ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 21/02/2017

22.Fev.2017


O presidente José Teles de Mendonça declarou aberta a sessão solicitando que o 1º secretário Marcos Oliveira fizesse a leitura da ata anterior, sendo aprovada por unanimidade dos presentes. No pequeno expediente foram lidos os projetos de lei, indicações e moções que deram entrada na Câmara no dia. No grande expediente houve o uso da palavra dos seguintes vereadores:


José Virtuozo (SD): pediu que os colegas vereadores se somassem na luta por uma base móvel do IML para Itabaiana.


João Cândido (PSB): saudou os estudantes presentes na galeria. Externou os seus pêsames aos familiares da ex-vereadora Edneuza Negromonte. Mencionou os requerimentos, projetos e indicações de sua autoria que deram entrada na Câmara. Falou da precariedade do Corpo de Bombeiros de Itabaiana, que não tem uma estrutura ideal para combater incêndios como o ocorrido na Serra de Itabaiana no último domingo. Em aparte, Ivoni disse que o deputado estadual Luciano Bispo juntamente com o Governador Jackson Barreto estão trabalhando para instalar a sede própria do Corpo de Bombeiros e que Itabaiana é um dos municípios mais agraciados com obras e investimentos do Governo do Estado. João Cândido argumentou que a obra do CEASA até hoje não foi iniciada e citou outras que se encontram paralisadas. Falou da sua indicação referente a necessidade de arborização nas praças e ruas da cidade e sobre a construção de um jardim botânico.


Sinvaldo Gois (PMDB): cobrou do prefeito reformas em algumas escolas da rede municipal. Disse que esteve visitando algumas escolas que estão em ruínas. Falou da necessidade de um Posto de Saúde no povoado Várzea do Gama e da falta de medicamentos nas unidades de saúde. Cobrou o andamento da obra do Posto de Saúde do Bairro Bananeira, que encontra-se abandonada e fez a indicação de perfuração de um poço artesiano no Povoado Cajueiro.


Gustavo Santana (PMDB):
cumprimentou a diretora da DRE 03 Soraya Gois. Disse que o CINFORM publicou uma notícia inverídica sobre o presidente da ALESE, alegando que este paga um funcionário já falecido e leu a nota de esclarecimento da ALESE sobre o assunto. Criticou a nomeação de três pessoas da família de um vereador para execer cargo comissionado na prefeitura. Disse que o Plano Diretor necessita de uma revisão para o desenvolvimento do município. Sugeriu que houvesse um projeto de Câmara Itinerante para levar as sessões aos bairros e povoados longínquos.


Ivoni Andrade (PMDB): desejou boas-vindas aos estudantes e professores presentes na galeria. Disse que ficou feliz em ver o número expressivo de aprovações no ENEM. Parabenizou a todos os professores, alunos e equipe diretiva das escolas pelo empenho. Em seguida entregou medalhas aos estudantes e uma homenagem aos representantes das equipes diretivas das escolas. Aparteada pelos vereadores José Roberto, José Teles, Gustavo Santana e João Cândido, que a parabenizaram pela iniciativa. A vereadora finalizou seu discurso destacando a necessidade de investir em políticas públicas que incentivem os jovens a crescer profissionalmente.


Marcos Oliveira (PTC): parabenizou os alunos que lograram êxito no ENEM e a vereadora Ivoni pela iniciativa. Apresentou-se como o novo líder do prefeito na Câmara e o vereador Moisés Mota como líder de bancada da situação. Com relação a infraestrutura das escolas municipais, disse que das 54, a gestão já reformou mais de 38, cerca de 70% do total e inaugurou duas novas. Disse que para o primeiro semestre de 2017 já foram licitadas sete escolas para serem reformadas. Com relação ao projeto de reajuste salarial dos demais servidores, comunicou que entrou em contato com o Secretário de Administração Adailton Sousa que afirmou que na próxima semana o referido projeto de lei dará entrada na Câmara.


Moisés Mota (PR):
falou da luta e das dificuldades que teve em sua época para estudar e concluir o Ensino Fundamental. Disse que hoje melhorou muito o acesso a escola e as condições de vida da população. Parabenizou  a vereadora Ivoni pela atitude de homenagear os alunos. Destacou que nenhuma gestão conseguiu passar sem ter algum protesto ou manifestação sindical dos professores, que só a administração do prefeito Valmir conseguiu esse feito. Falou que nunca na história política do município investiu-se tanto no homem do campo e na melhoria da sua qualidade de vida como na gestão atual, citando como exemplo a instalação de água encanada em mais de dez povoados, e a melhoria constante das estradas vicinais que recebem patrolamento com frequência. Falou sobre a possível privatização da DESO e diz estar preocupado com as consequências negativas que isso trará a população, que até hoje não se sabe em que foi investido o dinheiro da venda da Energipe e teme acontecer o mesmo com a DESO.


Paulo Messias (PMDB): parabenizou os alunos pela aprovação no ENEM e a vereadora Ivoni pela iniciativa de homenageá-los. Disse que há quatro anos esteve na obra do Posto de Saúde do Bairro Bananeira que até hoje não foi concluída. Cobrou a retomada da obra da Creche do Bairro Miguel Teles, que é um sonho dos moradores da localidade. Parabenizou a família do senhor Aureliano que agora será homenageado dando o nome de uma rua.


José Roberto (PP): parabenizou o vereador Carlos Vagner por ter aceitado assumir uma secretaria e cumprimentou o suplente Roosevelt Santana, que assumirá a vaga. Apresentou um ofício solicitando a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da DESO em uma sessão ordinária para discutir sobre a possível privatização da DESO. Parabenizou o Governo do Estado por ter assinado a ordem de serviço para a construção do Hospital do Câncer e lamentou ter demorado muito a fazer isso. Também parabenizou a deputada estadual Maria Mendonça pelo seu aniversário, o vereador João Cândido pela indicação de um jardim botânico e Gustavo Santana pela sugestão de revisão do Plano Diretor.


Carlos Vagner (PR):
parabenizou os estudantes pela aprovação no ENEM. Criticou a possível privatização da DESO dizendo que é má gestão do governo estadual e as obras do PROINVESTE que estão paralisadas, a exemplo da rodovia que liga Itabaiana a Itaporanga. Parabenizou Carlos Eloy pela sua nomeação de secretário de Indústria e Comércio, desejando-o boa sorte na pasta.

Na ordem do dia foram submetidos a primeira votação e discussão os projetos de lei nº 02, 03, 04 e 05/2017, de autoria do vereador Paulo Messias, sendo aprovados por unanimidade. Também foram aprovadas as Moções de Pesar nº 02 e 03/2017, de autoria de Ivoni Andrade. Além disso, foi aprovado um requerimento de autoria do vereador João Cândido solicitando a presença do Corpo de Bombeiros para fazer uma explanação sobre a estrutura da sede de Itabaiana.


Na explicação pessoal, não houve oradores inscritos, sendo assim, o presidente declarou encerrada a sessão e convocou a próxima para o dia 23/02.

 

Vereadores presentes: Carlos Vagner Ferreira de Santana (PR), Gustavo Santana de Jesus (PMDB), Ivoni Lima de Andrade (PMDB), João Cândido Sobrinho (PSB), José Roberto Oliveira dos Santos (PP), José Teles de Mendonça (PR), José Virtuozo da Silva Filho (SD), Marcos Vinicius Lima de Oliveira (PTC), Moisés Mendonça Mota (PR), Paulo Messias Santos (PMDB), Sinvaldo Gois Teixeira (PMDB) e Wagner Menezes de Andrade (PR).

 

 

22.Fev.2017
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo