ir conteudo

Câmara Municipal de Itabaiana

Palesta sobre a implantação do Castra-Móvel e de uma clínica veterinária em Itabaiana foi destaque na sessão do dia 13/03

14.Mar.2018 , atualizado em 14.Mar.2018

A Palestrante Nazaré Morais elogiou o interesse dos vereadores sobre o tema e ressaltou a importância da implantação de uma clínica animal no município.


Aberta a sessão ordinária do dia 13/03, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça (PR), já no grande expediente, atendendo ao requerimento de autoria do vereador José Virtuoso, aprovado por unanimidade, concedeu a palavra a senhora Nazaré, que proferiu palestra sobre os cuidados que devemos ter com os animais do município. Nazaré alertou sobre as punições que são aplicadas as pessoas que praticam maus tratos aos animais. Falou sobre a importância do Castra Móvel na esterilização animal, visando o controle populacional dos animais em Itabaiana, evitando a proliferação de cães nas ruas, que além de todos os problemas de saúde e segurança pública gerados pelos animais de rua e de conhecimento da população, também contribui para a conturbar ainda mais o trânsito local. A palestrante finalizou ressaltando a importância da implantação de políticas públicas voltadas para o controle populacional e cuidados com os animais e exibiu um vídeo demonstrativo sobre o Castra Móvel de Aracaju que custou a época R$ 178.600,00.

Ao final da palestra, o presidente José Teles de Mendonça franqueou a palavra aos vereadores presentes, iniciando pelo vereador José Carlos Santana, que foi seguido pelos vereadores Roosevelt Santana, José Virtuozo e Gustavo Santana, que parabenizaram Nazaré Morais, tanto pela palestra quanto pelo seu trabalho dedicado aos animais em Sergipe.

Ainda no grande expediente, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Teles de Mendonça (PR) concedeu a palavra ao vereador Sinvaldo Góis (MDB), que iniciou o seu pronunciamento parabenizando o deputado estadual Luciano Bispo pela passagem do seu aniversário. Em seguida, cobrou do prefeito Valmir de Francisquinho mais atenção a educação do município, inclusive a construção de um prédio próprio para a escola Clara Meireles, que atualmente funciona em um prédio alugado. Também criticou a estrutura do Terminal Rodoviário Intermunicipal, questionando inclusive os valores empregados na obra, que, segundo o parlamentar, chegaram a mais de um milhão de reais.

O vereador João Cândido Sobrinho (PSB) iniciou o seu pronunciamento cobrando mais investimentos das autoridades no sentido de melhorar a situação das avenidas marginais a BR 235 em Itabaiana com implementação de iluminação, recuperação asfáltica, paisagismo e uma melhor sinalização. Disse que o gestor não deve atribuir a responsabilidade de forma exclusiva ao DNIT, uma vez que, segundo o vereador, o município recebe impostos dos comerciantes que atuam nesses locais.

O vereador José Roberto (PP) ressaltou a importância de sua indicação para a criação do Festival de Música, que segundo o mesmo, além de divulgar a cultura do município, também poderá revelar os talentos locais. Aproveitou e solicitou a compreensão dos colegas no sentido de que  todos subscrevam a referida indicação. Finalizou parabenizando a palestrante Nazaré Morais, que falou sobre os cuidados que se deve ter com os animais e a necessidade de implantação de políticas públicas voltadas para o controle populacional, através da esterilização animal.

O vereador Gustavo Santana (MDB) criticou mais uma vez a estrutura do terminal de passageiros do transporte alternativo, recém-inaugurado e entregue a população na última sexta-feira (09/03). Ironizou, inclusive, comparando o novo terminal a um posto de combustíveis. Também voltou a cobrar do prefeito Valmir de Francisquinho o reajuste salarial para todos os servidores do município.

A vereadora Ivoni Andrade (MDB) cobrou do gestor municipal tratamento igualitário aos aprovados no primeiro concurso da guarda patrimonial de Itabaiana, ressaltando a necessidade de regulamentação do direito de Guarda Patrimonial como aqueles nomeados recentemente para a Guarda Municipal. Parabenizou o seu líder político Luciano Bispo pela passagem do seu aniversário. A vereadora também cumprimentou a palestrante Nazaré Morais por seu trabalho belíssimo dedicado a causa animal, bem como ao vereador José Virtuozo pela iniciativa de ter apresentado a indicação que propiciou a palestra proferida neste dia. Também questionou os valores aplicados na obra de reforma do terminal de passageiros do transporte alternativo, bem como o motivo pelo qual comerciantes que atuaram no referido local por 12 anos foram preteridos e não participaram da licitação.

O vereador Arivaldo Rezende (MDB) parabenizou o deputado Luciano Bispo pela passagem do seu aniversário. Também parabenizou a diretoria do grupo Assaí Atacadista pela inauguração na última quinta-feira (08/03), da nova loja instalada em Itabaiana. Finalizou o seu pronunciamento criticando a gestão municipal quanto ao uso do dinheiro público.

O vereador Roosevelt Santana (PSB), iniciou o seu pronunciamento falando sobre sua satisfação em expor aos alunos da Escola Municipal Clara Meireles o trabalho, a importância do vereador e do Poder Legislativo como um todo para o desenvolvimento do município. Criticou o pronunciamento dos vereadores de oposição, afirmando que são cúmplices do desastre que se tornou a administração pública de Sergipe. Disse que o Prefeito Valmir de Francisquinho dá estrutura e totais condições para que os professores da rede municipal possam desenvolver a contento suas atividades.

O vereador José Virtuozo (SD), parabenizou a presidente da ELAN, Nazaré Morais, pela palestra proferida no dia de hoje. Na oportunidade condenou o abandono de animais, bem como criticou quem vê o abandono e não denuncia os responsáveis.

O vereador Paulo Messias (MDB) parabenizou seu líder político Luciano Bispo pelo seu aniversário, também parabenizou a palestrante Nazaré Morais e o vereador José Virtuozo pela luta em defesa dos animais. O parlamentar também criticou a estrutura do novo Terminal de Passageiros do Transporte Alternativo do município, inaugurado na última quinta-feira (08/03), assim como criticou o prefeito Valmir de Francisquinho por ter entregue os cinco quiosques do terminal a cinco pessoas que, segundo o vereador, não atuavam naquela localidade. Cobrou, inclusive explicações sobre de que forma foi feita a licitação para a concessão do referido espaço público.

O vereador Marcos Oliveira (PTC) rebateu os pronunciamentos da oposição, dizendo que os vereadores de oposição não reconhecem os benefícios levados a população pela atual gestão. O Vereador Wagner Menezes pediu aparte e disse que apesar da crise, o município tem realizado grandes obras e continua pagando os salários dos servidores em dia. O vereador Marcos Oliveira finalizou dizendo que o governador precisa investir mais em saúde, educação e segurança pública.

Encerrada a Sessão Ordinária do dia 13/03, o presidente da casa, vereador José Teles de Mendonça, convocou uma nova sessão para a próxima quinta-feira (15/03), em horário regimental.

14.Mar.2018 , atualizado em 14.Mar.2018
Câmara Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo