ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Vereadores aprovam em 2ª votação o Projeto de Lei nº 60/2018, que oficializa a Copa Chico Cantagalo como Liga Amadora de Futebol em Itabaiana

12.Abr.2018 , atualizado em 12.Abr.2018

O Projeto é de autoria do vereador Wagner Menezes e tem como objetivo valorizar ainda mais o futebol amador em Itabaiana.


Aberta a sessão ordinária do dia 12/04, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça, concedeu a palavra ao vereador Sinvaldo Góis (MDB), que iniciou o seu pronunciamento cobrando do gestor municipal a limpeza dos canais de esgoto do município. Cobrou também a utilização da usina de asfalto, com o recapeamento de ruas nos bairros Bananeira, Moita Formosa e Miguel Teles de Mendonça. O vereador também relatou que no último domingo o prefeito Valmir de Francisquinho, que estava acompanhado do vereador Carlos Vagner, desrespeitou servidores do Hospital Regional de Itabaiana. Finalizou afirmando que falta medicamentos em todos os postos de saúde do município.

A vereadora Ivoni Andrade (MDB) iniciou cobrando informações sobre o Plano Diretor, que por sua vez, foi aprovado há um ano. Segundo a vereadora o Plano Diretor não está sendo cumprido pelo município. O vereador Gustavo Santana pediu aparte e lembrou que também já cobrou por diversas vezes uma reformulação do plano diretor do município. Na oportunidade, atribuiu aos empresários de Itabaiana o mérito pela modernização do município e não da atual gestão. A vereadora Ivoni Andrade falou sobre a importância do plano diretor para o desenvolvimento e organização do município.

O vereador Paulo Messias (MDB), falou sobre o requerimento de sua autoria cobrando a vinda da secretária de saúde do município para prestar esclarecimentos sobre o trabalho desenvolvido pela secretaria. O vereador Sinvaldo Góis pediu aparte e disse que o município criou uma grande lixeira no bairro Queimadas. O vereador Paulo Messias finalizou parabenizando o governador Belivaldo Chagas pelas mudanças implementadas no governo logo que assumiu, inclusive em relação ao HUSE. Para o parlamentar, o governador está colocando a casa em ordem. O vereador Marcos Oliveira pediu aparte e informou que esteve na noite de ontem no Bairro Miguel Teles, e na oportunidade o prefeito confirmou que tão logo sejam feitas as licitações, as obras de pavimentação de ruas do bairro e a reforma e ampliação da Escola Municipal Elizeu Oliveira serão iniciadas.

O vereador Carlos Vagner (PR) iniciou o seu pronunciamento criticando o ex-governador Jackson Barreto pelo caos em que se encontra o estado de Sergipe. Disse que as mudanças promovidas pelo atual governador Belivaldo Chagas fazem parte de uma estratégia do próprio Jackson Barreto com o objetivo de alavancar a candidatura de Belivaldo Chagas, que, para o vereador, sabia de toda a farsa na inauguração do centro de nefrologia.

O presidente da Câmara, vereador José Teles de Mendonça, perguntou aos vereadores de oposição se Belivaldo Chagas estava presente na referida inauguração. Ao receber a resposta afirmativa, disse que não entende o porquê de o atual governador não se recusar a participar daquela farsa, sugerindo que Belivaldo sabia de tudo e estranhamente agora pousa de Salvador da Pátria.

O vereador Carlos Vagner (PR) se reportou ao caso do garoto de quatro anos, que por sua vez, é sobrinho do prefeito, mencionado pelo vereador Sinvaldo Góis, que teria dito que o prefeito Valmir havia ofendido a técnica em enfermagem que atendeu o seu sobrinho. Segundo o vereador, o colega Sinvaldo Góis mentiu quando se referiu ao caso.

O vereador Wagner Menezes (PR), iniciou dizendo não entender a afirmação do governador Belivaldo Chagas que não sabia dos desmandos cometidos por Jackson Barreto, inclusive sobre a inauguração do centro de nefrologia. O vereador lembrou que o atual governador já havia assumido o governo por diversas vezes, e, portanto, não havia como não ter conhecimento do que acontece no governo, comparando-o ao ex-presidente Lula, que para se livrar da responsabilidade sobre atos irregulares no seu governo, sempre afirmava não saber de nada. O vereador ressaltou que a cobrança do vereador João Cândido para que o município promova benfeitorias na região periférica do município, inclusive na região do Conjunto Luiz Conceição, é legítima. O vereador João Cândido agradeceu pela deferência e disse que o objetivo da cobrança é exatamente fazer a ponte entre o povo e o município. O vereador  Wagner Menezes também falou sobre o projeto de sua autoria, que visa oficializar a Copa Chico Cantagalo como liga oficial amadora de futebol de Itabaiana e pediu apoio aos colegas vereadores para aprovação do referido projeto.

O vereador José Roberto (PP) disse que não foi contra a prisão do ex-presidente Lula, entretanto, defende que a lei seja aplicada para todos os políticos corruptos do Brasil. Também informou ao vereador Wagner Menezes que não é contra o projeto de sua autoria, que visa tornar a Copa Chico Cantagalo como liga amadora oficial de futebol do município. Explicou que a única objeção é no tocante a geração de despesas para o município.

O vereador Marcos Oliveira (PTC) iniciou o seu pronunciamento rebatendo o discurso do colega Paulo Messias, quando afirmou que o governador Belivaldo Chagas está colocando a casa em ordem. Para o vereador, as mudanças promovidas por Belivaldo Chagas fazem parte de um plano de marketing, pois aparecer agora como a tábua da salvação, depois de ter participado de todos os atos praticados por Jackson Barreto e aplaudido a conduta do mesmo, isso não passa de uma estratégia para levantar a sua candidatura.  O vereador José Virtuozo disse que a inauguração do centro de nefrologia é a piada do mês e o sumiço do dinheiro do Proinveste, alegado por Jackson Barreto, é a piada do ano. O vereador Carlos Vagner perguntou ao colega, que por sua vez, já trabalhou como assessor do Deputado Gilson Andrade, se ele tem conhecimento da obra de reforma da ALESE. O vereador respondeu que isso ocorre sempre em ano eleitoral. O parlamentar rebateu as críticas do colega Sinvaldo Góis em relação ao centro comunitário do povoado Matapoã. Segundo o vereador o centro comunitário está funcionando plenamente e foi estruturado com recursos conseguidos pelo então Deputado Gilson Andrade, atualmente Prefeito do município de Estância.

O vereador Gustavo Santana (MDB) falou sobre o desperdício de água em decorrência de vazamento em dois poços artesianos no bairro Moita Formosa, lamentando o fato por ser a água um bem de valor imensurável. O vereador criticou a falta de médicos nos postos de saúde do município, a dificuldade para se conseguir a marcação de um exame, bem como a falta de medicamentos na rede municipal. Também cobrou providências por parte do município no sentido de resolver a questão da lixeira do Bairro Queimadas. Finalizou cobrando que seja colocado em votação o requerimento de autoria do vereador Paulo Messias solicitando a presença da secretária de saúde na Câmara Municipal.

O vereador José Carlos Santana (PR) criticou o vereador Sinvaldo Góis por ter tecido críticas ao vereador licenciado e atualmente secretário municipal, Moisés Mendonça, em virtude de o mesmo ter levado um trator do município para ser consertado em Frei Paulo. Segundo o vereador, o colega se equivocou porque o trator mencionado é de propriedade particular do secretário. Também cobrou da vereadora Ivoni Andrade que leve até o seu líder Luciano Bispo a reivindicação de um tomógrafo para o Hospital Regional de Itabaiana. O vereador também criticou a falta de atenção do governo do estado com as cobranças da população. Finalizou lamentando o episódio da inauguração do centro de nefrologia.

Encerrada a sessão ordinária do dia 12/04, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça, convocou nova sessão para a próxima terça-feira (17/04), em horário regimental.

12.Abr.2018 , atualizado em 12.Abr.2018
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo