo Góis, no tocante ao episódio envolvendo a quebra de um veículo que transportava pacientes de câncer para Aracaju. Disse que o fato é fruto do descaso administrativo. O vereador enalteceu a atenção do governo do estado ao Hospital Regional de Itabaiana. Criticou o sistema municipal de abastecimento de água, alegando ser deficiente. O vereador finalizou parabenizando o Itabaianense e vereador pelo município de Peruíbe no interior Paulista, o Sr. Ingram de Souza pela homenagem recebida através da moção de autoria do presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça.

Encerrada a Sessão Ordinária, do dia 06/03, na câmara municipal, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça convocou nova sessão  ordinária para a próxima quinta -feira  (08/03), em horário regimental.

06.Mar.2018 , atualizado em 08.Mar.2018
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo