CONFIRA COMO FOI A SESSÃO DESTA QUINTA-FEIRA (07) NA CÂMARA DE VEREADORES

07.Nov.2019 , atualizado em 07.Nov.2019

Na manhã desta quinta-feira (07), a presidente Ivoni Lima de Andrade fez a abertura da sessão convidando o primeiro secretário Paulo Messias para fazer a leitura da ata da sessão anterior e das matérias que irão tramitar na casa. No grande expediente o representante dos marchantes, Otacílio Góis falou sobre a situação do matadouro de Itabaiana, fazendo uma explanação do histórico de um ano de seu fechamento. Disse que acreditou que com a posse da ex-prefeita Carminha Mendonça, o matadouro seria reaberto, mas isso não aconteceu. Com o retorno do prefeito Valmir de Francisquinho, o representante dos marchantes disse que essas chances diminuíram, pois segundo ele, o prefeito afirmou que não poderia fazer nada, visto que foi prejudicado ao tentar reabri-lo. Contou ainda que uma empresa do município de Serrinha-BA, pediu a anulação do pregão do matadouro e depois desistiu do mesmo. Em conversa com o Ministério Público, Otacílio contou que desde 2012 o MP pedia a regularização do matadouro, até que chegou o momento que não poderiam dar um prazo maior a prefeitura de Itabaiana.

No grande expediente o parlamentar Sinvaldo Gois disse que os vereadores da bancada do prefeito Valmir não tem compromisso com os 95 trabalhadores do matadouro. Criticou os colegas vereadores por estarem no gabinete na hora da sessão, desrespeitando o representante dos marchantes e a população de Itabaiana. A presidente Ivoni Lima de Andrade falou sobre a reunião que aconteceu na última quarta-feira (06), com o diretor do DNIT, Gustavo Defilippo para tratar das rotatórias que dão acesso ao município de Campo do Brito e ao CEASA, além de três passarelas; uma ligando o Bairro da Torre ao Le Corbusier; outra no povoado Rio das Pedras e mais uma no Bairro Campo Grande ligando ao Coruja. Disse ainda que as obras da rotatória do CEASA serão iniciadas em dezembro com o prazo para ser concluída em abril. Afirmou também que a mais de cinco anos vem cobrando o plano diretor do município. Contou relatos de moradoras que não podem sair de suas casas para levarem os filhos na escola devido à falta de passarelas para atender a comunidade na travessia.

O vereador Paulo Messias também compartilhou como foi à reunião no DNIT e falou do seu apoio nas reivindicações das rotatórias e passarelas que precisam ser instaladas em pontos críticos do município. O parlamentar João Cândido Sobrinho agradeceu a presença dos vereadores e das autoridades que participaram da reunião com o DNIT no dia de ontem. Mostrou a sua indignação a prefeitura por não comparecer a reunião. Disse ainda que pessoas de outros estados que vieram morar em Itabaiana se enganaram com a propaganda enganosa que é feita do município na mídia. Segundo ele, a imagem divulgada lá fora, não condiz com a realidade.

O vereador José Carlos de Santana repudiou o discurso do parlamentar Sinvaldo Gois ao citar que o vereador Moisés não terá capacidade para conduzir a secretaria de agricultura. Falou sobre o papel do vereador no município como sendo um representante que luta pelo povo. O parlamentar Marcos Oliveira falou sobre reunião que participou na sede da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), juntamente com o deputado estadual Talysson, o prefeito de Itabaiana Valmir e a Secretária de Meio Ambiente, Edilene Barros sobre o licenciamento ambiental. Disse que em breve o município de Itabaiana terá autonomia para realizar o licenciamento ambiental e falou sobre as obras que estão sendo realizadas no Bairro Miguel Teles de Mendonça e José Milton Machado. O parlamentar Carlos Vagner Ferreira disse que o prefeito Valmir foi quem mais fez pelos povoados na história de Itabaiana. Disse que o vereador Paulo Messias cobrou durante 20 anos e só agora o Bairro Miguel Teles de Mendonça foi lembrado. Afirmou ainda que na próxima quinta-feira (07), trará notícias de novas obras que serão realizadas em Itabaiana.

FORAM APROVADOS

1ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 97/2019 de autoria do Poder Executivo que altera os artigos 10 e 11 da Lei Municipal nº 2.028 de 2017 e dá outras providências.

Projeto de Lei Nº 98/2019 de autoria do Poder Executivo que institui o Orçamento da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

3ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei Nº 110/2019 de autoria do vereador Marcos Vinicius Lima de Oliveira que institui o dia municipal do Paradesporto, no município de Itabaiana/SE e dá outras providências.

07.Nov.2019 , atualizado em 07.Nov.2019