ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Câmara Municipal de Itabaiana presta homenagens às crianças e a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

10.Out.2017 , atualizado em 11.Out.2017

Na sessão da Câmara de Itabaiana do dia (10/10), além das homenagens ao dia da criança e de Nossa Sra. Aparecida, palestra sobre o tema: "A Qualidade da Água" também foi destaque entre os parlamentares!


Aberta a Sessão Ordinária do dia 10/10, na Câmara de Vereadores, o Presidente José Teles abriu espaço para homenagens ao dia da criança e de Nossa Senhora Aparecida, através de alunos da rede municipal de ensino, que orientados pela coordenadora pedagógica Janete da Silva Oliveira e pela Secretária Municipal de Educação Matilde Santana, apresentaram mensagens e um número teatral intitulado "Trenzinho do amor ".

Após às homenagens, o Presidente José Teles, já no grande expediente, convidou à tribuna, o Sr. Petrônio de Barros, que proferiu palestra sobre a Qualidade da água. Vale lembrar que a palestra foi autoriza através do Requerimento n° 51/2017, de autoria do vereador José Virtuoso.

O vereador José Virtuoso, autor do Requerimento falou da importância da preservação do meio ambiente, e questionou o Engenheiro químico Petrônio de Barros sobre às formas de preservação ambiental mais eficazes, e como a população pode contribuir para melhorar a qualidade da água que consumimos. Petrônio por sua vez, respondeu que é muito importante a participação da população evitando jogar lixo nos rios e reservatórios naturais de água, bem como, armazenar a água da maneira correta. Também falou sobre a importância da intervenção das autoridades, para que políticas públicas de preservação do meio ambiente sejam criadas, e às que já existem, que sejam colocadas em prática e cada vez mais intensificadas.

O vereador João Cândido parabenizou o vereador José Virtuoso pelo tema e o engenheiro químico Petrônio de Barros pela brilhante palestra.

O vereador Wagner Menezes também parabenizou o vereador José Virtuoso pela iniciativa de trazer para a Sessão de hoje um tema tão relevante.

O vereador Gustavo Santana perguntou sobre a qualidade da água do Rio São Francisco?  O palestrante respondeu que a solução para o Rio é exatamente o reflorestamento.

A vereadora Ivoni Andrade perguntou se o consumo de cloro em excesso pode levar o indivíduo a ter problemas de saúde. O engenheiro químico respondeu que não. Que no máximo, o que pode ocorrer é uma leve diarreia.

O vereador Marcos Oliveira falou sobre a preservação do meio ambiente para às atuais e futuras gerações. E questionou o porquê que se fala em revitalização do São Francisco a 20 anos e até agora nada foi feito? E perguntou em que falhou o homem nesse aspecto? O Sr. Petrônio de Barros respondeu que o grande problema é a falta de fiscalização.

O vereador Moisés Mendonça falou sobre a falta de compromisso das autoridades no que diz respeito a revitalização do Rio São Francisco e criticou a transposição do Rio, considerando o seu estado de agonia.

O vereador Carlos Vagner concordou que o problema está diretamente ligado à falta de fiscalização.

O presidente da Casa José Teles de Mendonça parabenizou o palestrante pela belíssima exposição, ressaltando à importância da preservação do meio ambiente, para que tenhamos sempre água de qualidade, por representar fonte de vida.

Ainda no grande expediente, o vereador Paulo Messias cobrou do gestor público a nomeação dos aprovados no concurso da guarda municipal.

O vereador Gustavo Santana iniciou o seu pronunciamento parabenizando à presidência e todos os envolvidos nas homenagens alusivas ao dia da criança, ocorridas no início da sessão. Também aproveitou o momento antecedente ao dia do professor, para homenagear os educadores através das professoras Edezuita Noronha e Marlene. Também parabenizou a administração municipal, que atendeu ao pedido da população do Bairro Queimadas, recuperando à principal via de acesso ao Bairro com o recapeamento asfáltico.

O vereador Roosevelt Santana, durante o seu pronunciamento e em resposta às críticas dos vereadores de oposição em relação à guarda municipal, esclareceu que todas às providências para implantação da Guarda municipal, estão sendo adotadas pela gestão municipal. Ocorre, segundo o parlamentar, o curso preparatório para os futuros gcms, ainda não foi oferecido pela SSP/SE. Na oportunidade, o vereador cobrou do estado a convocação dos aprovados nos concursos das Polícias Civil e Militar, e ressaltou que não tem sido defendidos pelos vereadores de oposição, com a mesma veemência que cobram à guarda municipal. Disse que a convocação sem o devido preparo, seria um ato ilegal e irresponsável. Lamentou o caso de violência ocorrido no Hospital Regional de Itabaiana na noite de segunda 09/10, onde dois marginais assaltaram uma médica e a atingiram com um disparo de arma de fogo. 

Também fez uso da palavra o vereador Sinvaldo Góis, que cobrou a convocação dos aprovados para a guarda municipal.

Em seu pronunciamento, o vereador Moisés Mendonça parabenizou a coordenadora Janete Oliveira e a Secretária Municipal de Educação Matilde Santana, bem como, a presidência da Câmara pela brilhante apresentação em homenagem ao Dia da criança e Nossa Senhora Aparecida ocorrida na Sessão de hoje. Segundo ele, de todas às homenagens que ocorreram nesta casa, esta foi a mais bonita e emocionante.

O vereador Wagner Menezes enfatizou o discurso do vereador Moisés de Aciole, ressaltando à beleza das homenagens ao dia da criança ocorridas na Sessão de hoje. O vereador também afirmou que a atual gestão tem dado uma atenção especial aos moradores da zona rural, recuperando o maior número possível de estradas no município.

A vereadora Ivoni Andrade ao fazer uso da palavra parabenizou os alunos que se apresentaram na manhã de hoje, homenageando às crianças. Sobretudo, parabenizou os professores responsáveis pela alfabetização daquelas crianças, em especial da aluna Amanda de apenas 07 anos de idade, integrante do grupo teatral Trenzinho do amor da Escola Municipal Nivalda Lima de Figueiredo, bem como, o aluno João Paulo da Escola Dom José Thomaz do Povoado Rio das Pedras.

O vereador José Virtuoso durante o seu pronunciamento falou sobre a necessidade de troca da tubulação de amianto da Deso, responsável pela condução da água até às residências,  haja vista, os perigos oferecidos a saúde  por esse tipo de material.

O vereador Wagner Menezes contestou às críticas ao prefeito pelo fato de ainda não ter convocado os aprovados no concurso público da guarda municipal. Cobrou na oportunidade, a convocação por parte do Governador, dos aprovados nos concursos das Polícias Civil e Militar. Ressaltou o pagamento em dia dos salários dos servidores do município, ao passo em que os servidores do Estado recebem seus salários parcelados e com atraso.

O vereador Marcos Oliveira iniciou o seu pronunciamento sugerindo ao Vereador Sinvaldo Góis que leia o teor do projeto n° 123 que prevê a modernização da iluminação pública do município, esclarecendo que ao contrário do que disse o parlamentar, o município não está tomando empréstimo de R $:8.000.000,00. De acordo com o vereador, o dinheiro que será empregado na execução do referido projeto, terá origem na CIP, cobrada pelo município, ou seja, recursos próprios. O vereador também lembrou que quem lutou e defendeu que parte dos recursos do PRO INVEST fosse direcionado para a construção da CEASA de Itabaiana, foi à Deputada Maria Mendonça, e não o atual presidente da Assembleia Legislativa, que a época sequer era Deputado.

O vereador José Roberto reafirmou o requerimento feito aos vereadores de oposição, para que intercedessem junto ao governador, cobrando do mesmo a implantação do IML e do HEMOSE em Itabaiana. O vereador Paulo Messias pediu um aparte e esclareceu que não levou o requerimento ao governador, porque essa responsabilidade ficou a cargo da vereadora Ivoni Andrade. Já o vereador Gustavo Santana confirmou que o requerimento do vereador José Roberto foi sim entregue pessoalmente ao governador através da vereadora Ivoni Andrade.

O vereador Carlos Vagner criticou a postura do vereador Sinvaldo Góis que durante o seu pronunciamento mencionou inapropriadamente o nome do seu pai quando vereador, e pelo fato de ter se ausentado da sessão sob a alegação que participaria de uma reunião de Bancada, quando na verdade dois dos vereadores de oposição continuaram no plenário.

Encerrada a Sessão Ordinária do dia 10/10, o Presidente convocou nova sessão para o dia 17/10, em horário regimental, em face do feriado de 12 de outubro de Nossa Senhora Aparecida.

10.Out.2017 , atualizado em 11.Out.2017
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo