ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Confira como foi a Sessão de hoje, 07/05

07.Mai.2020 , atualizado em 07.Mai.2020


Durante a Sessão de hoje, 07/05, o vereador Sinvaldo Góis Teixeira criticou a atual gestão Municipal por não entregar máscaras e luvas à população. Indicou a Presidente desta casa que crie uma Comissão Legislativa de fiscalização da destinação dos recursos do município recebidos do Poder Executivo Federal. O parlamentar José Teles de Mendonça lamentou o falecimento da Senhora Josenita. Falou que Sergipe precisa de um olhar especial, visto que em termos de proporção é um estado muito atingido pelo vírus. Voltando ao assunto dos recursos recebidos, ele lembrou que nem todos os repasses são para serem destinados ao combate do COVID -19, visto que muitas pessoas estão se equivocando quanto a isso. 

O vereador Paulo Messias Santos solicitou ao município que compre mais testes, porque as pessoas precisam fazer o teste de maneira urgente para conseguirmos um real panorama do que está acontecendo. Pediu, também, que o Gestor Municipal coloque as pessoas em situação de rua em uma Casa de Apoio. Em seguida, o parlamentar José Virtuozo perguntou ao líder do Prefeito se o Projeto de microchipagem será colocado em pauta, ressaltando a importância desse tipo de politica pública, mesmo diante dessa pandemia. O vereador Wagner Menezes de Andrade falou das dificuldades das gestões de todos os entes da federação Brasileira. Lamentou o ocorrido onde um vídeo está circulando nas redes sociais, na qual uma senhora, com sintomas do COVID-19, sofreu a omissão dos funcionários da saúde. Disse que o Município está trabalhando em prol da população com entrega de cestas básicas.

O vereador José Carlos de Santana lamentou tudo que esta acontecendo, ressaltando que precisamos achar forças dentro de nós mesmo para enfrentar essa situação tão difícil que todo o mundo está passando. O parlamentar José Roberto fez uma indicação verbal para que os funcionários da saúde recebam gratificação de insalubridade. Disse que devemos tomar cuidado com Fake News e questionou quantos exames o município de Itabaiana comprou para atender os itabaianenses, como também falou da importância de uma UPA especializada em combate ao coronavírus.

O vereador Marcos Vinicius criticou o pronunciamento de Sinvaldo Góis, que, segundo ele, está politizando a situação que estamos passando. Falou que os testes são finitos e deve-se seguir o protocolo do Ministério da Saúde, para que não sejam utilizados demasiadamente e, com isso, falte para quem realmente precisa. Informou que teremos aqui um estudo para saber a situação de itabaiana. Disse que o Município comprou em torno de dois mil testes rápidos para os Itabaianenses. Relatou que o Sr. Prefeito informou que está a disposição de qualquer vereador para a transparência dos valores dos recursos recebidos. E por fim, questionou por que o Ceasa ainda não foi inaugurado, visto que o a comercialização naquele local seria estratégico no combate do vírus, apelando aos deputados estaduais que tomem atitude para cobrar ao Governador de Sergipe.

O vereador Moisés Mendonça Mota pediu ao Ministério Público para que a DESO seja punida com a suspensão do pagamento dos clientes a empresa, por não distribuir água de forma correta em Itabaiana. Parabenizou a Secretaria da Saúde e de Ação Social pelas ações realizadas. Desejou força a todos os Administradores Públicos, especialmente o Prefeito de Itabaiana. O parlamentar Carlos Vagner Ferreira de Santana parabenizou a todos que fazem parte da saúde que estão na linha de frente no combate do coronavírus. Disse que domingo, acompanhado do prefeito, realizará uma ação para conscientizar e distribuir EPIs para a população do povoado Cajaíba. 

O vereador João Cândido falou também sobre os recursos municipais, ressaltando que o prefeito tem que trazer todos os documentos relativos a destinação do dinheiro. Pontuou que o prefeito está usando ações de outras entidades para enganar as pessoas, no caso a Universidade Federal não foi mero partícipe, foi quem promoveu a ação. Parabenizou os trabalhadores da Saúde e os que fazem parte da segurança. Por sugestão de um popular, cobrou uma solução para o canal do Loteamento São João que não está mais funcionando. 

A presidente Ivoni Lima agradeceu a Universidade Federal pelos quase 400 testes rápidos realizados no dia ontem. Disse que precisam usar da abordagem educativa para as pessoas que não usam máscaras. Informou que há muitas pessoas que estão com problemas psicológicos por conta das incertezas e medos que o COVID-19 causa. Ela também demonstrou preocupação com a saúde mental das pessoas que estão com sintomas depressivos por causa da situação mundial e cobrou que os contêineres devem começar a funcionar de forma imediata para atender ao povo. A vereadora falou ainda sobre o dinheiro que está sendo investido pelo país na saúde, questionando porque ele não foi investido antes. Finalizou sua fala esclarecendo que está torcendo por dias melhores. 

07.Mai.2020 , atualizado em 07.Mai.2020
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo