ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Encenação da Paixão de Cristo ocorrida em Itabaiana foi destaque durante a Sessão Ordinária do dia 03/04, na Câmara Municipal

04.Abr.2018 , atualizado em 06.Abr.2018

Vereadores parabenizaram os organizadores e participantes dos eventos religiosos ocorridos durante a Semana Santa em Itabaiana.


Aberta a sessão ordinária do dia 03/04, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça (PR) concedeu a palavra a vereadora Ivoni Andrade (MDB), que disse que uma das máquinas do município estaria beneficiando a propriedade de um particular no povoado Terra Dura. Ressaltou a inauguração do IFS no último dia 28/03, porém, cobrou do atual gestor melhorias nos arredores da referida instituição de ensino. A vereadora também cobrou da administração pública municipal mais critérios na escolha dos futuros beneficiários de casas populares em Itabaiana. Lamentou a falta de medicamentos nos postos de saúde do município, que segundo ela, é constante. Finalizou lamentando a falta de um urologista no município.

O vereador João Cândido Sobrinho (PSB) disse que em função da inauguração do IFS, surge uma necessidade maior de beneficiar aquela área, considerando o consequente aumento do fluxo de veículos naquele local. O vereador, inclusive, solicitou a pavimentação do acesso ao ginásio de esportes, que será inaugurado no próximo dia 05. Na oportunidade, repudiou as declarações do governador Jackson Barreto, que atingiu a honra do saudoso Marcelo Deda. Também lamentou a postura do PT, que silenciou em relação ao caso, após oferta de cargos por parte do governo a integrantes do partido. O vereador também comentou o fato de uma gestante ter dado à luz dentro de um táxi, em virtude da falta de médicos na Maternidade São José. Cobrou das autoridades mais atenção àquela unidade de saúde.

O vereador Wagner Menezes (PR) iniciou o seu pronunciamento parabenizando os organizadores dos eventos alusivos a semana santa, sobretudo do povoado Mangabeira. O vereador contestou as críticas da vereadora Ivone Andrade, que cobrou a presença da secretária de saúde na câmara, com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre sua pasta, uma vez, que, no momento em que os vereadores Marcos Oliveira e José Virtuoso apresentaram requerimento, para que um agente de trânsito viesse à câmara prestar esclarecimentos sobre o trânsito do município, os vereadores de oposição votaram injustificadamente contra, inclusive, a vereadora Ivoni Andrade. Os vereadores Marcos Oliveira e Roosevelt Santana, também repudiaram o veto da oposição ao referido requerimento.

O vereador Sinvaldo Góis (MDB), criticou à entrega de cestas básicas por parte da prefeitura, durante a semana santa. Segundo o vereador, durante a entrega algumas pessoas foram humilhadas. Disse que o prefeito abandonou a quadra poliesportiva do Bairro Porto; disse também que o prefeito abandonou às comunidades pobres de Itabaiana. O vereador classificou o prefeito Valmir de Francisquinho, como o prefeito dos impostos e responsável por acabar às festas do município.

O vereador Roosevelt Santana (PSB), iniciou o seu pronunciamento dizendo que manteve contato com o diretor da maternidade São José, que lhe informou, que desde janeiro, o estado não tem feito o repasse devido de 100 mil reais mensais, razão pela qual, a instituição de saúde está agonizando. O vereador lamentou o bloqueio das contas do estado, por não ter cumprido um acordo de renegociação das dívidas, classificando o fim do governo Jackson Barreto, como desastroso. O vereador Wagner Menezes pediu aparte e também lamentou o bloqueio das contas, mas lembrou que esse não foi o primeiro bloqueio, lembrando de outro bloqueio ocorrido em 2017 por conta da falta de pagamento aos servidores da educação. O vereador Roosevelt Santana complementou ressaltando que esse bloqueio foi ainda pior, porque atingiu todas às contas do estado, e não apenas uma verba específica.

O vereador Marcos Oliveira (PTC), Parabenizou os organizadores da encenação da Paixão de Cristo do povoado Mangabeira, em especial, Vera e Jardiel, pelo evento religioso que contou com dezenas de atores locais, bem como, Parabenizou aos demais organizadores de todas às comunidades que realizaram eventos religiosos durante a semana Santa. O vereador, em resposta ao vereador João Cândido Sobrinho, ressaltou o trabalho de pavimentação asfáltica realizado no povoado Carrilho, que segundo o parlamentar passou por uma verdadeira revolução estrutural. O vereador Wagner Menezes contestou à declaração do vereador Sinvaldo Góis, por ter afirmado que Luciano Bispo foi quem mais realizou obras em Itabaiana, sobretudo, na educação, exemplificando a escola do bairro Queimadas, pois, segundo ele, em apenas um mandato, Valmir construiu e reformou mais escolas do que Luciano Bispo em quatro mandatos. Em relação à vereadora Ivone Andrade, o vereador Marcos Oliveira rebateu suas críticas aos professores contratados, afirmando que essas contratações ocorreram por absoluta necessidade do município, e ressaltou que por serem contratados, não significa dizer que são menos competentes que os concursados, dando como exemplo à própria vereadora.

O vereador José Carlos Santana (PR), iniciou o seu pronunciamento chamando a atenção para os discursos eleitoreiros da oposição. O vereador Marcos Oliveira pediu aparte, e repudiou às críticas da oposição ao marketing feito pelo município em relação às obras realizadas, como contraponto, questionando na oportunidade, o custo com a vinda do craque Falcão para a inauguração do Ginásio de esportes construído pelo governo do estado, dizendo que é um contrassenso.

O vereador José Virtuoso (SD), rebateu às críticas recebidas por ocasião do episódio do moto taxista que foi flagrado arrastando um animal pelas ruas do município. Disse que em nenhum momento quis aparecer, apenas cumpre sua missão de conscientização a população sobre a responsabilidade que temos com a proteção dos animais. O vereador Marcos Oliveira se solidarizou com o vereador José Virtuoso, e enalteceu o trabalho do colega parlamentar em Itabaiana. Disse que muitos se aproveitam de situações que ganham notoriedade, porém, o trabalho frequente de proteção aos animais, requer abnegação e amor à causa, como tem mostrado na prática, o vereador Virtuoso.

O vereador Paulo Messias (MDB), iniciou o seu pronunciamento questionando às comissões da casa, sobre o porquê que o requerimento de sua autoria solicitando à presença da secretária de saúde na câmara não estava na pauta do dia? O vereador Carlos Vagner pediu aparte e disse que não entendia a revolta do colega, uma vez que, há duas sessões passadas, o próprio vereador Paulo Messias votou contra o requerimento para que um agente da SMTT viesse à câmara prestar esclarecimentos, sobre o trabalho dos agentes em Itabaiana. O vereador Gustavo Santana entrou em defesa do colega Paulo Messias, e disse que votaram contra para evitar questionando sobre o problema envolvendo o vereador Arivaldo de Rezende e uma agente de trânsito do município.

O Presidente da casa, vereador José Teles de Mendonça intercedeu para explicar que todo requerimento que é dado entrada nesta casa, deve conter o assunto a ser discutido, e que na condição de presidente, jamais permitiria ofensas em plenário, a quem quer que seja. O vereador Roosevelt Santana disse que não via nenhum problema, caso houvesse qualquer questionamento sobre o episódio envolvendo um agente de trânsito e o vereador Arivaldo de Rezende, não entendendo o corporativismo demonstrado pelos vereadores de oposição, ao votarem contra o requerimento, para que o agente de trânsito viesse à câmara.

O vereador Gustavo Santana (MDB), disse que a atitude de votarem contra o requerimento de autoria dos vereadores Marcos Oliveira e José Virtuoso, foi apenas por cautela pra evitar polemizar e politizar o fato. Voltou a cobrar, à exemplo dos colegas de oposição, a presença da secretária de saúde na câmara, afim de prestar contas sobre o trabalho realizado em Itabaiana na atual gestão. A vereadora Ivone Andrade cobrou mais uma vez a convocação dos aprovados em concurso público em lugar dos contratados. O vereador Wagner Menezes pediu aparte e rebateu à afirmação da oposição, de que nenhum secretário esteve na câmara até agora, esclarecendo que o Secretário de Agricultura do município, Erotildes de Jesus já esteve na câmara. De igual modo, o vereador Roosevelt Santana também afirmou que a então secretária de saúde Andreia Mendonça, também já esteve na câmara para prestar contas sobre o seu trabalho e ações da secretaria.

O vereador José Roberto (PP), abriu o seu pronunciamento, dizendo que só votará para governador, em quem apresentar um projeto que o convença. Criticou o modo pelo qual, o atual presidente conseguiu se manter no cargo, sugerindo à prática de corrupção. O vereador lembrou do problema de saúde do moto taxista Bado, e das dificuldades enfrentadas para conseguir a sua cirurgia, justificando que ao se dirigir até o hospital para interceder pelo amigo, porém, ao chegar no hospital, constatou que existe uma fila de espera. O vereador João Cândido Sobrinho pediu aparte, e justificou que votou contra o requerimento porque em sua opinião, quem poderia vir representar a SMTT seria o superintendente do órgão. O vereador Marcos Oliveira esclareceu que a indicação do agente Leonan, ocorreu em comum acordo com o superintendente da SMTT.

O presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça (PR), iniciou o seu pronunciamento, parabenizando o Diretor do IFS, inaugurado no último dia 28/03, e enalteceu a importância dessa grande instituição de ensino para o município. O vereador também Parabenizou os organizadores, colaboradores e participantes de todos os eventos religiosos durante a Paixão de Cristo, especialmente parabenizou o amigo Noel, que interpretou Jesus Cristo durante a encenação da Paixão de Cristo no povoado Malhada Velha. O vereador Roosevelt Santana fez questão de parabenizar a interpretação de Noel como Jesus Cristo. O presidente da casa finalizou esclarecendo sobre o trabalho da câmara e pedindo tratamento respeitoso entre os colegas. Repudiou à afirmação do vereador Sinvaldo Góis, que ao fazer uso da tribuna declarou que às comissões só fazem o que o prefeito Valmir determina. Pediu a compreensão do vereador para que evite esse tipo de comentário desrespeitoso.

O vereador Carlos Vagner (PR), lamentou o comportamento do vereador Sinvaldo Góis, que durante a via-sacra no povoado pé do veado passou com o seu carro buzinando e com um giroflex ligado, incomodando aos fiéis que participavam do evento religioso. O vereador José Teles condenou à postura do vereador Sinvaldo Góis, e mais uma vez, pediu respeito entre os parlamentares.

Encerrada à sessão ordinária do dia 03/04, na Câmara Municipal de Itabaiana, o presidente da casa, vereador José Teles de Mendonça, convocou nova sessão para o dia 05/04, em horário regimental.

04.Abr.2018 , atualizado em 06.Abr.2018
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo