ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Sessão Ordinária em 06/10/2016

06.Out.2016


O presidente José Roberto declarou aberta a sessão convocando o 1º secretário João Cândido para a leitura da ata anterior, sendo aprovada por unanimidade. No grande expediente, houve o uso da palavra dos seguintes vereadores:

 

Arivaldo de Rezende (PMDB)- agradeceu os 2375 votos obtidos na eleição, a família e aos amigos que o apoiaram durante a campanha. Parabenizou os vereadores reeleitos. Disse que Luciano Bispo deve afastar algumas pessoas do seu agrupamento e fazer uma "reciclagem". Criticou os deputados federais por aprovarem leis como a que obriga os condutores a acender o farol baixo durante o dia, defendendo que essa lei só trouxe prejuízos.

 

Roosevelt Santana (PSB)- parabenizou os vereadores que obtiveram êxito nas eleições e aos que não conseguiram, como ele. Ressaltou que está concluindo o seu mandato em dezembro com a sensação do dever cumprido e que sua campanha foi extremamente decente, pautada nas amizades. Finalizou reafirmando o seu compromisso de continuar o trabalho até dezembro, fazendo jus aos votos recebidos em 2012, bem como os 1774 votos obtidos nesta última eleição.

 

Olivério Chagas (PT)- também parabenizou os colegas candidatos que obtiveram êxito nas eleições. Reclamou por não terem lido no expediente o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), protocolado por ele juntamente com os demais vereadores da oposição para investigar sobre a possível compra de um terreno por parte do prefeito para a ampliação do matadouro. Pediu para os vereadores não ignorarem o pedido e não embaraçar a investigação. Questionou ao presidente porque o pedido de abertura da CPI não foi lido no expediente. José Roberto respondeu que o pedido está com a Procuradoria da Câmara e que ele está aguardando o parecer jurídico. Olivério criticou justificando que o regimento não exige que o pedido seja analisado pela Procuradoria primeiro, que basta apenas 1/3 dos vereadores protocolar o pedido para que este seja lido no expediente. Disse que há várias contradições no caso da compra do terreno que precisam ser investigadas e os vereadores não podem se omitir diante do fato. Leu o trecho do regimento que trata sobre a abertura de CPI e finalizou dizendo que o fato é muito agravante por se tratar de um terreno de um correligionário político do prefeito e ser comprado por um preço muito acima do que realmente vale.

 

Paulo Messias (PMDB)- agradeceu a Deus pela oportunidade de estar novamente na Câmara em mais um mandato e pelos 1368 votos de confiança depositados para ele. Agradeceu aos amigos, disse que continuará firme atuando ao lado dos colegas vereadores e parabenizou todos os que disputaram as eleições, independentemente do resultado.

 

Moacir Santana (PSL)- parabenizou o presidente José Roberto por ter sido o campeão de votos para vereador, desejando sucesso em seu segundo mandato. Estendeu as suas congratulações aos demais vereadores reeleitos, desejando um bom trabalho a todos e que possam fazer muito mais pelo município. Parabenizou o prefeito pelos votos recebidos, dizendo que foi uma prova inequívoca de que Itabaiana aprovou a sua gestão. Ressaltou que agora a responsabilidade é ainda maior do que no primeiro mandato, que a saúde precisa melhorar muito e a educação necessita de investimento maciço. Garantiu que o prefeito fará uma gestão ainda mais qualificada e que está sendo escrito um novo capítulo na história da política de Itabaiana.

 

José Teles (PR)- Agradeceu a Deus e ao povo de Itabaiana por estar caminhando para o seu nono mandato. Destacou o apoio primordial da sua família, cabos eleitorais, assessores, sua equipe de trabalho e os amigos mais próximos que acompanharam a sua campanha. Agradeceu pelos 1999 votos obtidos, disse que foi a sua maior vitória de todas as eleições que já disputou. Parabenizou o prefeito Valmir pela vitória esmagadora, disse que ele soube liderar respeitando os adversários. Enquanto líder do prefeito na Câmara, agradeceu a todos pela sua vitória. Parabenizou os vereadores eleitos e reeleitos. Disse que sentiu pelos colegas que não conseguiram a reeleição. Parabenizou o presidente José Roberto por ter sido vereador mais votado. Emocionado, finalizou dedicando o seu mandato de forma especial ao seu pai, falecido em agosto.

 

Ivoni Andrade (PMDB)- agradeceu aos 1931 munícipes que votaram nela. Questionou os vereadores pelo fato do pedido de abertura da CPI não ter sido lido no expediente. Pediu que o regimento da casa fosse respeitado. Falou que ficou triste quando esteve no povoado Sobrado e sentiu-se culpada por nunca ter ido antes lá, pois a localidade encontra-se abandonada pelo poder público, inclusive com um matagal tomando conta da escola. Foi aparteada por José Teles, que disse concordar com as reivindicações e que o Bairro Moita Formosa também é outra localidade que precisa de uma atenção maior do poder público. Ivoni retomou dizendo que os conjuntos habitacionais do Bairro Queimadas precisam de assistência acompanhamento dos agentes de saúde. Ressaltou que o número de abstenções para vereador foi de vinte mil, que os vereadores precisam rever suas atitudes, pois pelo número de abstenções constata-se que muitos eleitores estão desacreditados do Poder Legislativo.

 

Carlos Vagner (PR)- agradeceu aos 2587 votos que o reelegeram. Parabenizou o vereador José Teles pela conquista do seu 9° mandato, número que se iguala ao de seu avô Olímpio Grande, que também foi eleito para nove mandatos. "Isso mostra o quanto o povo de Itabaiana tem respeito e confia em seu trabalho na Câmara. É uma honra fazer parte dessa casa ao lado do senhor que foi vereador ao lado do meu avô e do meu pai", ressaltou Vaguinho. Ele parabenizou os novos vereadores eleitos para a próxima legislatura e também o prefeito Valmir dos Santos Costa pela votação expressiva conquistada no último domingo e destacou que tem certeza que Valmir fará mais uma ótima administração.

 

José Roberto (PP)- agradeceu pelos 2618 votos que o reelegeram bem como a sua família e aos amigos que o apoiaram. Parabenizou os colegas vereadores reeleitos e lamentou pelos que não obtiveram êxito na eleição. Leu o Decreto Municipal nº 082/2016, que antecipa a feira livre do dia 12 para o dia 11/10, em virtude do feriado nacional de Nossa Senhora de Aparecida.

 

Ordem do dia: em segunda votação o Projeto de Lei nº 181/2016, aprovado por unanimidade. O Projeto de Lei nº 182/2016 também foi aprovado por unanimidade.

Na explicação pessoal não houve orador inscrito, sendo assim o presidente declarou encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 11/10.

Vereadores presentes: Arivaldo de Rezende (PMDB), Carlos Vagner Ferreira de Santana (PR), Edilene Barros dos Santos (PSL), Ivoni Lima de Andrade (PMDB), João Cândido Sobrinho (PSB), John David Torres Mota (PSD), José Teles de Mendonça (PR), José Moacir Santana (PSL), José Roberto de Oliveira Santos (PP), Olivério Ferreira das Chagas (PT), Paulo Messias Santos (PMDB) e Roosevelt Alves de Santana (PSB).

 

06.Out.2016
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo