CONFIRA COMO FOI O ENCERRAMENTO DO 1º SEMESTRE LEGISLATIVO

27.Jun.2019 , atualizado em 27.Jun.2019

A última sessão do 1º período semestre legislativo foi marcada por comunhão e muita alegria entre parlamentares e servidores da câmara. O 'Arraiá' da Câmara foi um momento de agradecer pelo trabalho realizado durante os meses, fortalecendo a união da casa em prol do desenvolvimento de Itabaiana.

Na manhã desta quinta-feira (27), a presidente Ivoni Lima de Andrade convidou o primeiro secretário Paulo Messias para fazer a leitura da ata da sessão anterior. No grande expediente o vereador Sinvaldo Gois abordou a problemática da dengue no município parabenizando ao Hospital Regional de Itabaiana pelos atendimentos e serviços prestados a todo estado de Sergipe. Cobrou a Secretaria Municipal de Saúde que busque resolver a falta de colírio em Itabaiana. O vereador Roosevelt Alves de Santana falou sobre as inaugurações que foram realizadas pela prefeitura de Itabaiana e sobre a nova estrutura da Escola Clara Meireles Teles que será um marco para a educação municipal, contendo 16 salas de aula para dar melhores condições de aprendizado aos alunos e melhores condições de trabalho para os professores. O parlamentar José Teles de Mendonça falou sobre a sua satisfação em poder usar a tribuna para trazer grandes pronunciamentos e poder reinvidicar melhorias para Itabaiana durante os anos, principalmente para as comunidades mais carentes. Segundo o vereador a atual gestão municipal veio para resolver os problemas dos povoados e de quem mais precisa, assim como a comunidade do Povoado Taboca e outras localidades.

O vereador Gustavo Américo falou sobre as discussões que aconteceram na câmara sobre os cortes e contingenciamentos na educação com a participação de representantes da UFS e IFS de Itabaiana. Agradeceu a todos os vereadores pela preocupação com o tema e pela sensibilidade em lutar não só pelos direitos do Itabaianense, mas de todo o país. O vereador Wagner Menezes falou sobre as obras e inaugurações que estão sendo realizadas pela atual gestão municipal na cidade e nos povoados. Disse que mesmo com a crise que o país vem enfrentando, o prefeito Valmir vem realizado obras com compromisso e responsabilidade. O vereador Paulo Messias pediu para que a prefeitura não engavete o projeto de asfalto do Bairro Miguel Teles de Mendonça. Disse ainda que a comunidade do Miguel Teles e Moita Formosa são as que mais sofrem com a ausência do poder público. O vereador Moisés Mendonça lembrou que o município de Itabaiana já vivenciou períodos difíceis com o atraso de salário dos professores. Disse ainda que outros gestores não deram importância ao povoado Taboca e Carrilho.

O parlamentar José Carlos de Santana disse que o estado precisa investir numa melhor segurança para o município de Itabaiana. Falou também sobre as taxas dos serviços de energia cobrados em Itabaiana. O vereador João Cândido Sobrinho pediu ao vereador Sinvaldo Gois que cobre do governo do estado a abertura do CEASA de Itabaiana. Pediu também uma rotatória no Bairro Porto na via que dá acesso ao CEASA. Falou também sobre os povoados e regiões que carecem de atenção do poder público, desde calçamentos a praças e urbanismo. O vereador José Roberto Oliveira desejou boas festas a todos Itabaianenses, desejando também um bom recesso aos colegas vereadores. O parlamentar Marcos Oliveira fez um resumo dos trabalhos que foram desenvolvidos pelo parlamento durante o primeiro semestre legislativo. Lembrou dos debates que já foram realizados na câmara como reforma da previdência, segurança, educação, dentre outros. Falou sobre os projetos que já foram aprovados beneficiando grupos, associações, atletas e servidores do município. O vereador José Virtuoso falou sobre os transtornos que a população vem enfrentando com as taxas que são cobradas pela DESO.

A presidente Ivoni Lima de Andrade falou sobre os palestrantes que a câmara trouxe para debater sobre grandes temas da sociedade como o presidente do Sindicado Rural, a reforma da previdência, os diretores da UFS e do IFS de Itabaiana, a reitora do IFS, a presidente da APAE, Ilenoi que falou em defesa das pessoas com deficiência e o padre que falou sobre a luta da igreja pelo resgate da juventude. Parabenizou ainda a atual gestão municipal pela construção do CRAS e do CREAS. Convidou a população para participar do 12º Casamento Caipira que será realizado no próximo domingo no povoado Ribeira.

FORAM APROVADOS POR UNANIMIDADE OS PROJETOS

Projeto de Lei Nº 46/2019 de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração da Lei Orçamentária de 2020 e dá outras providências.

Projeto de Lei Nº 68/2019 de autoria do vereador José Teles de Mendonça que dispõe sobre nome de Centro Educacional Professora Maria Eunice Góis, em nosso Município e dá outras providências.

Projeto de Lei Nº 69/2019 de autoria do vereador Marcos Vinicius Lima de Oliveira que dispõe sobre nome de Centro Educacional Professora Claudia Jeani Andrade Carneiro, em nosso Município e dá outras providências.

A COMISSÃO DE RECESSO FOI FORMADA PELOS PARLAMENTARES

- José Teles de Mendonça

- José Roberto de Oliveira

- Ivoni Lima de Andrade (presidente)