ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Após licença médica, Presidente da Câmara Municipal, vereador José Teles de Mendonça retorna ao comando da Casa Legislativa de Itabaiana

16.Out.2018 , atualizado em 17.Out.2018

O presidente da câmara, vereador José Teles de Mendonça esteve afastado por 15 dias, para tratamento de saúde.


Aberta a sessão ordinária do dia 16/10, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Teles de Mendonça concedeu a palavra ao vereador Gustavo Santana (MDB), que iniciou o seu pronunciamento desejando boas-vindas ao vereador presidente desta casa, José Teles de Mendonça, após ter sido submetido à uma intervenção cirúrgica. O vereador disse que Valmir de Francisquinho saiu enfraquecido no pleito passado, com a eleição de Luciano Bispo e Maria Mendonça, e afirmou que o mesmo comprou a eleição do seu filho Talysson de Valmir. Na oportunidade, o vereador também informou que irá protocolar juntamente com os colegas de oposição, um pedido de instalação de uma CPI, com o objetivo de apurar denúncias de irregularidades na atual gestão. O vereador chamou Valmir mais uma vez de traidor da família Teles de Mendonça.

O vereador Sinvaldo Góis (MDB) iniciou o seu pronunciamento cumprimentando o presidente da câmara, vereador José Teles de Mendonça e desejando Boas vindas após a cirurgia.  O vereador criticou à secretaria de saúde do município, porque segundo ele, está reutilizando às seringas por até quatro vezes, quando na verdade são descartáveis. O vereador disse que o prefeito fechou às portas para a população, após às eleições. O vereador disse que Belivaldo Chagas vencerá às eleições com mais de 250 mil votos de diferença para Valadares Filho.

O presidente da Casa abriu espaço para que o empresário Givaldo Marcelino, presidente da Associação Comercial de Itabaiana, que na oportunidade convidou a todos para participarem da EXPO INDÚSTRIA, prevista para ocorrer entre os dias 19 a 21 de outubro.

O vereador Paulo Messias (MDB) cumprimentou o presidente desta casa, vereador José Teles, e lhe desejou Boas vindas e muita saúde. O vereador disse que foi procurado por algumas pessoas do Povoado Pé do Veado reclamando da falta d'agua há vários dias. Na oportunidade cobrou providências por parte do gestor municipal, no sentido de solucionar o referido problema.

O vereador Roosevelt Santana (PSB) iniciou desejando Boas-vindas ao Presidente desta casa, vereador José Teles de Mendonça, enaltecendo sua força, garra e determinação ao enfrentar o problema de saúde que o acometera.  O vereador disse não entender à postura dos vereadores de oposição, ao declararem que Valmir está enfraquecido após o resultado das eleições, uma vez que Valmir de Francisquinho venceu de Luciano em Itabaiana e no estado. O vereador disse que a oposição está comemorando porque perdeu de pouco. O vereador Wagner Menezes disse que o que a oposição sabe fazer é intriga, e que em nenhum momento está preocupada com a população. O vereador Roosevelt Santana enalteceu à eleição do deputado federal Boston Costa, apoiado por Valmir de Francisquinho, declarando que será um grande parlamentar, e que ajudará bastante Itabaiana em Brasília. O vereador também repudiou discursos oportunistas e inflamados, respondendo que nunca se apossou de sobrenome de quem quer que seja, visando com esse oportunismo conseguir votos para sua eleição, bem como, repudiou à afirmação do vereador Gustavo Santana, ao afirmar que irá cassar políticos corruptos, esquecendo dos inúmeros processos que responde o seu líder político. O vereador também chamou a atenção da população para que observe quem verdadeiramente é ético e inspira confiança para gerir os recursos e conduzir os destinos do estado.

O vereador Wagner Menezes (PR) desejou Boas-vindas ao presidente da Casa, vereador José Teles, e um pronto reestabelecimento de sua saúde. O vereador rebateu às críticas do vereador Gustavo Santana em relação à gestão municipal, fazendo na oportunidade uma analogia e um alerta ao parlamentar, para que o mesmo tenha cuidado ao fazer a fiscalização, para que não ocorra com ele, o que ocorreu com os delegados Alessandro Vieira e Danielle Garcia, que ao investigarem esquemas de corrupção envolvendo políticos poderosos, acabaram sendo exonerados pelo governador. O parlamentar também lamentou a postura do vereador Gustavo Santana, por ser um bacharel em direito, professor e advogado, deveria respeitar os colegas e não utilizar termos pejorativos, como vereador lagartixa, se referindo aos colegas, o que para o vereador é uma grande falta de respeito em relação aos colegas. O vereador disse que o governador mentiu ao divulgar uma cartilha dizendo que pavimentou os povoados Bom Jardim, Barro Preto e Carrilho, sendo que essa informação não condiz com a realidade de acordo com o parlamentar.

O vereador Marcos Oliveira (PTC) lamentou a postura dos vereadores de oposição que se inscrevem para fazer uso da palavra no início da sessão, logo nas primeiras vagas, e ao fazerem uso da palavra promovendo o xingamento contra adversários, se ausentam do plenário. O vereador disse que palavra sem obra é como atirar sem bala. O vereador disse que não vai ser com discurso que ganhará votos, porque o que contam são às obras. Lamentou à declaração do vereador Gustavo Santana, de que o prefeito Valmir de Francisquinho já demitiu mais de 700 pessoas, o que segundo o vereador não condiz com a realidade. O vereador José Carlos Santana disse que cão que ladra muito, morde pouco. O vereador Marcos Oliveira disse que quem quiser aparecer com mentiras e fakenews, coloque uma melancia na cabeça. O vereador disse que os elogios diários à deputada Maria Mendonça feitos pela oposição, são parte de uma estratégia para retomar o poder em 2020, e que isso não cola.

O vereador Moisés Mendonça (PR) disse é uma vergonha a oposição criticar à falta d'agua nos povoados de Itabaiana, uma vez, que o seu líder nunca fez uma obra no povoado Pé do Veado, e jamais realizou qualquer obra que levasse água potável às residências dos povoados, como fez Valmir de Francisquinho através do Projeto Água para todos por meio do Sistema de Abastecimento de Água Municipal. O vereador desafiou o colega Sinvaldo Góis para que o mesmo apresentasse uma única obra realizada por Luciano Bispo na referida comunidade, que na oportunidade ficou sem argumentos. O vereador Marcos Oliveira parabenizou o colega por ter sintetizado muito bem, que o que a oposição não consegue digerir, é o surgimento de uma nova liderança popular como Valmir de Francisquinho.

A vereadora Ivoni Andrade (MDB) iniciou cumprimentando o presidente da Casa pelo retorno após ter sido submetido à uma cirurgia. Na sequência parabenizou os professores pelo seu dia comemorado na segunda-feira dia 15/10, enaltecendo à importância desse profissional no desenvolvimento de uma sociedade. Os vereadores Wagner Menezes, Roosevelt Santana, Marcos Oliveira, Moisés Mendonça e José Carlos de Santana pediram aparte e parabenizaram os professores através da vereadora Ivoni Andrade que também é educadora. A vereadora disse que houve um equívoco no Povoado Oiteiro do Capim, porque houve uma família que não foi beneficiada com a água do poço artesiano.

O vereador José Carlos de Santana (PR) iniciou fazendo um pedido aos deputados eleitos e votados em Itabaiana, relembrando à eleição de Adelson Barreto, que obteve mais de seis mil votos nas últimas eleições, e que nunca trouxe nada para Itabaiana, que valorizem os votos recebidos, transformando-os em obras e ações sociais.

Encerrada a Sessão Ordinária do dia 16/10, o Presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça convocou nova sessão para a próxima quinta-feira (18/10), em horário regimental.

16.Out.2018 , atualizado em 17.Out.2018
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo